Linkedin: Conheça a rede social feita para profissionais!

Linkedin: Conheça a rede social feita para profissionais!

Você já ouviu falar de LinkedIN? Sabe o que é? Para que ele serve? Como mexer nessa rede social? Algumas pessoas ainda não o conhecem realmente e têm muita curiosidade sobre o assunto. Se você é uma delas, o momento de saber de conhecer essa reder social é agora! Nos próximos tópicos você vai ler tudo a respeito. Fique bem atento, porque as suas dúvidas vão acabar agora e você vai entender como é o funcionamento dessa famosa rede social!

O que é o Linkedin?

O LinkedIN é uma rede social para profissionais. O seu objetivo principal é que patrões encontrem funcionários por meio dessa mídia, porém, no Brasil, ela se tornou mais uma rede de encontros, de networking, entre executivos e profissional com ensino superior.

A maior parte do público do LinkedIN no Brasil são os que têm cursos e especializações voltadas para as áreas de comunicação, de marketing, design, gestão, administração, vendas, recursos humanos e outros próximos mais a pessoas que buscam papéis de liderança dentro de empresas.

O LinkedIN foi feito, na verdade, para qualquer tipo de emprego, independente da área, do nível escolar da pessoa, ou qualquer outra característica. Porém, no Brasil ele ganhou ares elitizados e hoje é utilizado mais por executivos, CEOs e pessoas que pretendem ser isso algum dia.

No LinkedIN também é possível procurar empregos de forma direta e inscrever-se a vagas de emprego. Além de apresentar no perfil o seu currículo, preferências e experiências. Porém, a sua principal atuação no Brasil é mesmo na questão do networking.

Para que serve?

O objetivo real do LinkedIN é a oferta, a procura e a efetivação de empregos, dos mais diversos possíveis. Isso dá certo em muitos países, mas no Brasil ele acabou indo automaticamente para outras áreas importantes do mercado de trabalho.

Aqui é mais comum que as pessoas usem o LinkedIN para ler artigos de profissionais importantes da área, entrar em contato com eles, fazer networking, mostrar o quanto entende do mercado em que tua e se fazer de autoridade, de alguém que pode ser uma liderança em determinada área.

No fim das contas, quem traça essa estratégia e a executa corretamente acaba conseguindo emprego, que é o objetivo principal do LinkedIN. Mas apenas para aquelas pessoas mais elitizadas, com cursos superiores, que falam mais de uma língua e buscam cargos de liderança.

Linkedin como funciona

Como funciona o Linkedin?

O LinkedIN é uma rede social como qualquer outra. A diferença é apenas o objetivo dela que é profissional. Você vai fazer o seu perfil, colocar as suas informações e dados pessoas e profissionais, colocar uma foto, uma capa, adicionar amigos, seguir páginas de empresas, entrar em grupos e tudo que se faz em uma rede social qualquer.

O que algumas pessoas ainda erram é a forma como se portar nessa rede social. Como é uma rede de trabalho profissional, a não que você seja modelo de moda praia ou salva-vidas, não faz sentido colocar uma foto de perfil com trajes de banho, por exemplo e frases motivacionais como se fosse o Instagram.

A ideia é realmente de uma rede social profissional, então a foto tem que ser adequada, a linguagem utilizada também, o que se escreve deve fazer sentido, ser objetivo e a pessoa precisa fazer parte de grupos que têm a ver com a profissão dela. Lá não é lugar para outros tipos de discussões, apenas as relacionadas a trabalho.

É de graça?

O LinkedIN é uma rede social gratuita, só que a pessoa pode escolher a versão premium que dá acesso a outras funcionalidades que a normal e essa é paga. Mas dá para participar de praticamente tudo sem pagar nada.

Normalmente quem paga o LinkedIN são as próprias empresas e empresários que entram lá na busca de funcionários e profissionais para liderarem os seus empreendimentos. O restante das pessoas utilizam o LinkedIN de forma gratuita.

Funcionalidades

Existem algumas funcionalidades disponíveis no LinkedIN, como participar de grupos, publicar textos, vídeos, fotos e o que bem entender, interagir com os seus contatos e com empresas, mandar mensagens para pessoas que ainda não fazem parte da sua rede de contatos e outras diversas.

Quem tem o premium tem funcionalidades a mais, como saber quais pessoas visitaram o perfil dela nos últimos dias e semanas, por exemplo.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida a respeito do LinkedIN e o seu uso, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *