Inhame: Conheça todas as propriedade e maneiras de consumir ele!

Inhame: Conheça todas as propriedade e maneiras de consumir ele!

O inhame é um alimento que está muito presente na mesa de milhões de brasileiros. Cultivado principalmente em áreas tropicais, a região nordeste do Brasil é a principal produtora desse alimento e assim acaba sendo também a maior consumidora desse alimento em todo o país, contudo, as outras regiões não ficam de fora dessa, e esse produto é consumido ao longo de todo o país, mesmo quem em menores escalas.

O inhame é um tubérculo muito conhecido originário da áfrica. Os primeiros povos a ter contato com o com esse produto foram os índios, ele, além de ser muito saboroso é um aliado para pessoas que estão em busca emagrecer, e ainda possui propriedades medicinais, sendo um excelente “remédio caseiro” muito recomendado por vários médicos e especialistas. Ele possui propriedades terapêuticas e ainda serve para cura de várias doenças que acometem a população humana. Se você deseja conhecer todos os benefícios que o ele pode te trazer, continue lendo esse artigo que a seguir eu irei falar tudo o que você deveria saber sobre esse alimento.

Faz bem pra saúde?

Ele é um alimento muito conhecido entre a população brasileira, porém, não são todas as pessoas que possuem conhecimento sobre todos os benefícios que esse alimento poderá trazer para o seu corpo. O inhame é um alimento que possui propriedades que fazem muito bem a saúde do ser humano, e por isso é cada vez mais recomendável  a ingestão frequente desse alimento pelos médicos.

Ele  pode ser consumido de várias formas, tanto cru como cozido, frito, assado, purês, sopas, pão e deliciosos bolos. Todas essas variações do uso do inhame fazem muito bem a saúde. Além do mais, ao ser servido o ele pode estar acompanhado de verduras, peixes ou qualquer outro alimento que você achar adequado, sem contar que ainda é de fácil digestão, por isso pode ser consumido por pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e idosos.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ele, deve está curioso para saber quais os benefícios que esse alimento pode trazer a sua saúde. Esse tubérculo serve para ajudar a eliminar todas as impurezas que existem no seu sangue, assim como para ajudar na cura da Sífilis, fortalecer os gânglios linfáticos e o sistema imunológico, e ainda para ajudar no tratamento e na prevenção de várias doenças como febre amarela, malária e dengue. O valor nutritivo do inhame é bem maior do que o das batatas.

Ajuda a emagrecer?

Além dos diversos benefícios já citados do inhame, outra propriedade desse alimento é o emagrecimento. O Inhame é um aliado para quem deseja está em busca de perder peso e está fazendo alguma dieta. O Inhame só não pode ser ingerido em excesso. Quando ingerido em quantidades adequadas e preparado sem muito sal e sem muita gordura, ele é um grande aliado para quem está em busca do emagrecimento. Esse alimento pode ser substituído pela batata doce.

Receitas com inhame

A seguir eu separei 2 receitas com inhame que são excelentes:

Sopa de inhame

Ingredientes:

  • ½ kg de inhame descascado;
  • Corante;
  • Sal a gosto;
  • 1 colher de sopa de óleo.

Modo de preparo:

  1. Leve uma panela ao fogo, acrescente o óleo e o sal e deixe esquentar por alguns minutos;
  2. Em seguida acrescente o corante;
  3. Coloque o inhame e mexa por alguns segundos.
  4. Acrescente água até tampar todo o inhame;
  5. Deixe cozinhar até que ele comece a amolecer.
  6. Desligue o fogo e sirva conforme sua preferência.

Pão de inhame

Ingredientes:

  • Fermento para pão – 10 gramas;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 1 colher de sopa de açúcar;
  • 2 colheres de sopa de sal;
  • 2 xícaras de inhame (cozido em purê);
  • 4 xícaras de farinha de trigo.
  • Água morna (serve a que foi utilizada para o cozimento do inhame);

Modo de preparo

  1. Descasque o inhame e leve-o para cozinhar até que comece a derretes;
  2. Após cozido, guarde a água e amasse o até virar um”purê”;
  3. Em uma vasilha dissolva o fermento com a água morna;
  4. Misture todos os ingredientes e vá acrescentando o trigo aos poucos;
  5. Sova a massa até que ela não grude mais na panela;
  6. Cubra a massa e deixe crescer por cerca de 1 hora;
  7. Modele dois pães e coloque para assar por aproximadamente 40 minutos.
  8. Sirva após esfriar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *