Local de votação: Veja como descobrir o seu! Explicamos aqui o passo a passo!

Local de votação: Veja como descobrir o seu! Explicamos aqui o passo a passo!

Na hora de exercer o seu direito e obrigação ao voto, é imprescindível que você saiba onde deverá fazê-lo. É a sua zona eleitoral que irá definir a região e local de votação, e você possui duas opções para ter acesso a essa informação.

Confira nesse artigo, de forma rápida e descomplicada, qual a melhor maneira de descobrir o seu local de votação e não correr o risco de ficar inadimplente com a Justiça Eleitoral.

Esqueci o meu local de votação, e agora?

Primeira coisa, não se desespere! Apesar de ser uma informação importante e condicionante na hora de votar, o local de votação pode ser facilmente descoberto. A primeira opção é procedendo até ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE, da sua região.

Nessa opção você deverá estar em posse de algum documento de identificação com foto. Podendo ser carteira de identidade, carteira nacional de habilitação, passaporte e até a carteira profissional do seu conselho de classe.

A segunda opção, e mais fácil, é por meio da internet. Fazendo a consulta online você poupa tempo e não precisa se deslocar do seu domicílio, bastando apenas possuir uma conexão ativa com a internet e um dispositivo que tenha acesso a navegadores web.

Tem como consultar pela internet o local de votação?

Como disse, brevemente, no tópico anterior, consultar o local de votação pela internet é a maneira mais prática. O processo é simples e você não precisa se preocupar para realizar a consulta. Confira abaixo no passo a passo como proceder:

1 – Entre no site do Tribunal Superior Eleitoral por meio do endereço www.tse.jus.br.

2 – Dentro do site oficial, clique na opção “Eleitor e eleições” e logo em seguida, em um sub-menu intitulado “Serviços ao eleitor”, disponibilizados no menu superior da página.

3 – Com isso você será redirecionado a página de Serviços ao eleitor, onde deverá clicar no link “título de eleitor”, localizado nas opções centrais do site.

4 – Na página que será aberta você verá a disponibilidade de dois links, dentro da opção “Título e local de votação”, clique naquela que for de sua preferência. As opções são de as de consulta por nome do eleitor ou então número do título eleitoral.

5 – Escolhida a opção desejada, basta preencher o formulário com as informações solicitadas.

Para consulta por número do título de eleitor você precisará colocar o número do seu título, sua data de nascimento e nome da sua mãe, mudando apenas o campo número para nome completo, na opção de consulta por nome.

descobrir local votação

Como consultar pelo número do título?

Ter o número do seu título de eleitor em mãos é um facilitador na hora de consultar a sua zona de votação. Com ele e mais algumas informações básicas, no site do Tribunal Superior Eleitoral, você tem as informações do número da sua zona eleitoral, local de votação e endereço.

Biometria eleitoral

A biometria eleitoral foi uma opção proposta pelo Tribunal Superior Regional para tornar o processo de votação e possíveis consultas mais práticas e seguras. Com o cadastro você vota utilizando apenas a sua impressão digital como comprovante de identidade.

E essa alternativa já não é apenas uma opção, na maioria dos estados e cidades brasileiras, o cadastramento se tornou obrigatório na maior parte delas, a partir do final do ano de 2017.

Para saber se sua cidade está inclusa no cadastro de municípios onde o cadastro biométrico é obrigatório, você poderá acessar a página do TRE do seu estado. E fique esperto! O não cadastramento nessa opção tornará impossibilitada a sua votação.

Para acessar o site do Tribunal Eleitoral Regional do seu domicílio é bem simples e fácil, eles seguem a mesma nomenclatura de endereço, por exemplo, para acessar a página do estado de MG você deverá proceder ao endereço www.tre-mg.jus.br, bastando apenas mudar a abreviação do seu estado, no corpo do endereço, para consultar outros tribunais regionais.

Tão importante quanto saber o seu local de votação, é preciso votar no dia das eleições. Estamos passando por um período de insatisfação política, onde os governantes que nos representam não cumprem suas promessas e acabam agindo com improbidade no exercício de seus cargos.

Portanto, pelo voto, escolhendo bem seu candidato e não votando novamente naqueles que de alguma maneira tenham traído a nossa confiança, é que poderemos mudar o cenário político atual.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *