Segunda via carteira de trabalho: Onde e como requisitar a sua? Confira!

Segunda via carteira de trabalho: Onde e como requisitar a sua? Confira!

Perdeu, foi furtado ou sua carteira de trabalho está em mal estado? Precisa tirar a segunda via carteira de trabalho? Tire todas essas dúvidas a seguir.

A carteira de trabalho, sem dúvida, é o documento mais importante na vida do trabalhador brasileiro. Lá se encontra todos os seus registros trabalhistas, tudo que comprova onde, quando e por quanto tempo trabalhou em cada emprego. Carteira de trabalho você encontra o cargo, valor do salário, férias, décimo terceiro, FGTS e demais direitos trabalhistas. Ou seja, toda a sua vida trabalhista está resumida ali de forma oficial. A segunda via carteira de trabalho pode ser adquirida a qualquer momento, mas há algumas exigências e documentos imprescindíveis. Neste artigo vamos explicar tudo que precisa saber para tirar a sua. Veja a seguir!

Como fazer a segunda via carteira de trabalho?

A carteira de trabalho, documento oficial do trabalhador brasileiro, pode ser tirada pelo cidadão na idade mínima de 14 anos. Com essa idade a pessoa pode ingressar no regime da CLT, com as particularidades da lei para essa faixa etária.

A primeira via da carteira de trabalho é gratuita e na maior parte dos casos você leva a documentação necessária e já sai de lá com sua carteira de trabalho na mão. A nova carteira de trabalho parece com um passaporte e possui uma impressão especial e oficial para que não haja falsificações e fraudes de FGTS.

Algumas pessoas não mantém um cuidado necessário com a carteira de trabalho, assim ela acaba estragando pelo mau uso. Em outros casos ocorre furto ou perda e a solicitação da segunda via ao órgão responsável se faz necessária. Mas para isso há alguns documentos necessários e requisitos que você precisa seguir.

Para fazer sua segunda via carteira de trabalho você vai precisar comparecer em alguma das sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego. Elas estão espalhadas por todos os estados do país e nas principais cidades. Pode ser também na Gerência Regional do Trabalho do seu estado, no Faça Fácil (se existir na sua cidade), na Casa do Cidadão ou nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios.

Segunda via carteira de trabalho:

Documentos necessários

Antes de comparecer em algum dos postos de atendimento ao trabalhador para solicitar a sua segunda via, você deve providenciar  os seguintes documentos que são exigidos para esse caso:

  • Comprovante de residência com CEP. Por exemplo: conta de energia, de gás, luz, água, telefone, cartão de crédito e etc.;
  • Documento de identificação original. Este documento pode ser a carteira de identidade, a carteira de motorista ou passaporte. O documento precisa conter o seu nome, filiação, data e local de nascimento, número do documento com órgão emissor e data de emissão;
  • Comprovação de estado civil. Caso seja solteiro ou solteira deverá apresentar sua certidão de nascimento original ou cópia autenticada. Se você for casado deverá apresentar a Certidão de Casamento original ou cópia autenticada. Em caso de divórcio, separação ou falecimento do cônjuge, deverá apresentar junto da certidão a devida averbação desses casos.
  • Documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior. Esse documento você pode solicitar e conseguir na última empresa em que trabalhou. Você pode pedir uma cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa ou termo da sua última rescisão do contrato de trabalho homologado. Na agência da Caixa Econômica Federal você pode pedir o extrato de PIS ou FGTS;
  • A própria Carteira de Trabalho antiga que está em mau estado de conservação;
  • Em caso de furto, extravio, perda ou roubo da sua antiga carteira de trabalho, você deve levar o Boletim de Ocorrência original feito na delegacia no dia do ocorrido.

Com a documentação certa nos locais indicados acima, dependendo da demanda você consegue sair com a sua segunda via da carteira de trabalho no mesmo dia, ou então o órgão marcará o dia exato para você voltar e buscar a sua.

Como recuperar os registros antigos na outra carteira de trabalho?

Essa é uma das preocupações do trabalhador quando adquire sua segunda via da carteira de trabalho. Mas não se preocupe! Existe um órgão onde você deverá comparecer e solicitar seus registros. O órgão responsável pelos seus registros é o CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais, e ele obtém os registros de todos os trabalhadores com carteira desde o ano de 1976.

Para solicitar seus antigos registros se dirija a qualquer um dos postos de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho.

Para outras dúvidas e sugestões, deixe-nos comentários.

Até a próxima!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *