Como fazer um site no Wix? Será que vale a pena?

Como fazer um site no Wix? Será que vale a pena?

Foi-se o tempo que só quem tinha dinheiro pra investir poderia criar um site legal para divulgar o trabalho e fazer dinheiro. Hoje em dia é muito mais simples fazer seu próprio negócio de forma gratuita com plataformas que podem ajudar a dar aquele start no seu business. O Wix é uma dessas opções que oferece hospedagem de website sem pagar nada. Então se o seu problema era grana, pode começar já!

Mas você não sabe como fazer um site no Wix? Não tem ideia por onde começar? Então vem que vamos te ajudar nessa!

O que é o Wix e como funciona?

O Wix é uma ferramenta na web que oferece hospedagem de sites para que você possa criar o seu de forma gratuita e simples. O funcionamento é quase como o de um blog, há as opções de temas prontos e você vai escolhendo conforme a cara que pretende dar ao seu site. É quase um site “semi-pronto” em que você vai escolhendo, clicando e arrastando para montar do jeito que deseja.

Passo a passo para fazer um site no Wix

Como dito, o Wix é bem simples e tranquilo de mexer. É questão de seguir as orientações que o próprio site te dá e ir fuçando. Confira o passo a passo:

  • O primeiro passo é criar uma conta no site. É só acessar: https://pt.wix.com/ e clicar em “Comece Já”. Daí é só cadastrar seu e-mail ou fazer login com a conta do Facebook ou do Google. A última opção é sempre a mais rápida, pois dali ele já puxa algumas informações que você precisará preencher depois.
  • Assim que cadastrado, sua conta já estará criada. É o momento de escolher em qual categoria seu site irá se encaixar. Existem várias opções e se não tiver exatamente a categoria que você acredita que o seu site é, procure pela qual tiver mais próxima. Caso fique muito na dúvida, fique tranquilo pois é possível editar depois.
  • Quando você seleciona a categoria desejada, o Wix abre um recurso específico para o ramo que você irá criar o site. Ele terá um sistema preparado para aquele tipo de serviço, mostrará parcerias, enfim, é como falamos, o site já vem semi-pronto mesmo.
  • Para dar início a personalização do seu site, clique em “Começar Já”. Estará disponível para você uma galeria com vários templates para você criar o design todo do seu site. Os templates que aparecem são de acordo com a sua categoria escolhida. Por isso é importante nesse momento decidir exatamente qual categoria usar, porque todo o resto irá seguir essa linha. Para escolher o template é possível visualizar como irá ficar antes de decidir definitivamente. Por isso teste bastante para ter certeza de que será a cara do seu site.
  • Após escolhido, clique em “Edite este site” para que você possa editar algumas ferramentas e configurações do template. Dependendo do escolhido é possível editar fonte, cores, lugares em que cada coisa irá ficar e por aí vai. Lembre-se sempre de testar bastante, aliás, isso será a cara do site. Por isso reserve um tempo bom para isso.
  • Na hora de testar fique tranquilo que é bem simples. É só ir clicando para inserir o que deseja e apagar quando achar necessário.
  • Depois de customizar do jeitinho que você quer, é a hora de publicar na internet para que ele possa ser acessado por todo mundo. É só clicar em “Publicar” que fica no próprio editor e seu site estará visível para todos. Nesse momento também é preciso definir um domínio, o endereço do seu site. Daí é só completar e pronto!
  • Uma dica é já começar a criar seu Wix com todo uma ideia pronta. Tenha já definido o nome, o que você quer passar, ideias de templates, etc. Desta forma a criação do site é mais rápida. Para te ajudar, pesquise bastante e tenha referências do que você gosta e que são populares na área desejada.

fazer um site no wix

Vale a pena fazer um site no Wix?

Então, essa pergunta só deverá ser respondida por você mesmo conforme seus interesses ao criar um site. O que acontece é que você deve pesar as ferramentas que uma plataforma gratuita oferece. Por exemplo, não é possível super personalizar e deixar do jeitinho que está na sua cabeça. Os recursos são limitados e pode ser que algumas ferramentas não possam ser adicionadas. Para ter tudo isso é disponibilizado a versão premium em que é necessário investir um dinheiro mensalmente. O que recomenda-se é que se o seu caso for criar um site menor, com pouca quantidade de visitas mensais, é uma ótima para você experimentar e talvez migrar para uma plataforma paga quando seu site começar a crescer. Mas caso você esteja com planos maiores e até prefere ter maior liberdade criativa sobre o seu site, talvez seja mais indicado procurar outros tipos de plataformas que irão suprir suas necessidades e desejos.

Dá pra montar uma loja virtual no wix?

Dá sim, o problema é que o Wix não é muito recomendado para esse tipo de negócio. Por ter um serviço gratuito mais limitado, ele peca bastante em termos de SEO que é importantíssimo para o e-commerce nos dias de hoje. Se você deseja criar uma loja virtual que visa o crescimento, o melhor é já começar em um site que você possa ter tudo para não ter dois trabalhos.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *