Segunda via certidão de casamento: Veja aqui como tirar a sua!

Segunda via certidão de casamento: Veja aqui como tirar a sua!

Precisando urgente de tirar a segunda via certidão de casamento? Veja aqui as formas mais rápidas e fáceis de fazer isso.

Sabemos que um dos grandes atrasos da vida do brasileiro é o nosso sistema hiper burocrático e para diversas situações da vida temos que nos render a ele. Mas atualmente com a tecnologia estamos conseguindo resolver muita coisa com a internet . Uma delas é a solicitação de documentos de forma online. Para fazer algumas transações é necessária a apresentação da sua certidão de casamento atualizada e por isso elaboramos esse artigo especial para você solicitar a sua de forma rápida e fácil. Não perca mais tempo e veja a seguir.

Como pedir a minha segunda via certidão de casamento?

A forma mais comum de fazer essa solicitação é comparecendo ao cartório onde foi realizado o casamento e fazer a requisição. Porém, muitas pessoas se mudam, vão para outras cidades, estados ou países e fazer isso se torna um grande problema.

Para fazer uma sociedade, uma cota conjunta ou assinar algum contrato é necessário apresentar uma documentação original. Caso você seja casado à certidão de nascimento não serve mais. Você é obrigado a apresentar a certidão de casamento, que muitas vezes foi perdida e desapareceu em alguma mudança.

Em algumas cidades você pode pedir a segunda via da sua certidão de casamento em órgãos especializados como o “Faça Fácil”. Você deve apresentar a documentação necessária e retornar no dia marcado para buscar a sua certidão. Em alguns casos é mais fácil e simples recorrer em um desses órgãos do que no cartório onde foi feito o registro originalmente.

Se na sua cidade existe um órgão como o Faça Fácil e for melhor que comparecer ao cartório, você terá mais essa opção.

Segunda via certidão de casamento

Qual documentação é necessária? Qualquer pessoa pode pedir?

Para fazer no cartório você deve ir com sua carteira de identidade ou um documento com foto original. A a solicitação é realizada mediante pagamento de uma taxa, que varia de estado para estado. Dependendo do cartório e de sua demanda, em alguns casos você a segunda via da certidão de casamento impressa na hora, certificada pelo cartório e você poderá levar pra casa no mesmo momento. Em outros cartórios, com muito movimento, pode ser que você tenha voltar para buscar seu documento dentro de alguns dias úteis.

No Faça Fácil o requisito é que a pessoa tenha registrado o casamento naquele estado específico. O documento pode ser solicitada por qualquer pessoa mediante a apresentação dos documentos necessários e pagamento da taxa. para retirar a segunda via certidão de Casamento é necessário apresentar o nome dos contraentes (marido e mulher), livro, folhas e termo do registro (se possível) e o Cartório onde foi feito o registro da certidão de casamento original. Nesse caso o documento deve ser retirado no mesmo local alguns dias depois. De forma nenhuma será entregue na sua casa.

O valor da taxa cobrada nos cartórios e no Faça Fácil vai variar de acordo com cada estado.

Segunda via online

Para quem não tem tempo e nem disponibilidade para comparecer pessoalmente a alguns dos órgãos citados, para solicitar a segundo via,  pode recorrer ao pedido online.

Muitas pessoas moram longe do cartório, se mudaram de cidade, estado ou país e mesmo assim necessitam tirar essa segunda via. A forma mais fácil e segura de fazer isso é realizar o pedido de forma online. Há diversos sites na internet que são parceiros dos cartórios do Brasil todo e que disponibilizam esse serviço. Você receberá no conforto da sua casa a sua certidão através dos Correios ou poderá também optar por receber digitalmente através do e-mail.  Nesse caso de forma alguma essa certidão poderá ser impressa, porque a sua originalidade está na assinatura digital do cartório.

O pedido de documentos e certidões de forma online é um grandes avanço. Isso facilita e muito o processo e diminui um pouco a burocracia desse procedimento.

Fazer a solicitação da sua segunda via certidão de casamento é fácil e simples. Nós vamos indicar aqui os sites especializados nesse serviço. Antes você deve verificar se o site é conveniado com o cartório do seu registro. Se ele não for você deve buscar em outro site até encontrar um que tenha essa parceria.

Um dos sites de confiança que vamos indicar é o Certidão de Casamento Online, lá você poderá solicitar de outras certidões também, a taxa paga é a do próprio cartório e você pode escolher qual a forma de envio. Para mais informações acesse: https://certidaodecasamentoonline.com.br/

O outro portal indicado é o Registro Civil, faça sua solicitação aqui: https://www.registrocivil.org.br/

Para dúvidas e sugestões, nos deixe comentários.

Até a próxima!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *