Rotary Club: Entenda o que é essa organização e como fazer parte desse grupo!

Rotary Club: Entenda o que é essa organização e como fazer parte desse grupo!

É só chegar a uma cidade que você logo vê um símbolo e os escritos: “O Rotary Club deseja boas vindas a você e sua família”. Mas o que será que é o tal Rotary Club? O que fazem as pessoas que são parte dessa organização? Como ser um membro do Rotary Club?

Muitas dessas dúvidas pairam na cabeça do curioso cidadão brasileiro. Se você é uma dessas pessoas, pode ficar tranquilo que chegou a hora de desvendar todas as suas dúvidas a respeito do Rotary Club. Confira nos próximos tópicos!

O que é Rotary Club?

O Rotary Club International é um clube de voluntários que se unem em prol de desenvolver serviços humanitários em todo o planeta. O objetivo central do Rotary é conseguir a paz mundial e as suas ações contribuem para isso.

São mais de 34 mil filiados ao Rotary Club em todo o mundo e essa organização vive de contribuições e doações de pessoas. O Rotary foi criado em 1905 e até hoje mantém as mesmas características que o tornaram uma das principais organizações pelo bem da humanidade que existem no universo.

Como funciona?

O Rotary club não tem esse nome atoa. São clubes divididos em várias cidades que fazem reuniões com a comunidade e decidem em conjunto o que pode ser feito para melhorar a vida dessas pessoas.

É como se fosse uma reunião de clube mesmo, em que a sociedade é chamada para conversar com os membros do Rotary e tomar decisões. A organização age em todo o mundo, só nas Américas são mais de 300 mil filiados ao Rotary Club. Sendo 95 mil das Américas Central e do Sul.

Existe um boato de que ha relações entre o Rotary Club e outras associações filantrópicas, como a Lions, com a Maçonaria. Tudo não passa de teorias da conspiração, embora essas organizações estejam presentes sim na administração de grandes empresas, de cidades e de países.

Por ser uma organização criada e mantida por pessoas ricas, obviamente elas possuem certa influência nos meios políticos e empresarias do planeta. O que não quer dizer que o Rotary tenha ligação com as Lojas Maçônicas.

Como participar?

Todas essas organizações, como as que foram ditas no tópico anterior, exigem uma espécie de ritual para que a pessoa consiga entrar dentro dela. A primeira prova é o fato de ser indicado por alguém, não se entra no Rotary Club sem ser convidado por outro associado. Além disso, apenas o fato de ter sido convidado não é sinônimo de que a sua entrada está garantida.

Os grandes chefes dos Rotary Club que definem quem pode ou não entrar e participar da organização. O que é analisado não se sabe, mas que há uma análise prévia para saber se a pessoa serve como associado, isso tem.

Como já foi dito, a maior parte dos seus membros são pessoas que têm poder na sociedade, ricas, grandes empresários e filantropos.

Quem pode participar?

Só pode participar do Rotary Club pessoas convidadas por outros associados e, ainda assim, elas passam por uma avaliação interna antes de fazerem parte do grupo.

Um associado que queira convidar uma pessoa pode fazer isso a partir do clube que ela faça parte ou pelo site oficial do Rotary Club.

As ações da organização são divididas em grupos e comissões que fazem os encontros com a sociedade e definem pautas e atividades que devem ser feitas para modificar um pouco a realidade dessas pessoas.

rotary club

Programas

Abaixo listamos alguns dos programas que o Rotary oferece. Esses programas não são apenas para os associados, eles ajudam a capacitar a próxima geração de líderes, e através deles você pode fazer a diferença. Confira!

  • Bolsas rotary pela paz
  • Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário 
  • Prêmios de rotários de liderança juvenil
  • Intercâmbio de jovens
  • Intercâmbio de serviços  às novas gerações
  • Subsídios
  • Bolsas de estudos

Quer mais conteúdo? Leia também o texto sobre o AFS!  

E Caso ainda tenha restado alguma dúvida a respeito do Rotary Club, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *