Identidade digital: Para que serve? Como emitir? Qual a importância?

Identidade digital: Para que serve? Como emitir? Qual a importância?

A identidade digital, também conhecida como certificado digital é um documento virtual que visa facilitar a apresentação do documento por meio de meios digitais. Com ela você reduz seus custos e garante a autenticidade do seu documento de identidade, facilitando os processos burocráticos.

Para ajudar você a entender melhor como funciona a identidade digital e como e onde fazer a sua, elaboramos esse artigo. Aqui você também confere a importância desse formato de documento de identificação e fica sabendo se ela substitui o documento de papel. Confira

O que é a identidade digital?

A identidade digital nada mais é do que um documento que fica armazenado virtualmente no seu computador, celular ou qualquer outra mídia digital e que tem a mesma validade da identidade de papel. Ele serve como um documento legal e pode ser usado para diversos fins, garantindo autenticidade, validade jurídica e proteção das transações na internet.

Como fazer? 

A identidade digital é emitida pela Caixa Econômica Federal e para fazê-la você deverá realizar os processos de emissão orientados pelo banco. No site www.certificado.caixa.gov.br você encontra um link intitulado “Certificado Digital”, clicando nele você verá a opção “Emitir”, bastando clicar nele para fazer a requisição da sua identidade digital.

Onde fazer a identidade digital?

Para fazer sua identidade digital você deverá proceder ao site da Caixa por meio do endereço www.caixa.gov.br e digitar no campo de busca intitulado “Busque na Caixa” a frase “Identidade Digital”. Feito isso, serão mostrados os resultados da busca, clique em “Identidade Digital”, geralmente é o resultado que está em primeiro lugar na pesquisa.

Agora será exibida uma página com diversas opções para o documento digital. Dentre elas, localizada no menu superior, você verá a opção “Emitir”, clique nela. Seram apresentadas duas opções de roteiros de emissão que você deverá ler antes de emitir o seu documento, roteiro para Certificado Digital A1 e roteiro para Certificado Digital A3.

Já ciente das orientações basta clicar em “Emitir” que você será redirecionado a uma página onde será solicitado o número do seu CPF para dar início ao processo. Preencha com suas informações e clique em “PROCURAR“. Feito isso serão solicitadas diversas informações e processos que você deverá preencher e seguir para que seu documento seja emitido.

Como usar?

Quando você emite sua identidade digital, também conhecida como certificado digital de pessoa física, você receberá um par de chaves criptografadas e únicas para cada pessoa. As duas chaves são geradas de forma automática e aleatória.

Essas duas chaves podem ser armazenadas, para uso futuro, em uma mídia de armazenamento eletrônico ou então em uma nuvem na internet. Dessa forma quando você precisar utilizar o seu documento de identidade eletronicamente, pode, por meio online, submeter esse arquivo de chaves que foi gerado anteriormente.

Por ser um documento que pode ficara armazenado na nuvem você pode acessá-lo a qualquer tempo por meio online e remoto, não importando em que lugar do mundo você esteja. Tendo um computador ou celular e uma conexão com a internet você já terá todas as ferramentas necessárias para utilizar a sua identidade.

campanha identidade

Importância da identidade digital 

A identidade digital é uma forma moderna e segura de atestar as suas transações pela internet sem a necessidade de ter que apresentar o documento de papel. Geralmente o documento deve ser apresentado no formato autenticado, o que leva a gerar custos e morosidade no processo. Com a versão digital você fica livre desses processos.

Com a identidade digital você pode enviar e-mails assinados oficialmente e até mesmo secretos. Pode também contratar serviços online, delegar poderes e autorizações a terceiros e muito mais. Tudo que precisar da sua assinatura autenticada poderá ser substituído pela identidade digital, nos meios digitais, claro.

Substitui a de papel?

O documento digital é uma forma de você facilitar e deixar mais seguras as suas transações online, contudo, a versão digital da identidade não substitui o documento de papel. É muito importante que no seu dia a dia você esteja sempre em posse do documento impresso para que ele sirva como seu identificador e também para comprovar a autenticidade das suas informações pessoais.

E fica a dica. Em breve será implementada em todo o território nacional o documento único de identificação. Esse documento, que de certa forma funciona como uma versão digital dos seus documentos pessoais, reunirá CPF, Identidade e Carteira de Motorista em um único cartão com leitor digital. Fique atento para fazer o seu assim que estiver disponível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *