Extrato INSS: Descubra como ter acesso ao seu!

Extrato INSS: Descubra como ter acesso ao seu!

Consultar o extrato INSS completo é um direito de todo trabalhador contribuinte. Para assegurar este direito, foi criada uma página no site do INSS onde é possível verifica e acompanhar seu extrato. Além dessa página existem outros canais pelos quais você pode se informar. A consulta pode ser feita toda online. Esta medida foi tomada com a intenção de facilitar a consulta. Além de verificar seu extrato, através deste canais você pode tirar dúvidas sobre sua contribuição e seu extrato INSS. Neste post você terá acesso a diversas informações sobre este assunto. Para saber mais, leia o texto até o final!

INSS o que é?

Pode parecer estranho mais muito gente não sabe ao certo o que é o INSS. O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é um órgão vinculado ao Ministério da Previdência Social que tem com função principal recolher contribuições dos trabalhadores e também de empresas. É através destas contribuições que é possível realizar pagamentos aos trabalhadores, como: aposentadoria, pensão, auxílio doença, entre outros. Lembrando que estes benefícios são concedidos de acordo com normas preestabelecidas pelo Ministério do Trabalho. Extrato INSS

Como funciona a contribuição do INSS?

A contribuição para o INSS é realizada mensalmente quando o cidadão está trabalhando de carteira assinada. Você não precisa efetuar este pagamento com o boleto ou algo desse tipo, pois o desconto ocorro diretamente na folha de pagamento.

No caso de pessoas que não estão registrados, ou seja, não trabalham com carteira assinada podem contribuir de forma autônoma. Neste caso o trabalhador irá efetuar o pagamento diretamente. Para isto é necessário que se compareça a uma agência do INSS e escolha a forma de pagamento e valor que deseja pagar. A partir dessas informações será disponibilizado um carnê e com ele você pode efetuar os pagamentos mensalmente como se estivesse trabalhando de carteira assinada.

Consulta Extrato INSS 2017

A forma mais rápida de consultar o extrato do seu INSS é através da internet. Online a obtenção das suas informações é feita de forma mais rápida. Para “armazenar” estas informações o INSS conta com a contribuição da DATAPREV. Trata-se de um empresa do setor tecnológico, responsável pelo armazenamento de informações. Assim, a DATAPREV disponibiliza para os contribuintes uma forma de acesso ao extrato do INSS. Para consultar basta acessar o Site da DATAPREV na aba do INSS.

Para obter as informações através do site é necessário ter em mãos alguns documentos. São eles:

  • Nome completo do contribuinte
  • Número do CPF
  • Data de nascimento
  • Número do benefício do INSS

Após preencher os dados e clicar em visualizar você será direcionado para uma página com diversos relatórios onde poderá visualizar o extrato INSS com as informações de todo sei histórico de contribuição.

Além de ter acesso ao extrato do INSS nesse site você consegue ter acesso as outras informações e realizar outros serviços. E através do Site do INSS você pode obter informações sobre outros benefícios, como: empréstimo consignado, requerimento de auxílios (exemplo: auxílio doença). Através do site você também consegue se informar sobre os endereços das agências o INSS e encontrar a mais próxima de você.

Extrato INSS

Telefone para consulta INSS

Caso deseje entrar em contato com o INSS através do telefone, você deve entrar em contato através do telefone: 135. O atendimento é disponibilizado de segunda a sábado, das 7h às 22h, sempre no horário de Brasília.

Cálculo: Tabela INSS

Os cálculos do INSS são realizados através de uma tabela. O valores da tabela são baseados na categoria e salário do contribuinte. Isso vai variar para contribuintes empregados, empregadas domésticas, autônomos, individuais ou facultativos.

Para calcular o seu INSS basta multiplicar o salário bruto pela alíquota da sua faixa de renda.  A alíquota é o tributo que incide sobre o valor da algo que é tributado. Para descobrir a alíquota da sua faixa de renda, basta entrar no Site da Previdência Social.

Para saber mais sobre o cálculo do seu INSS, acesse o site e para retirar dúvidas entre em contato com o Atendimento do INSS pelo135.

Gostou da nossas informações sobre extrato INSS? Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *