BPA: Saiba se ela faz mal a sua saúde e como evitar!

BPA: Saiba se ela faz mal a sua saúde e como evitar!

BPA é a sigla da palavra Bisfenol A. O Bisfenol A, é uma substância muito presente em nosso dia a dia, mas que muitas vezes acaba passando despercebida, o BPA é uma toxina muito usada na fabricação de plásticos para deixa-los mais maleáveis. A liberação abusiva dessa toxina pode causar danos a saúde das crianças e por isso é necessário um maior cuidado. Uma curiosidade que poucas pessoas conhecem sobre essa toxina, é que ela pode ser liberada mais de 50 vezes mais rápido quando entra em contato com o calor, seja o calor do micro-ondas, da máquina de lavar louça, da água quente ou até dos alimentos e bebidas quentes. Por isso é necessário muito cuidado na hora de usar essas vasilhas. Se você quer saber um pouco mais sobre esse grande vilão que está escondido em sua cozinha, continue lendo esse artigo que nós falaremos um pouco mais sobre ele.

Onde podemos encontrar a substancia BPA?

Essa perigosa substância pode ser encontrada em vários utensílios, veja a seguir uma lista com alguns deles:

  • Algumas mamadeiras de plástico;
  • Em vasilhas de plásticos, principalmente as que vão muito ao micro-ondas ou que possui muito contato com alimentos e bebidas quentes;
  • Em copos infantis;
  • Em garrafas reutilizáveis de água;
  • Em garrafas de 5l.

Lembramos que a toxina BPA pode ser encontrada nesses utensílios, porém não é uma regra que todos esses produtos poderão te trazer a contaminação. Por isso é necessário analisar cada produto atentamente e prestando bastante atenção no rótulo desses produtos.

bpa

Como evitar?

A melhor forma de evitar correr riscos com objetos que contém BPA é ficando sempre atento aos rótulos dos produtos que contém policarbonato em sua composição e possuam os números 3 ou 7 em seu símbolo de reciclagem. Caso o produto não contenha essas informações é melhor evita-los.

A contaminação por  esse produto se dá, na maioria das vezes através da ingestão da BPA que se desprende dos recipientes de plásticos e contaminam o alimento, sem que individuo perceba. Por isso, para quem possui bebês ou crianças pequenas, é aconselhável que evite alimentá-los através de utensílios de plásticos. Outra dica é evitar usar coisas quentes em vasilhas de plásticos e/ou leva-las ao micro-ondas e a máquinas de lavar louça, pois essa é uma das maneiras mais práticas e fáceis de tentar evitar que essa substancia contamine você e sua família.

BPA em crianças?

De todos os grupos de pessoas, os bebês e as crianças são as que estão mais propensas a serem contaminadas com a BPA, por isso é necessário que as mamães tenham um cuidado redobrado na hora de escolher os utensílios que servirão para alimentar o seu bebê, e nunca compre-os sem olhar bem o seu rótulo. Alguns produtos veem com um selo, que certifica que aquele produto está livre das substancias que contém a BPA, assim, esses são os produtos mais indicados para os bebês.

Alguma providência está sendo tomada?

Sim. No Brasil, a fim de acabar com os riscos de contaminação pela BPA, a ANVISA proibiu, desde 2011 a fabricação de mamadeiras que contém essa substancia, com isso algumas marcas já aboliram o uso de BPA em todos os seus produtos que são destinados a crianças. Outra medida que já está sendo usada por algumas empresas, é fabricar mamadeiras em matérias que não sejam de plástico, assim, as mamães que preferem não correr o risco, poderão abolir de vez o uso de utensílios de plástico para uso do seu bebê.

Não é frescura nem cuidado exagerado. A substância tóxica Bisfenol A é muito grave e pode trazer sérios riscos a saúde humana, principalmente das crianças. Por isso, as mamães devem estar sempre atentas ao tipo de utensilio que estão comprando para seu bebê, pois muitas vezes, ao comprar algo olhando apenas a sua aparência, você pode está levando para casa um grande vilão que comprometerá a saúde do seu filho.

Você já conhecia a BPA? Ainda ficou alguma dúvida sobre essa terrível substancia toxica? Caso queira fazer alguma observação ou alerta sobre o Bisfenol A deixe nos comentários para ajudar as outras pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *