Tabela Fipe para caminhões: O que é? Como funciona? Descubra AQUI!

Tabela Fipe para caminhões: O que é? Como funciona? Descubra AQUI!

A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE é amplamente conhecida pela sua tabela de cotação de preço de carros e motos, porém você sabia que também existe a tabela FIPE para caminhões? Isso mesmo. Por meio dessa tabela você consegue orçar o valor médio nacional de caminhões.

Confira abaixo como funciona a FIPE e o passo a passo para você fazer a consulta.

O que é tabela FIPE?

Com a intenção de criar uma tabela que expressasse os valores médios de veículos automotores no Brasil, a FIPE criou uma listagem de carros, motos e caminhões para que você possa consultar os preços praticados nesses veículos nacionalmente.

Os preços sugeridos por meio da tabela funcionam como base na hora de comprar e vender veículos, contudo esse valor sugerido não é definitivo.

Os valores desses bens podem sofrer alterações devido ao estado de conservação, região que veículo se encontra, melhorias feitas e diversos outras questões especificas que possam aumentar ou diminuir o valor proposto.

Vamos usar como exemplo um caminhão Scania, modelo P-270 e ano 2011, na tabela o preço sugerido pra ele é de R$ 121 mil, ou seja, esse valor é um valor médio nacional que não considera as particularidades do veículo. Caso esse veículo seja vendido nos estados do norte, por exemplo, o seu preço deverá ser um pouco mais barato devido ao fato de que nesses estados caminhões possuem desconto.

Como funciona a tabela Fipe para caminhões?

A tabela FIPE para caminhões funciona de maneira similar a direcionada a carros e motos, mudando apenas alguns parâmetros na hora da pesquisa.

Quando for orçar um modelo de caminhão especifico você deverá inserir os dados de marca, modelo e ano do bem.

Para definir o preço médio de caminhões e outros veículos a FIPE realiza pesquisas econômicas em todo território nacional, utilizando metodologia instrumental teórico que é a base para definição dos valores, considerando fatores de tempo, depreciação e valorização de veículos.

tabela fipe para caminhões

Onde consultar?

Para consultar a tabela FIPE é bem simples e rápido, qualquer um pode fazer todo o processo online, tudo que você precisa é de um computador ou celular smartphone.

Confira abaixo como consultar por meio do navegador e aplicativo do instituto.

Consultar tabela FIPE pelo navegador

  1. Acesse fipe
  2. Clique no botão “Preço médio de veículos”.
  3. Será aberta uma tela com opções para consultar carros, motos ou caminhões. Clique em “Consulta de caminhões e Microônibus.
  4. Feito isso será aberto um formulário solicitando alguns dados do veiculo a ser consultado. Você deverá preencher-lo com a marca do veiculo, modelo e ano, clicando em “Pesquisar” ao final.
  5. Pronto! O site irá exibir o preço médio praticado para venda daquele veiculo.

No início da pesquisa você também terá a opção de selecionar um período de referência para ser usado na consulta.                                                                                                                                  Vamos supor que você queira saber quanto valia um determinado caminhão em janeiro de 2014, você deverá preencher a referência com Jan/2014.

Consultar tabela FIPE pelo aplicativo

  1. Acesse o Google Play no seu celular Android ou então a App Store no caso de você utilizar iPhone.
  2. Digite “Tabela FIPE” no campo de busca, baixe e instale o aplicativo.
  3. Com o App instalado basta abri-lo e clicar em “Consulta de Veículos”, selecionando o tipo de veículo que você deseja consultar.
  4. Depois de selecionado caminhões, basta colocar as informações do bem de consulta e clicar em pesquisar.

Além da pesquisa clássica, onde é necessário inserir os dados do veículo, a FIPE disponibiliza nos dois casos, consulta por aplicativo ou navegador, a opção de realizar-la por meio do código FIPE.

Vamos supor que você irá vender um caminhão para determinada pessoa e precisa passar o valor FIPE de forma mais prática. Basta fazer a pesquisa comum e o instituto lhe fornecerá um código especifico dessa pesquisa.

Com isso é possível passar para a pessoa que você deseja demonstrar o preço apenas o código para ser consultado.

 Essa opção de pesquisa é chama de “Pesquisa por código FIPE” e está disponível em uma aba ao lado da pesquisa comum.

Agora que você já sabe como realizar consultas por meio da tabela FIPE para caminhões ficou muito mais fácil vender ou comprar o seu veiculo, não é verdade?

Não deixe de passar esse artigo aos seus conhecidos que ainda não conhecem a tabela.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *