Segunda via CPF: Como fazer? O que é necessário? Onde tirar? E online?

Segunda via CPF: Como fazer? O que é necessário? Onde tirar? E online?

Em um mundo cada vez mais digital, perder a primeira via de um documento não é mais um transtorno muito grande. É possível tirar a segunda via CPF, por exemplo, de maneira fácil e descomplicada. Tudo que você irá precisar é de um computador ou celular conectado a internet.

Aqui mostraremos o que você deve fazer para tirar a segunda via CPF sem nem mesmo precisar sair da sua casa. É muito fácil. Confira:

Como solicitar segunda via CPF?

Para solicitar a segunda via CPF a primeira coisa que você deverá fazer é entrar no site da Receita Federal por meio do endereço receita.fazenda.gov.br. Na página principal você verá um menu intitulado “Em Destaque”, clique na opção “CPF”, localizado dentre as opções desse menu.

Feito isso você será redirecionado a uma página com diversos serviços relacionados ao CPF como regularização do documento, alterações de cadastro dentre outros. Clique na opção “2º VIA CPF”. Você será direcionado a uma área onde deverá selecionar entre as opções “Impressão Simplificada”, “Atendimento Virtual” e “Impressão por código de atendimento”. Confira as principais características de cada uma delas:

Impressão simplificada: Direcionada a pessoas que não fizeram declaração do imposto de renda em nenhum dos últimos dois exercícios.

Atendimento Virtual: Direcionado a pessoas que fizeram declaração do imposto de renda em um dos dois últimos exercícios.

Por código de atendimento: Essa opção é direcionada a pessoas que possuem um código de atendimento da emissão de CPF fornecido pelos Correios, Banco do Brasil ou Caixa.

Selecione a opção que se enquadra ao seu perfil e siga as instruções que o site irá pedir para finalizar a emissão da segunda via. Aqui falaremos melhor da impressão simplificada, que é a mais comum.  Após selecionar essa opção o site irá solicitar suas informações de número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe e titulo de eleitor.

Preencha e clique em “Enviar”. Pronto! Com as informações corretas o site irá lhe mostrar uma versão virtual do seu CPF, que pode ser impressa e carregada na sua carteira como um documento oficial.

segunda via CPF receita

Onde tirar?

Além da opção de tirar a segunda via CPF online você ainda pode recorrer a esse serviço em uma agência bancária da Caixa ou Banco do Brasil ou então por meio dos Correios. Quando você faz a solicitação nesses estabelecimentos, após o atendimento, você recebe um número de atendimento que deverá ser inserido no site para impressão e consulta do documento.

Segunda via CPF online

Você sabia que o CPF não fornece mais uma versão física do seu cartão? Isso mesmo. Atualmente você só possui disponível a versão online do documento, contudo, caso queira, pode imprimi-lo para carregá-lo com você na sua carteira. Bastando para isso possuir um computador, internet e uma impressora.

Esse documento impresso online possui validade jurídica e sua autenticidade pode ser comprovada por qualquer um, apenas digitando o numero de autenticação no site da Receita Federal. Esse número vem impresso no documento emitido online.

segunda via CPF cartão

Correios

Você pode fazer os serviços de inscrição, alteração e regularização do seu CPF por meio de uma agência dos Correios, tanto as próprias quanto as terceirizadas.  Para fazer esses tipos de solicitações você deverá comparecer a uma agencia dos correios munido de identidade, certidão de nascimento, titulo de eleitor e número de inscrição do seu CPF.

Segunda via CPF infantil

Para os menores de 16 anos o pedido de segunda via CPF deve ser feito por um dos pais em um dos canais de atendimento disponíveis. Nesses casos não é preciso que o menor compareça ao estabelecimento onde vai ser realizada a solicitação.

O responsável pela criança deverá estar munido de documento que comprove naturalidade, filiação e data de nascimento do interessado. Também é preciso estar munido dos documentos de identificação de um dos pais.

Como consultar?

Para consultar diversas informações referentes ao seu CPF é simples. As consultas podem ser feitas online por meio do site da Receita Federal acessando a opção “CPF”. Lá, alem de consultar, você pode emitir seu CPF, pegar comprovante de situação cadastral, confirmar a autenticidade do documento e muito mais.

Uma dica. Você sabia que você pode manter o seu CPF no celular por meio de um app próprio? Isso mesmo, com o app Pessoa Física você consulta seu CPF a qualquer momento, faz consulta de restituição e ainda acessa diversos serviços da Receita Federal do Brasil. Para baixar procure por “Pessoa Física” na Play Store (Android) ou então App Store (iPhone).

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *