Tabela FIPE: Descubra aqui o que é e para que ela serve!

Tabela FIPE: Descubra aqui o que é e para que ela serve!

Tá vendendo ou pensando em comprar um carro? Você então precisa conhecer a tabela FIPE para fazer bons negócios. Saiba a seguir tudo sobre ela.

Se você gosta de trabalhar como comerciante e está pensando em entrar para o ramo de vendas e compras de carros o artigo de hoje é especialmente para você! Vamos trazer aqui todas as informações da tabela FIPE. Tudo que você precisa saber sobre ela. O que é, para que serve, quando deve ser usada, quais os benefícios de utilizá-la. Aqui você verá todas essas informações e muito mais!

O que é FIPE?

Primeiramente a tabela FIPE surgiu através da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, a FIPE. Trata-se de uma instituição privada e sem fins lucrativos. A fundação já é tradicional e extremamente respeitada no Brasil, surgiu no país em 1973. Nesses 43 anos de história a FIPE atua e apoia o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A FIPE como instituição faz pesquisas, análises e estudos sobre os fenômenos econômicos e sociais do Brasil. Todos esses estudos e pesquisas baseados no instrumental teórico e metodológico da Economia.

A FIPE se preocupa em acompanhar de perto as diretrizes econômicas do nosso país, para a expansão do conhecimento econômico, conscientização e instrução de todos. A FIPE também proporciona o debate dos problemas sociais e econômicos do Brasil. Os membros da instituição eternos estudantes, produzem conhecimento, procuram soluções e dados para os problemas econômicos que o país enfrenta de tempos em tempos.

Finalidades da Instituição FIPE

Os profissionais especializados do FIPE, através de pesquisas, formulam políticas econômicas, sociais e políticas públicas. Essas pesquisas tem como finalidade melhorar e expandir o bem estar da população. Eles estão sempre buscando a melhoria das condições sociais e econômicas do país coletivamente. E corroborando para o crescimento econômico, a consolidação do sistema produtivo, a intensificação da competitividade, a diminuição da pobreza e a melhor distribuição de renda no país.

O que muitos não sabem é que a FIPE trabalha em um projeto educacional em conjunto com o Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Nesse projeto disponibilizam cursos de extensão e especialização, aperfeiçoamento e pós-graduação em economia. Além desses cursos a FIPE promove simpósios, palestras, seminários e conferências para estimular o ensino e o debate sobre as teorias econômicas e diretrizes do país e administrações públicas.

Tabela Fipe

Tabela FIPE: o que é? Para que serve?

A tabela FIPE é um projeto de constante estudo e atualização dos profissionais do instituto FIPE. A Tabela é sem dúvida a maior referência de média de valores dos carros usados no Brasil. A tabela FIPE está constantemente e diariamente sendo atualizada para aos valores mais reais de cada tipo e modelo de carro.

Se você está vendendo seu carro ou se quer comprar um, a primeira coisa a se fazer é procurar o modelo do carro e o ano na tabela FIPE para saber quanto em média àquele modelo está sendo vendido no Brasil.

É claro que essa é uma média geral captada de todos os estados do país, e em cada estado ou mesmo em cada cidade os valores podem variar. Em alguns estados os carros podem estar com os valores bem acima da média da tabela FIPE. Em outros o mesmo carro, do mesmo modelo e ano, pode estar com o preço bem abaixo do valor comparado à tabela FIPE. Isso tudo é comum, a tabela serve mesmo para você se basear num preço inicial. Alguns outros fatores sobre o carro também influenciarão no preço final dele, como cor, estado do carro, conservação, acessórios e etc.

A tabela FIPE serve para você consulta-la sempre que sentir necessidade. Vendedores de carro, por exemplo, consultam a tabela FIPE diariamente, para estarem sempre atualizados do preço do mercado e não venderem nem caro, nem barato demais.

Resumindo, a tabela FIPE é o principal índice de preços médios de carros novos ou usados.

Como consultar a tabela FIPE?

A tabela FIPE serve como simples parâmetro de valor do carro procurado. Não é obrigação do vendedor ou do comprador de comercializar exatamente pelo preço da tabela.

Vale lembrar que os valores de carros na tabela FIPE são apenas carro de uso pessoal. Os valores da tabela não correspondem aos carros de uso profissional como táxis, ambulâncias e viaturas policiais.

Para consultar o valor do carro que deseja pela tabela FIPE  você deverá selecionar a marca do veículo, o modelo e o ano. Depois disso o site gerará a pesquisa e te mostrará o valor médio do veículo pesquisado para o mês e ano que selecionar.

Você poderá consultar também o valor de caminhões, micro-ônibus e motos.

Para outras dúvidas e sugestões nos deixe comentários.

Até a próxima!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...