Como tirar título de eleitor: Dá para fazer pela internet? Veja o passo a passo!

Como tirar título de eleitor: Dá para fazer pela internet? Veja o passo a passo!

Está na constituição federal, todo cidadão brasileiro, com idade entre 18 e 70 anos tem a obrigação de exercer o direito ao voto. Portanto, para esses indivíduos, portar o título eleitoral é mais do que tudo um dever. Para lhe ajudar nesse processo, explicaremos melhor, por meio desse artigo, como tirar o título de eleitor.

Passo a passo para tirar o título de eleitor

Como é um ato cívico obrigatório, não tendo como se isentar dele, tirar o título eleitoral o quanto antes é importante. Você fica quite com a justiça eleitoral e evita diversas sanções aplicadas àqueles que estão inadimplentes como, por exemplo, a impossibilidade de tirar passaporte e se matricular em uma instituição de ensino federal.

Confira o passo a passo:

Você deverá proceder ao cartório eleitoral da sua cidade ou então a algum posto de atendimento de mesma característica, do seu município de residência, munido da seguinte documentação:

  • Documento de identificação válido que poderá ser carteira de trabalho, carteiras emitidas por órgãos reguladores de profissão, carteira de identidade, certidão de casamento ou nascimento.   Os documentos carteira nacional de habilitação e o novo passaporte não são aceitos.
  • Comprovante de endereço recente, com menos de três meses de emissão.
  • Comprovante de quitação com as obrigações militares, para solicitantes do sexo masculino e que já tenham 18 anos completos, uma vez que você poderá tirar o seu título e votar a partir dos 16 anos de idade.

Lembre-se, o voto e alistamento são obrigatórios a todos os brasileiros que tenham entre 18 e 70 anos de idade, sendo o alistamento inerente apenas aos homens. Já o voto e o alistamento são facultativos a jovens, de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70 anos.

Especificamente aos brasileiros naturalizados, a documentação básica é a mesma, porém além desses documentos você deverá apresentar um certificado de naturalização ou então um certificado provisório de naturalização, concedido pelo ministério da justiça.

Alguns cartórios, dependendo da cidade e estado, possuem a prerrogativa de solicitar documentos complementares, e para saber dessas especificidades, proceda até o site do cartório regional da sua região.

Para acessar é fácil e os endereços das páginas, de cada estado, seguem a mesma nomenclatura. Por exemplo, para acessar a página do TRE do Paraná o endereço é www.tre-pr.jus.br e para mudar o estado, basta mudar a abreviação do estado no corpo do endereço da página.

Como tirar a segunda via do título?

Na necessidade de solicitação de uma segunda via do título de eleitor, o cidadão poderá fazê-lo até 10 dias antes do dia da eleição, no cartório eleitoral da zona onde está lotado. Contudo se você estiver fora do seu domicílio eleitoral, essa solicitação deverá ser realizada a pelo 60 dias antes das eleições.

Para tirar a segunda via do título de eleitor você deverá estar portando um documento de identificação com foto, não sendo válido o passaporte e certidão de casamento, se casado, ou de nascimento.

Fique atento! Para fazer a solicitação você deverá estar quite com as suas obrigações eleitorais, não podendo haver ter débitos multas, aplicadas por infrações na obrigatoriedade de votar ou então justificar o voto.

Outros condicionantes para a solicitação:

  • Não possuir nenhum tipo de condenação judicial em que a pena não tenha sido integralmente cumprida.
  • Ter sido interditado por sentença judicial definitiva.
  • Não ter prestado o serviço militar obrigatório, paras os homens.

tirar o título pela internet

Tem como tirar pela internet?

Não completamente. Pela internet você poderá fazer um pré-atendimento, que irá facilitar o processo de emissão do seu título. Mesmo depois de fazer a solicitação pela internet, você deverá proceder a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral, munido da documentação obrigatória exigida.

Biometria eleitoral

A biometria nas eleições foi uma alternativa encontrada pelo TSE para tornar o processo de voto muito mais seguro e prático, por meio do cadastro do título para a opção biométrica, não sendo necessário estar em posse do seu título de eleitor no dia da votação.

E saiba! O cadastro na opção biométrica se tornou obrigatório na maioria dos estados e cidades da federação. Para saber mais a respeito das cidades em que o cadastro é obrigatório, acesse o Tribunal Regional Eleitoral do seu estado.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *