SPTrans: Passe livre, bilhete único, e tudo mais o que você precisa saber!

SPTrans: Passe livre, bilhete único, e tudo mais o que você precisa saber!

Para você que mora em São Paulo e precisa utilizar os serviços de transporte público, a SPTrans oferece diversos serviços que vão facilitar a sua vida na hora de se locomover dentro da cidade.

Abaixo você confere um pouco mais de como funciona a São Paulo Transportes S.A. – SPTrans e tira diversas dúvidas de como acessar os principais serviços oferecidos por ela.

O que é?

A SPTrans é uma empresa pública que tem a função de realizar a gestão do transporte na cidade de São Paulo, definindo os parâmetros de atuação do sistema de transportes e administrando os seus serviços.

Criado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, com a parceria da SPTrans, o Sistema Municipal de Transportes da Cidade de São Paulo racionaliza e torna mais eficaz o uso de transportes públicos.

Como funciona?

Para atender a enorme demanda no uso do transporte público na cidade foi criada a SPTrans, uma empresa que tem a função de fazer a gestão dos consórcios que realizam o transporte por meio de ônibus dentro do município.

A SPTrans é responsável pela gestão de 15 mil veículos divididos em mais de 1.300 linhas de ônibus, que são responsáveis pelo transporte dos mais de 12 milhões de habitantes da cidade.

Bilhete único SPTrans

O Bilhete Único SPTrans é um sistema que unifica toda a bilhetagem dos meios de transporte da cidade, oferecendo benefícios como tarifas integradas, descontos especiais pela utilização dos serviços em determinado espaço de tempo, isenção tarifária, entre outros.

Para utilizar-lo basta encostar o cartão no validador que estará localizado na catraca do cobrador, aguardando o acendimento da luz verde e do sinal sonoro (bip) que indicará a aprovação do serviço, liberando a catraca.

Também é oferecida uma modalidade de bilhete único para turistas, é o bilhete único anônimo. Para adquirir-lo basta ir a um posto autorizado e pagar uma taxa de R$ 4, realizando a carga de pelo menos 5 tarifas vigentes.

SPTrans para estudante

Para os estudantes é oferecido o Bilhete Único Estudantil, um cartão que você coloca créditos e pode utilizar na rede de serviços de transporte público da cidade como ônibus, microônibus, metro e CPTM, além dos terminais de transferência do Expresso Tiradentes.

Para obter-lo você deve realizar o seu cadastro no site da SP Trans Dentro do site clique em “Cadastro”, localizado em diversas áreas da página inicial. Para o processo você deverá ter em mãos o RG, CPF, CEP e uma foto digitalizada no tamanho 3×4.

Durante o cadastro serão solicitados diversos dados que deverão ser preenchidos. Chegando ao final do formulário você deverá ler e aceitar o Termo de Ciência e Adesão. Feito isso responda a uma pesquisa de perfil socioeconômico e pronto.

Não havendo pendências no preenchimento dos dados e informações fornecidas, dirija-se a um dos locais de atendimento e solicite a emissão do seu cartão, que já poderá ser carregado com créditos.

Passe Livre

Aos estudantes são oferecidos benefícios de passe livre ou meia passagem. Para usufruir dos benefícios basta realizar o cadastro do seu bilhete único estudantil, como explicado no tópico anterior.

A gratuidade das passagens ou o desconto de 50% vai ser oferecido conforme a sua situação socioeconômica ou direitos adquiridos, sendo o cartão oferecido por meio de um convênio com a carteira de identificação estudantil – UMES/UNE.

login sptrans

Como fazer login na SPTrans?

Para acessar o Sistema do Bilhete Único e fazer consultas de saldos e serviços você deverá entrar na página da SPTrans e proceder até a guia Bilhete Único, clicando em “Já sou cadastrado”.

Feio isso o site irá solicitar o seu RG e CPF ou e-mail, assim como sua senha de acesso, basta preencher e clicar em “Entrar”. No sistema você terá acesso a informações de saldo, validade, como recarregar seu bilhete, dentre outros.

Além, dentro do site da SPTrans você terá acesso a diversos serviços de informação o ajudarão na hora da sua locomoção por transporte público. Você poderá, a qualquer tempo, fazer consultas de linhas de ônibus, trajetos e locais, facilitando o encontro da melhor opção.

Agora que você já sabe como funciona a SPTrans e seu sistema de bilhetes, é hora de solicitar o seu e desfrutar de todos os benefícios que o serviço oferece. Não perca tempo.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *