AFS: Quer fazer um intercâmbio? Veja como com esse programa!

AFS: Quer fazer um intercâmbio? Veja como com esse programa!

Se você tem vontade de fazer um intercâmbio, conhecer outras culturas e participar de experiências completamente diferentes, provavelmente já pesquisou ou já quis saber a respeito da AFS. Muitas pessoas têm dúvidas se é uma organização confiável, como fazer para conseguir um intercâmbio, se há bolsas e outras informações importantes.

Caso você seja uma dessas pessoas, os seus problemas acabaram. Isso porque este texto vai tirar todas as suas dúvidas a respeito da AFS. Confira nos próximos tópicos!

O que é AFS?

A AFS Intercultural Programs é uma organização não governamental que foi criada em 1915 nos Estados Unidos com o intuito de oferecer intercâmbios culturais para pessoas que desejam ser voluntárias em programas internacionais de educação, cultura, esporte e outros.

É uma forma de você conhecer um outro país, participar ativamente da vida dos habitantes desse local e, ainda por cima, realizar um trabalho voluntário. Muitas pessoas têm buscado esse tipo de intercâmbio para viver uma experiência real mesmo dentro de outros países e não apenas fazer passeios de turista, mas mudar algo para melhor na realidade dos habitantes dessas nações.

Como funciona?

A AFS, assim como outras organizações do ramo, possuem uma série de programas diferentes em vários países. Você vai entrar no site da instituição, escolher um desses programas, marcar uma entrevista e, depois disso, a AFS vai definir se você foi escolhido, o valor que deve ser pago, entre outras informações relevantes.

Depois disso tudo, você decide se realmente vai querer ir, prepara a documentação, paga o que for necessário e aí é só preparar as malas e esperar a data de partida. Muitos desses trabalhos voluntários não precisam saber outra língua, uma facilidade muito boa para quem ainda não sabe falar inglês, francês ou espanhol, mas quer iniciar um intercâmbio cultural em outro país.

Além do trabalho voluntário, a AFS oferece outros tipos de intercâmbio: curso de idiomas, programa de férias para adolescentes, estágio no exterior e intercâmbio para adultos.

Intercâmbio

Existem diversas possibilidades de intercâmbio oferecidas pela AFS, de todos os tipos, para todos os cantos do planeta. Se você tiver interessa, basta entrar no site da organização e procurar algum programa que seja do seu interesse e que esteja dentro dos seus recursos, já que precisa de dinheiro para poder fazê-los.

Mapa e passaporte

Bolsa

Em alguns casos específicos, a AFS oferece bolsas de intercâmbio em conjunto com algumas instituições do exterior. Para saber quais são as disponíveis, basta entrar no site da AFS, clicar no link “Bolsas” e conferir se existe algum programa com disponibilidade de bolsas.

As bolsas podem ser as mais variadas possíveis. As mais comuns são de trabalho voluntário. A pessoa vai fazer um trabalho em algum país do mundo e recebe um valor pelo tempo que vai ficar lá, além de acomodação e alimentação. Porém, existem também bolsas de estudo e de outros tipos.

Quem pode participar?

Qualquer pessoa pode participar e fazer algum tipo de intercâmbio, vai depender dos detalhes impostos em cada um dos programas. Tem situações em que é preciso que a pessoa seja adulta e fale outra língua, outros casos podem ser adolescentes, ou, então, não tem a necessidade de saber outra língua.

Cada caso é um caso e precisa ser analisado de forma individualizada. O que se pode afirmar é que na AFS você vai encontrar possibilidades de intercâmbio para qualquer tipo de pessoa. Basta fazer uma boa pesquisa, ou conversar com os atendentes da organização que você vai achar um programa feito para você!

Como participar?

Para participar, basta entrar no site da AFS, buscar o tipo de intercâmbio, a duração, o país e a sua idade para definir quais são as opções disponíveis. Depois disso é só seguir com o cadastro e esperar o contato da organização para ser feita a entrevista e passar para você os demais passos.

Inscrições

O cadastro e as inscrições para participar dos programas da AFS são feitos pelo site oficial da organização.

Valores

Cada tipo de intercâmbio tem um valor diferente, os valores podem ir de 2 mil dólares até 30 mil dólares, a depender do tipo de programa que você escolher. 

Confira também nosso post sobre Estudar nos EUA.

Se tiver gostado deste texto sobre a AFS e conhecer alguém que se interessa por esse tipo de intercâmbio, compartilhe estas informações com essa pessoa por meio das suas redes sociais.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *