Cartão BOM: Consulta de saldo. Recarga. Como usar? Conheça aqui!

Cartão BOM: Consulta de saldo. Recarga. Como usar? Conheça aqui!

O Cartão BOM é um bilhete eletrônico desenvolvido para os paulistas que utilizam com frequência o transporte urbano. Com mais de 10 anos operando bilhetagem eletrônico e mais de 5 milhões de cartões emitidos, o Cartão BOM é ideal para aqueles que utilizam as linhas intermunicipais da região metropolitana da cidade de São Paulo. Além disso, os clientes podem utilizar-lo em mais de 6 mil ônibus da região metropolitana, além de ser aceito no sistema metroferroviário.

Confira abaixo as principais dúvidas a respeito dos serviços oferecidos pelo Cartão Bom:

Passe Livre

 

O passe livre, por meio do cartão Bom, oferece gratuidade no transporte público para estudantes das redes publica e privada. Para garantir o direito ao benefício o estudante deve se enquadrar em algumas exigências

  • Primeiramente o estudante deve estar devidamente matriculado em uma instituição de ensino publico ou privado. Para os alunos matriculados em escolas públicas a gratuidade é garantida nos tipos de ensino: Fundamental/Médio, Pronatec, Curso Técnico, Profissionalizante, Superior e Pós graduação.
  • Já para os estudantes de escola privada é garantida a gratuidade em quase todos os tipos de ensino da escola publica, excluindo apenas os ensinos fundamental e médio. Também tem direito a gratuidade, aqueles que estejam cursando curso superior pelo PROUNI, FIES, Cotas Sociais e Escola da Família.
  • Além dos requisitos de tipo de ensino, é exigido também, que o aluno beneficiário tenha renda familiar per capita comprovada inferior a 1,5 salário mínimo vigente. Sabe como calcular a renda per capita da sua família?  Basta você somar todas as pessoas que moram na sua casa e dividir a soma de todas as rendas por esse numero.

 

Para obter o passe livre por meio do Cartão BOM, o aluno deverá procurar a sua instituição de ensino para fazer um cadastro e solicitar o benefício.  Os aptos ao benefício deverão recolher à EMTU/SP o valor referente a 7 tarifas piso, por meio de boleto bancário.

tipos cartão BOM

Tipos de Cartão BOM

 

O cartão BOM beneficia todos os cidadãos, segue abaixo os tipos de Cartão:

  • Cartão BOM Vale-Transporte-  Feito especialmente para você ir trabalhar com tranquilidade
  • Cartão BOM Empresarial- Cartão fornecido para empresas, “utilizações corporativas”
  • Cartão BOM Escolar- Desenvolvido para alunos e professores
  • Cartão BOM Comum- Citado anteriormente, é voltado para os cidadãos que utilizam as linhas intermunicipais da Região Metropolitana de SP, estações do Metrô e da CPTM, dentre outros
  • Cartão BOM Sênior- Concede gratuidade para os cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos
  • Cartão BOM Especial- O cartão é concedido às pessoas com deficiência, cuja gravidade comprometa sua capacidade de trabalho ou, menores de 16 anos com deficiência

 

Cartão Bom para estudantes

 

Para os estudantes e professores o cartão Bom Escolar é o ideal na hora de garantir os seus direitos. Além do benefício do Passe Livre, citado no tópico anterior, o cartão escolar garante 50% de desconto em alguns casos em que a gratuidade total não é garantida.

Tem direito ao cartão Bom Escolar alunos matriculados em instituições de ensino e professores no exercício da profissão que residam a mais de 1km de distancia da instituição de ensino. Confira abaixo algumas vantagens de se utilizar o cartão:

Descontos ou gratuidade no uso do transporte público metropolitano

Mais segurança, pois não há necessidade de andar com dinheiro, e no caso de perda ou roubo você poderá transferir seu saldo para outro cartão, após bloqueio do anterior.

É muito mais prático e rápido utilizar o cartão quando comparado ao pagamento com dinheiro, isso ajuda a agilizar o embarque e desembarque de passageiros.

Fazer a recarga de créditos do seu cartão é muito fácil e são disponibilizados diversos canais para isso. Você poderá recarregar-lo por meio da central eletrônica de atendimento (site), quiosques de atendimento e diversos outros estabelecimentos autorizados.

Como consultar o saldo?

 

Para consultar o saldo do seu cartão, você pode instalar o aplicativo do Cartão BOM no seu celular, ou então, basta acessar o site bomatendimento.cartaobom.net , entrar com o seu CPF e senha, caso já possua cadastro. Caso ainda não tenha feito o seu cadastro, basta clicar em “Novo Usuário, Faça Seu Cadastro Aqui!”, localizado abaixo do botão “Entrar“.

Ao acessar a área de usuário do cartão você terá acesso a diversos serviços de auto-atendimento, além da consulta de saldo. Alguns serviços oferecidos são:

1- Alteração cadastral;

2- Consulta recargas de crédito pendentes;

3- Local e data de retirada de cartão;

4- Extrato do cartão;

5- Cancelamento de cartão.

Qual o telefone do Cartão BOM?

 

Para entrar em contato por telefone com o cartão Bom ligue:

0800 77 11 800 – Para capitais e regiões metropolitanas (telefone fixo).

(11) 3888-2200 – Para capitais e regiões metropolitanas (celular).

O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 7h Às 20h. Sábados das 8h às 14h.

Além do atendimento pelo telefone você pode entrar em contato com o cartão pelos postos de atendimento e chat online, por meio da página da empresa. No caso de atendimento eletrônico o funcionamento é diário e 24h.

Os postos de atendimento físico são:

  • Quiosques nos metrôs Tatuapé, Tietê, Tucuruvi e Vila Prudente.
  • Poupatempo de Guarulhos, Itaquera, Osasco, São Bernardo do Campo e Taboão da Serra.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *