Decoração Rupestre: Cerâmica, madeira, pedra… tudo para uma decoração linda!

Decoração Rupestre: Cerâmica, madeira, pedra… tudo para uma decoração linda!

Se você está passando pelo momento de de reformar ou construir sua casa, ou ainda, está buscando itens para deixar o seu lar com a sua cara, que tal conhecer o estilo de decoração rupestre? Se você é uma pessoa que gosta dos elementos da natureza, e de uma decoração mais rústica e simples, vai gostar de saber do que estamos falando. Veja a seguir em que consiste esse estilo de decoração, quais são os principais elementos, e como aproveitar essas dicas na decoração da sua casa.

Mas, o que é que o estilo de decoração rupestres?

Bom, a primeira coisa que você precisa entender sobre esse conceito de decoração é que ele é diretamente influenciado pelas pinturas rupestres, que são aquelas inscrições em pedra (geralmente dentro das cavernas) feito por nossos ancestrais, algumas com mais de 50 mil anos.

A decoração rupestre tem tudo a ver com a forma que essas pessoas viviam e como eles se relacionavam com a natureza. É importante pensar, por exemplo, que eles não tinham acesso ao aço, e usavam muita madeira, barro, pedra e cerâmica principalmente como utensílios domésticos e ferramentas para facilitar a sua vida principalmente na cozinha e na caça.

Veja a seguir algumas dicas para quem deseja adotar elementos da decoração rupestre na sua casa:

  • Abuse dos objetos de cerâmica. Pode ser vasos, jarras, panelas, vasos para as plantas.
  • Falando em plantas, elas também são uma aliada de quem gosta desse estilo de decoração mais rústico. As plantas vão ser responsáveis por dar cor e vida para a sua casa.
  • As pedras também devem estar presentes, e você pode usá-las em arranjos de flores, em jardins, e se você for do estilo mais ousada, pode até fazer uma parede revestida em pedra na sua casa ou apartamento. Fica incrível!
  • As louças de cerâmica com pintura rupestre também dão um charme a mais e resgatam essa essência. Você já encontra no mercado o jogo completo de xícaras, pratos, jarros, bule, bandejas etc que são inspiradas na arte rupestre e vão deixar qualquer refeição mais estilosa.

decoração rupestre

Arte rupestre

Mesmo se tratando de uma expressão muito simples, os inscrições e desenhos feitos nas cavernas são consideradas arte, e possuem um significado muito importante e que nos ajuda a entender como era a vida das pessoas que viviam neste período. A partir desses desenhos e palavras é possível saber como eles viviam, o que comiam e como se relacionavam.

Atualmente a arte rupestre serve de inspiração para utensílios e decorações que usamos na nossa casa, em meio a tanta modernidade. Se você gosta deste estilo, pode ser interessante reproduzir as pinturas em quadros, em aquarelas, em pinturas, em estampas para almofadas, mantas, etc. Ou seja, onde a sua imaginação permitir.

Por hoje é isso, pessoal! Esperamos que vocês tenham gostado das dicas de hoje!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *