Polifenol: O que é? Para que serve? Quais Benefícios? Confira!

Polifenol: O que é? Para que serve? Quais Benefícios? Confira!

Considerado “a essência da longevidade”, o Polifenol está presente em vários alimentos, e oferece muitos benefícios para a saúde, ajudando a manter o seu corpo saudável. Saber as substâncias e alimentos que podem fortalecer a nossa saúde e evitar vários tipos de doença é muito importante, assim como saber o que fazer quando apenas a alimentação não é suficiente para que o corpo funcione da forma ideal, já que nem sempre conseguimos ingerir a quantidade correta, além de o organismo nem sempre absorver a quantidade total de nutrientes.

No artigo de hoje vamos falar da importância do Polifenol, os benefícios que ele oferece e como você pode aumentar o consumo dessa substância.

O que é Polifenol?

Polifenol é um micronutriente presente em vários tipos de alimentos, e que tem ação importante na manutenção da saúde e do funcionamento do organismo, funcionando como um antioxidante, protegendo o corpo contra várias doenças e fortalecendo o sistema imunológico.

Para que serve?

Além das informações que já falamos, é importante citar que já foram identificados mais de 8000 polifenóis, e apesar de todos eles serem importantes e oferecerem benefícios para a saúde, os seus efeitos dependem da quantidade consumida e da sua biodisponibilidade, que, segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), é a extensão da absorção do Polifenol (e de outros princípios ativos) pelo organismo.

O Polifenol serve para garantir a manutenção da saúde do organismo, agindo de formas diferentes, de acordo com a sua categoria, ou tipo, como falaremos a seguir.

Tipos de polifenóis

O polifenol pode ser subdivididos em quatro categorias:

  • Flavonoides: Polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;
  • Estilbenos: tem propriedades que ajudam a diminuir o colesterol “ruim” e a aumentar o colesterol “bom” no sangue. Entre eles o resveratrol é o mais conhecido;
  • Lignanas: Tem poder antioxidante e é encontrado nas sementes de linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e em certas hortaliças;
  • Ácidos fenólicos: Também chamados de componentes fenólicos, tem ação antioxidante e está presente no chá verde, na canela, no café e em frutas como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.

Benefícios

Os maiores benefícios que o Polifenol oferece são:

  • Maior resistência imunológica
  • Melhor recuperação muscular
  • Menores riscos de desenvolver doenças crônicas, como o diabetes tipo 2, câncer e Alzheimer
  • Proteção do sistema cardiovascular
  • Ajuda a equilibrar a flora intestinal e a proteger a saúde gastrointestinal
  • Prevenção do câncer
  • Retardamento do envelhecimento

vinho e chocolate amargo ricos em Polifenol

Alimentos ricos em Polifenol

Os alimentos ricos em Polifenol desempenham uma ação antioxidante no organismo, protegendo o corpo de doenças como o câncer, diabetes, osteoporose e doenças cardiovasculares.

Para aumentar a ingestão de polifenol, vale incluir alimentos como chá verde, chá branco, vinho tinto, chocolate amargo, frutas (uvas, cereja, laranja, limão, maçã, amora, morango, caju, jabuticaba, mirtilo, ameixa e damasco), legumes e verduras (couve, couve-flor, tomate, alho, cebola, espinafre, repolho, rabanete, escarola, mostarda, nabo, beterraba), oleaginosas (castanhas, nozes, amendoins, amêndoas, pistache), ervas aromáticas e especiarias (alecrim, manjericão, manjerona, sálvia, alfavaca, gengibre, canela, cúrcuma, cravo da índia, orégano seco), leite de soja, feijão preto e azeite extra virgem na sua alimentação, mas, como falamos, nem sempre é possível garantir uma boa biodisponibilidade, ou a quantidade que o corpo precisa, e por isso existe o suplemento Vital 4k, que falaremos a seguir.

Gostou das nossas informações sobre Polifenol? Este post te ajudou de alguma maneira? Deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *