Comprar dólar: Aprenda TUDO sobre o assunto AQUI!

Comprar dólar: Aprenda TUDO sobre o assunto AQUI!

Investir é uma palavra que atrai cada vez mais brasileiros preocupados com o presente e o futuro. Isso porque usar o dinheiro da maneira certa pode ser sinônimo de bons rendimentos que garantem a realização de sonhos, como uma boa aposentadoria e a compra da casa própria. Uma das formas de investir é ao comprar dólar, mas será que realmente vale a pena?

Confira abaixo uma análise detalhada sobre o ato de comprar dólar e decida se essa é realmente a melhor forma de investir o seu dinheiro. Vamos conferir!

Onde comprar?

A maneira mais tradicional de se comprar dólar é pelas casas de câmbio.

Existem diversas espalhadas por várias cidades do país, até mesmo em algumas agências bancárias, como do Banco do Brasil, é possível fazer essa troca de moeda.

Há também a possibilidade de você colocar o seu dinheiro em alguma corretora de valores e ela própria transformar os seus reais em dólares como uma forma de investimento.

O Banco Central tem uma lista de preços que mostra os bancos e casas de câmbio que vendem dólar.

Lá, é possível ver onde comprar a moeda pelo preço mais barato.comprar dolar

Vale a pena comprar dólar e guardar?

Essa é uma resposta que depende muito da situação econômica do país. Só lembrar que em 2008, o dólar chegou a custar R$ 1,56. Um valor extremamente baixo.

Quem trocou, naquela época, real por dólar, viu o seu patrimônio mais do que dobrar de valor em 2015, quando o dólar chegou a valer R$ 3,99.

Ou seja, o ideal é comprar dólar quando a economia do Brasil estiver muito forte e o valor da moeda bem baixo.

Deixe esse dinheiro guardado e no caso de uma crise econômica, em que o real for desvalorizado, você refaz a troca e recebe um bom dinheiro a mais.

Só há um problema, com o passar dos anos, a inflação aumenta e o valor real do dinheiro diminui. Com isso, mil dólares que há 10 anos era muito dinheiro, após passar esse período deixa de ser tão valioso assim.

Esse é o único risco que você tem ao comprar dólar.

É melhor comprar dólar no Brasil ou nos EUA?

Isso vai depender muito das taxas cobradas no momento em que você fizer a troca da moeda. No Brasil, por exemplo, é cobrado um imposto chamado IOF.

Se você comprar dólar aqui, vai ter que pagar por esse imposto. Mas engana-se quem acha que nos Estados Unidos é diferente. Lá também há taxas e impostos para a troca de câmbio.

Atualmente, é mais vantajoso você levar o dinheiro em real para os EUA e trocar lá por dólar.

Fique atento às casas de câmbio, nem todas aceitam a moeda brasileira e há um limite na troca.

Às vezes você chega com dez mil reais e o banco só troca até cinco mil.

comprar dólar

Comprar dólar de pessoa física é crime?

Toda e qualquer operação de câmbio que não respeite os impostos e leis brasileiras é crime. Ou seja, comprar dólar de uma pessoa física que, provavelmente, não paga os impostos para realizar esse serviço é sim ilegal.

Essas pessoas são chamadas de doleiras e é um dos crimes financeiros mais comuns do Brasil.

Se você for pego trocando moeda com pessoas e empresas não regularizadas pode acabar na cadeia. Tome muito cuidado com isso!

Quando saber a hora certa de comprar?

O valor comum do dólar para mostrar que a economia brasileira está boa é entre 2 e 3 reais. Se estiver acima de 3 reais, não é um bom momento para comprar dólar.

Se estiver abaixo desse valor, principalmente menor que 2,50, pode comprar que será um bom investimento.

O único risco que pode ocorrer é da moeda estrangeira não valorizar ou desvalorizar ainda mais. Por isso, a compra de dólar como investimento requer paciência e tempo.

Demoram anos, normalmente, para a moeda mudar de patamar e se tornar interessante para compra ou venda.

A melhor forma de investir o seu dinheiro é nos investimentos tradicionais de renda fixa, como o Tesouro Nacional, CDB, LCI e LCA. O risco é muito baixo e o seu dinheiro vai render com base no valor real dele naquele determinado momento.Ou seja, com pouca perda de valor de mercado.

Já ouviu falar sobre o Bitcoin? Se você se interessa pelo assunto, não pode perder esse texto!

Caso tenha gostado deste texto, compartilhe-o com seus amigos nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *