Número do título de eleitor: Como descobrir pela internet? Veja o passo a passo!

Número do título de eleitor: Como descobrir pela internet? Veja o passo a passo!

O título de eleitor é um documento obrigatório para brasileiros maiores de 18 anos, e em diversas situações cotidianas como inscrições e cadastros, por exemplo, ele é uma exigência. Contudo não é um documento que utilizamos com muita freqüência, e saber o número do título de eleitor, de cor, pode ser um desafio.

Nesse artigo explicaremos como você poderá descobrir o número do seu título de eleitor mesmo não estando em posse dele.

Como saber o número do título de eleitor?

Consultar o número do seu título de eleitor é bem fácil e você possui duas opções para essa ação. A primeira delas consiste em proceder, fisicamente, a algum Tribunal Regional Eleitoral, munido de documento de identificação com foto e que contenha o nome da sua mãe. A outra maneira é por meio da internet, procedendo ao site do TRE.

consulta número título eleitor

Dá para consultar pela internet?

Sim , é possível. E esse se mostra a maneira mais rápida e prática na hora de realizar a consulta. Para isso você deverá seguir alguns passos simples, bastando ter acesso a internet e algum dispositivo que forneça acesso por meio de navegadores web. Confira abaixo o passo a passo para consultar o número do seu documento de eleitor:

1 – Acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral por meio do endereço www.tse.jus.br.

2 – Feito isso clique na opção “Eleitor e eleições” e logo em seguida, em um sub-menu, na opção “Serviços ao eleitor”, disponíveis no menu superior da página.

3 – Com isso você será redirecionado a página de Serviços ao eleitor, onde deverá clicar no link “título de eleitor”, localizado nas opções centrais do site.

4 – Logo na página aberta você verá a opção “número do título de eleitor”, clique nela.

5 – Na página aberta preencha o formulário com as suas informações pessoais. Você precisará preencher o seu nome completo, data de nascimento e nome completo da mãe. Marque a opção “Não sou um robô” e clique em consultar.

Passado esses passos o site irá lhe informar o número do seu título, assim como as informações do seu domicílio eleitoral com as orientações da sua zona de votação, local e endereço.

Como consultar o número do título de eleitor pelo CPF

O número do CPF é uma identificação válida e exigida em diversas transações do dia a dia, contudo, na hora de fazer a consulta do título de eleitor, o documento não está na lista dos solicitados. Bastando apenas que você preencha as suas informações de nome, data de nascimento e nome da mãe.

Pelo nome

A consulta do título de eleitor pelo nome do cidadão é a prática aplicada atualmente pelo Tribunal Superior Eleitoral, e essa é a única opção disponível online. Durante a consulta o nome deverá ser preenchido por completo e da mesma maneira que aparece na sua carteira de identidade. No caso de divergências de informações você deverá proceder a alguma agência da Receita Federal.

Biometria eleitoral

A disponibilidade da biometria eleitoral é um facilitador, pensado e implantado pela justiça eleitoral, que tem o objetivo de tornar o processo de cumprimento com as obrigações cívicas mais fácil e segura.

Por meio do cadastro do seu título com a opção biometria, você não precisará levá-lo consigo no dia da eleição, além, você poderá se cadastrar no e-título, um título de eleitor em versão digital que pode ser acessado, até mesmo offline, por aplicativo e com a ajuda do seu smartphone.

Fique atento! O cadastro biométrico se tornou obrigatório na maioria dos estados da federação, portanto não deixe de fazer o seu. O não cumprimento dessa regra impossibilitará o cidadão de votar nas próximas eleições.

Para fazê-lo você deverá agendar, por meio do site do TRE do seu estado, procedendo ao cartório indicado na data de agendamento. No site você também terá acesso a lista de municípios onde o cadastramento é obrigatório, sabendo assim se o seu cadastro necessário.

Para acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do seu estado, a nomenclatura do endereço da página segue uma mesma lógica para todos. Por exemplo, para acessar a página do cartório de Minas Gerais você deverá proceder ao endereço www.tre-mg.jus.br, e no caso de ser outro estado, basta mudar a abreviação do mesmo no endereço da página.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *