Mahamudra: O que é? Quais os benefícios? Onde fazer? Confira!

Mahamudra: O que é? Quais os benefícios? Onde fazer? Confira!

De vez em quando uma modalidade esportiva nova entra na moda, e quem gosta de novidade e foge de atividades rotineiras correm para se inscrever. Você já ouviu falar em uma aula que combina esportes aeróbicos, acrobacias, lutas marciais, Crossfit, ioga, meditação e muito mais? Essa modalidade chama-se Mahamudra, e apesar de ter sido fundada em 2013 pelo atleta paulista Cesar Curt, só agora, depois que alguns famosos aderiram à essa filosofia, que a Mahamudra ficou conhecida.

Se você ficou interessado, não deixe de ler o artigo de hoje, pois vamos dar todos os detalhes, falar dos benefícios dessa atividade para o corpo, a mente e o espírito, te contar quanto custa e muito mais.

O que é Mahamudra?

Mahamudra significa “grande gesto” em sânscrito, idioma indiano, ou “hiper consciência” no budismo tibetano, e é tido como meio para o autoconhecimento. Por isso, mais que uma atividade física, a Mahamudra é considerada uma filosofia de vida, que visa melhorar os três pilares das pessoas que praticam essa atividade (corpo, mente e espírito, ou saúde corporal, saúde mental e saúde espiritual), que é, segundo os seus fundadores, a única forma de ter qualidade de vida.

Essa atividade é um método de desenvolvimento humano e na evolução constante, que ajuda a extrair o melhor de seus participantes.

fundadores do Mahamudra Brasil

Como funciona?

Tudo que é feito nas aulas de Mahamudra é baseado primeiramente na respiração, já que segundo os criadores do movimento, a vida se inicia e se encerra com a respiração. Então, só depois que a pessoa domina a técnica de respiração e passa a ter controle sobre ela, é que se iniciam as práticas corporais, como a Yoga, as lutas, o treinamento funcional, ginástica aeróbica e circuitos militares, entre outros.

Toda aula termina com uma sessão chamada “Sono Profundo”, para aquietar a mente , seguida de uma roda feita pelos alunos, que conversam sobre suas metas físicas e profissionais.

As turmas têm 25 alunos e são separadas por nível de desenvolvimento, para iniciantes, intermediários e pessoas com nível avançado, além da elite, que separam as pessoas respeitando o limite físico de cada um.

Os encontros acontecem três vezes por semana, geralmente em locais abertos, como parques e praias, e cada dia tem uma aula de uma hora de duração com um foco diferente: força, resistência ou técnica.

Além das aulas normais, uma vez por mês tem o “aulão”, com os alunos e professores de todas as turmas para uma interação e para treinar juntos, além do Maha Ride, que é um treino de bicicleta e mountain bike e o Maha Fight, focado nas artes marciais e corridas.

Benefícios 

Além do próprio desenvolvimento pessoal nos três pilares que citamos anteriormente (corpo, alma e espírito), a Mahamudra é uma opção interessante para quem busca uma atividade diferente das oferecidas em academias, e os alunos apresentam uma grande melhora no condicionamento físico, com mais fôlego, flexibilidade, resistência e força, além, é claro, da definição muscular.

A redução do stress e da ansiedade, o aumento da qualidade de vida e da consciência corporal também são fatores citados pelos alunos como principais benefícios da Mahamudra.

Onde praticar Mahamudra?

Infelizmente ainda não existem muitos locais que oferecem o método Mahamudra, que está presente em estados como Rio de Janeiro (Capital), São Paulo (Capital e ABC), Santa Catarina (Balneário Camboriú e Florianópolis), Bahia (Salvador), Goiânia (Goiás), Mato Grosso do Sul (Campo Grande) e Paraná (Londrina).

Por conta disso, em alguns lugares as turmas chegam a ter fila de espera.

homem e mulher praticando o Mahamudra

Valores

Como falamos, existem turmas de Mahamudra em vários lugares do Brasil, e por isso, os valores podem variar bastante. Além disso, os valores também podem variar no mesmo lugar (Parque Ibirapuera, em São Paulo, por exemplo), em horários diferentes.

Para mais informações, indicamos acessar o site oficial do Mahamudra Brasil ou ir a um dos locais e procurar pelo coach responsável pela aula.

Informações gerais

Além das informações que demos acima, vale citar também mais algumas informações gerais, para eliminar as suas possíveis dúvidas e curiosidades:

  • Assim como os outros exercícios, pode acontecer uma variação entre as pessoas sobre o tempo que começam a reparar os primeiros resultados, mas a média da Mahamudra é de três meses, tanto para resultados físicos quanto psicológicos.
  • Cada aula pode eliminar de 700 a 2000 calorias.
  • Quem busca hipertrofia muscular ou precisa de acompanhamento por causa de limitações físicas, o ideal é buscar outro tipo de atividade.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *