Como remarcar passagem aérea: Veja os procedimentos e seus direitos!

Como remarcar passagem aérea: Veja os procedimentos e seus direitos!

Precisa cancelar uma passagem aérea já comprada? É possível pedir restituição do valor? Mudar a data? Veja aqui como remarcar passagem aérea e mais!

Comprar uma passagem naquela super promoção de última hora, aproveitar o preço para a realização de um sonho. Não é todo dia que temos esta oportunidade! E quando temos é tudo na correria para não perder a chance.  Porém, em alguns casos isso pode gerar algum problema. Uma data escolhida na correria pode ser um empecilho e ai você precisará alterar ou cancelar a passagem.  Isso tudo pode gerar muita dor de cabeça se você não souber como agir.

Pensando em nossos leitores que já passaram ou estão passando por uma situação semelhante a essa, elaboramos um artigo especial sobre remarcação de passagem ou cancelamento. Disponibilizamos um passo a passo do que você deve fazer nestas situações.

Aprenda como exigir seus direitos nesses momentos, saiba em quais situações o reembolso é possível, veja como alterar a data da sua passagem diretamente pelo site das companhias aéreas. Veja tudo isso a seguir.

Como remarcar passagem aérea?

Situações em que alguém compra uma passagem aérea e por causa de algum imprevisto não pode mais ir na viagem,  é uma situação comum e que pode acontecer na vida de todo mundo. Porém, é uma situação que pode causar dor de cabeça se você não tiver bem informado.

Por sorte você tem três opções para fazer uma remarcação de data ou hora da sua passagem aérea. Se surgiu um imprevisto ou um compromisso inadiável, você poderá fazer sua remarcação através do telefone de atendimento ao consumidor da companhia aérea escolhida. A  remarcação também pode ser feita pessoalmente no aeroporto ou em alguma loja e agência de viagem credenciada pela companhia aérea.  Outra opção e a forma mais comum, pelo próprio site da companhia. Vale ressaltar que pelo telefone é a forma mais fácil e simples. O atendente poderá fazer a transação pra você e te informar de todas as tarifas, multas e taxas que poderão ser pagas.

Para fazer sua remarcação tenha em mãos os seus documentos, RG, CPF e o código de localização da sua passagem. Este código é dado quando a compra é realizada. Todas as formas de remarcação exigirão esses documentos.Como remarcar passagem aérea

Como remarcar passagem aérea no site

Fazer remarcação pelo site é simples e os procedimentos são muito semelhantes entre as companhias.

  • Entre no site da companhia aérea de sua passagem. Faça o login com seu e-mail e senha. Entre na área do cliente e procure “Meus voos” ou “ Seus voos”. Localize nesta tela qual o voo que você quer alterar, o da ida ou o da volta. Faça um de cada vez, se for o caso.
  • Altere a data ou o horário do voo que você quer remarcar. Verifique se todas as informações novas estão corretas e confirme sua alteração.
  • Ao final aparecerá o saldo que você pagará por alterar o seu voo.
  • Pague com cartão de crédito e recebe no seu e-mail a confirmação da alteração feita e pronto!

E o cancelamento da passagem? Quais os meus direitos?

Muitos consumidores não sabem, mas há um artigo especial no Código de Defesa do Consumidor que é a cláusula de arrependimento. Nesta cláusula garante até sete dias para se arrepender de uma compra feita fora do estabelecimento, como internet ou telefone. Assim quando você demonstrar seu interesse no cancelamento, a empresa deverá ressarcir todo seu investimento.

Art. 49 do CDC: “O consumidor pode desistir do contrato, NO PRAZO DE sete DIAS a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer FORA DO ESTABELECIMENTO COMERCIAL, especialmente por telefone ou a domicílio.
Parágrafo único. Se o consumidor exercitar o direito de arrependimento previsto neste artigo, os valores eventualmente pagos, a qualquer título, durante o prazo de reflexão, serão devolvidos, DE IMEDIATO, monetariamente atualizados.”

Como remarcar passagem aérea

O artigo 49 do CDC tem o intuito de proteger o consumidor de práticas abusivas das empresas e das vendas fora do estabelecimento físico do serviço oferecido.

Se você comprou sua passagem e no prazo de 7 dias após a compra se arrependeu e quer cancelar o seu voo, esse direito é resguardado pela lei. Tente o cancelamento através do telefone, ou através do site ou por e-mail da companhia aérea. Se houver alguma negativa dessa ação por conta da companhia, se a companhia se recusar a devolver o dinheiro da passagem, recolha provas dessa negativa, pelo telefone peça o protocolo de atendimento e por e-mail ou site, imprima a página correspondente ao seu pedido. Com essas provas vá ao PROCON do seu município ou entre na Justiça de Pequenas Causas. O direito de cancelamento em 7 dias é do consumidor e o dever da empresa de restituir o dinheiro investido.

Gostou da nossas dicas sobre como remarcar passagem aérea? Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *