Votar em branco: Anula a eleição? Adianta? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Votar em branco: Anula a eleição? Adianta? Tire todas as suas dúvidas aqui!

As eleições estão chegando e com ela vem aquela famosa preocupação sobre em qual candidato votar, pois mesmo tendo muitas opções no mercado, algumas pessoas não querem nenhum deles como o seu representante e por isso elas pensam em votar em branco, sem ao menos saber o que é o voto em branco e se isso irá influenciar nos resultados das eleições.

Se você deseja conhecer melhor o que é o voto em branco e como ele funciona, esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo sobre esse tipo de voto.

O que é o voto em branco?

No Brasil o voto é obrigatório, porém cada eleitor possui o direito de votar no candidato que ele desejar, de não votar em candidato nenhum ou ainda de não comparecer às eleições por algum motivo e justificar o voto, por isso muitos eleitores optam pelo voto em branco, assim não precisam escolher nenhum candidato.

O voto em branco antigamente era computado como um voto de conformismo do eleitor, ou seja, o voto iria para o candidato que possui maior número de votos, o que significa que o eleitor concordou com a vitória dele, que foi decidida por outras pessoas.

Contudo, atualmente houve uma mudança e o voto em branco não vai mais para um candidato. De acordo com a constituição federal só são computados os votos válidos, que consistem nos votos de legenda (no partido) ou nos votos nominais (no candidato). Assim quem opta por votar em branco irá manifestar que está insatisfeito, mas seu voto não terá nenhuma validade eleitoral.

Votar em branco anula eleição?

votar em branco nas eleições

É comum algumas pessoas pensarem que os votos em branco podem anular a eleição, porém este é um grande engano. Em uma eleição só são considerados os votos válidos, assim quando o eleitor vota em branco ou anula o seu voto ele não estará fazendo com que a eleição seja anulada.

Mesmo que mais da metade dos votos sejam brancos e nulos a eleição não será anulada, irão contar apenas os votos válidos para decidir quais foram os candidatos eleitos.

Voto branco ou nulo?

Ao contrário do voto em branco, o voto nulo consiste em votar em um número que não é de nenhum candidato, seja por erro de digitação ou não. O voto nulo também não é computado, por isso ele não irá beneficiar nenhum candidato e será visto como erro de digitação.

Favorece algum partido?

Conforme mencionamos anteriormente, votar em branco ou votar nulo não irá favorecer nenhum partido e nenhum candidato, o voto é visto apenas como inválido e é excluído na hora da computação dos votos.

Os eleitores que desejam favorecer algum partido deverão votar no candidato deste partido ou deverão fazer o voto de legenda, que é quando eles votam apenas no partido, e não em um candidato específico.

Como faz para votar em branco?

Votar em branco é bem simples, pois na urna eletrônica já existe uma tecla que possui essa opção, a fim de facilitar esse tipo de voto. Com isso, as pessoas que desejam votar em branco devem apenas clicar na tecla que estará escrito “branco” e confirmar o seu voto, assim este não será computado na hora da conta de votos.

Adianta?

adianta votar em branco?

Uma grande dúvida que surge a respeito do voto em branco é se ele realmente adianta de alguma coisa ou se o eleitor está apenas perdendo o seu voto. Como atualmente os votos brancos não são considerados na hora de computar os votos, ele não irá adiantar de nada para influenciar as eleições, e por mais que eleitores pensem que está é uma forma de protesto, não é.

Por isso, o mais indicado é que os eleitores analisem bem quem são os candidatos e suas propostas e escolha um para representá-los, pois está é a única maneira de fazer o seu voto valer a pena e poder ajudar a modificar a realidade do país.

Lembrando também que o voto nulo não irá ser computado, por isso ele também não será considerado um voto válido e não irá ajudar a definir os resultados da eleição.

Você ainda tem alguma dúvida sobre o voto em branco ou sobre o voto nulo? Então deixe um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *