Tabela Fipe para motos: O que é? Como funciona? Onde consultar?

Tabela Fipe para motos: O que é? Como funciona? Onde consultar?

Uma questão que causa dúvidas na hora de vender um veiculo é a respeito do preço a ser cobrado, os aspectos de avaliação são diversos e é preciso ter um valor médio para aí sim poder negociar. Para facilitar a vida de quem compra e vende veículos foi criada a tabela Fipe. Divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – Fipe, a popularmente conhecida  tabela Fipe para motos ajuda o negociante a ter uma média do valor de venda de uma determinada motocicleta.

Confira abaixo um pouco mais de como funciona essa tabela e como você pode fazer para estar consultando.

O que é a tabela Fipe?

A tabela Fipe é uma tabela online que tem a função de expressar os valores médios de veículos no mercado nacional.

Os valores não são definitivos, eles apenas funcionam como um dos vários parâmetros de análise para negociações ou avaliações.

Vamos supor que uma moto X ano 2017 está orçada na tabela Fipe com um valor médio de R$ 8 mil, esse valor dado pela tabela não expressa o valor final real do veiculo, mas sim uma média nacional de preço a ser adotado como base, pois existem diversos outros fatores que podem influenciar no preço final.

O valor do veiculo pode sofrer alterações conforme a região que ele está sendo vendido, cor, estado de conservação, acessórios e melhorias feitas no modelo original.

As alterações podem ocorrer também por qualquer outro fator que influencie nas condições de oferta e procura do veiculo, podendo ser maior ou menor do que o preço proposto pela tabela.

Como funciona a tabela fipe para motos?

A tabela Fipe para motos funciona de maneira similar a que é direcionada aos carros, ou seja, quando realizada a consulta pela internet, com as informações particulares da moto, será dado um preço médio de compra e venda desse veículo.

Para motos, quando você for consultar no site da tabela Fipe, serão solicitados alguns dados a respeito do veículo. Os dados solicitados são os de marca, modelo e ano da moto, com essas três informações o site é capaz de valorar o seu bem.

tabela fipe motos

Onde consultar a tabela?

Para consultar online a tabela Fipe para motos é simples e rápido, a primeira coisa a ser feita é acessar o site do instituto de pesquisas.

Dentro do site da Fipe, já na página inicial e localizado ao centro, você terá um quadro com a indicação de Preço Médio de Veículos, dentro desse quadro você deverá clicar em “Consulta de Motos”. Serão abertas duas opções, Pesquisa Comum e Pesquisa por Código Fipe.

Na guia Pesquisa Comum você deverá preencher o formulário com o mês e ano de referência para a pesquisa do preço da moto.

Por exemplo, quero saber quanto valia a minha moto no mês de janeiro do ano de 2013, devo preencher jan/2013. O ano de referência parte de jan/2001 até a data atual.

Depois de preenchido o ano de referência você deve fornecer os dados de marca, modelo e ano da moto a ser pesquisada. Preenchido todos os dados, basta clicar em pesquisar.

Feito isso, o site lhe dará uma tabela com o código Fipe do veiculo, data da consulta e o preço médio nacional para venda da sua moto.

Além do modo de Pesquisa Comum, a Fipe disponibiliza a Pesquisa por Código Fipe, esse tipo de pesquisa funciona como um facilitador na hora de você passar o preço a possíveis interessados.

Basta digitar o código Fipe fornecido na pesquisa comum que o site irá direcionar a pessoa automaticamente ao veículo de referencia.

Além da consulta normal por meio do site da Fipe, é possível realizar a sua pesquisa por meio do App da fundação. Para baixar-lo basta acessar a sua PlayStore e pesquisar por Tabela Fipe, o aplicativo é leve, funcional e irá facilitar demais a sua pesquisa.

Agora que você já sabe como realizar consultas por meio da tabela Fipe, ficou muito mais fácil vender ou comprar o seu veiculo, não é verdade?

Lembre-se de sempre utilizar a tabela como base, sem deixar de considerar as características particulares da sua moto, que podem aumentar ou baixar o valor sugerido.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *