Confira nossas super dicas para escolher ar condicionado e faça a melhor compra!

Confira nossas super dicas para escolher ar condicionado e faça a melhor compra!

Foi-se o tempo em que o  ar-condicionado era um item presente apenas nos lares das famílias com melhores condições econômicas, no mundo de hoje ele se tornou um item popular, sendo disponibilizado em diversos tipos de funcionamento, cada um com adequações específicas para os tipos de ambiente e demanda de serviço.

Na hora de comprar, o cliente pode escolher um aparelho com função única (esfriar ou esquentar), além de outros que tem função dupla.Claro que o preço vai variar de acordo com a potência e modelo, por isso é bom sempre ter certeza do que se está levando para casa. Assim, hoje vamos te dar algumas dicas que vão ajudar nessa escolha. Acompanhe.

Dicas para escolher ar-condicionado

É muito importante ter em mente qual o tipo de ambiente em que o aparelho será instalado. Cada m² corresponde a uma necessidade específicas de BTUs.

Existem algumas métricas de mercado para o tamanho do ambiente e a potência desejada por você, para o horário da tarde, quando há maior incidência de sol, são necessários:

6m² – 7.500 BTUs
12m² – 10.000 BTUs
20m² – 12.000 BTUs
40m² – 21.000 BTUs
50m² – 30.000 BTUs

O ar-condicionado portátil é indicado para ambientes pequenos, em média com 20 m², já que a capacidade de BTUs é baixa. Geralmente é a escolha que proprietários de imóveis que não podem sofrer mudanças na estrutura, devido às regras do condomínio.Outra questão importante é saber qual o modelo ideal, pois existem os mais clássicos, que são os janeleiros, que são adaptáveis para ambientes que apresentam algumas restrições. O Split tem algumas versões diferentes, podendo até mesmo agregar elementos presentes no janeleiro. Os splits são mais silenciosos e os que mais vendem, portanto a tendência é que os preços caíam com o passar do tempo, tendo em vista a grande demanda de mercado que este tipo de aparelho tem.

Os modelos portáteis também conquistaram uma boa fatia do mercado, e tem sido responsáveis por pelo menos 20% das vendas atualmente. Muita gente ainda se questiona se o ar condicionado portatil é bom, mas tudo irá depender do seu espaço e da potência que você precisa.

Como comprar ar condicionado barato?

No verão é extremamente difícil encontrar promoções como no inverno, tendo em vista que é a época com maior necessidade, algo que faz com que o mercado se ajuste a condição. Para conseguir boas promoções, o período certo é o pós-verão, quando sobras ficam em estoque e preços de liquidação são estabelecidos pelas lojas.

No verão, a maior dica é ficar atento aos preços da internet e sempre conferir as promoções relâmpago que são lançadas pelas lojas. O único empecilho da compra online é o valor do frete, que muitas vezes acaba igualando o preço com o de uma compra convencional.

Cuidados ao comprar ar condicionado

Dê preferência para comprar de marcas reconhecidas no mercado, que sejam habilitadas pelos órgãos reguladores e apresentem boa moral no mercado. Após comprar, apenas chame profissionais autorizados pelas empresas, tendo em vista que estes terão a habilitação adequada para realizar a instalação e posteriormente a manutenção. Verifique os prazos e sempre que necessário chame o profissional para realizar revisões.

Um fator que deve ser levado bastante em consideração é o gasto de energia, por isso escolha um aparelho que tenha bom status no quesito de consumo, além de procurar manter os ambientes fechados, fazendo com que o serviço do aparelho seja mais rápido e eficiente.

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que as dicas tenham sido úteis e que consigam com sucesso escolher seu ar condicionado e ficar livre do calor.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários.

One Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *