Como criar um canal no Youtube? Como fazer ele dar dinheiro?

Como criar um canal no Youtube? Como fazer ele dar dinheiro?

Você já pensou em como um canal do Youtube, além de diversão, pode ajudar a divulgar seu trabalho e reforçar uma comunicação mais direta com o seu público? Uma das formas de se comunicar que mais cresceu no meio do marketing digital que também virou trabalho de muita gente (famosos youtubers), o Youtube ocupa a 4ª posição no ranking das mais populares no Brasil. De uma plataforma para abrigar vídeos, o site acabou se tornando uma rede social de troca de informações muito ricas.

Você está querendo criar um canal para se divertir ou reforçar o marketing da sua empresa? Confira aqui como criar um canal no Youtube e dicas de como ele pode ser uma plataforma rentável de muito sucesso.

Como criar um canal no Youtube

Para criar o canal não tem muito segredo e o passo a passo é bem tranquilo de fazer.

  • A primeira coisa a se saber é que você pode já ter uma conta no Youtube com seu login do gmail mesmo. Então não é necessário criar uma nova conta se você já tiver como vincular o e-mail com a plataforma.
  • Caso você não tenha uma conta vinculada ao google, é só criar com suas informações básicas um login.
  • Faça o login, clique em “Configurações do YouTube”, depois em “Recursos adicionais” e “Criar um novo canal”.
  • A primeira coisa é escolher o nome, mas saiba que se você ainda não sabe o que colocar é possível editar posteriormente.
  • O próximo passo é selecionar a categoria que pode ser: “Artes, entretenimento e esportes”, “Produto ou marca”, “Empresa, instituição ou organização” e “Outro”. Escolha a que mais se encaixa na sua proposta e concorde com os termos e condições para  prosseguir.
  • Uma página será aberta e para acessar seu canal é só clicar no ícone indicado no canto superior direito para selecionar o que você acabou de criar.
  • Agora é a hora de clicar em “Adicionar arte do canal” para deixar ele com sua personalidade conforme a proposta da sua ideia. É possível fazer upload de uma foto do seu computador, usar uma foto que esteja no perfil do Google+ ou escolher alguma que está na Galeria que o próprio Youtube oferece. Se atente as dimensões para a imagem ficar perfeita no espaço, que são de no mínimo 2560 x 1440 pixels e tamanho máximo de 4 MB.
  • Depois de selecionada, você terá uma prévia de como a foto irá ficar em dispositivos diferentes (computador, celular, tablet etc). Nesse momento é possível “Ajustar o corte” conforme você queira que apareça para as pessoas ou deixar como está clicando em “Selecionar”.
  • Agora com o canal já com foto, é o momento de editar as informações de texto. Clique em “Sobre” e lá adicione uma descrição resumida do que seu canal irá falar. Aproveite para deixar contato de e-mail, telefone, site/blog para que as pessoas possam se comunicar com você com facilidade.
  • Seu canal está pronto e o próprio Youtube irá gerar uma URL para ele. Para conseguir gerar uma URL personalizada do jeitinho que você quiser é preciso que você tenha uma situação regular do canal, com mais de 30 dias, mais de 500 inscritos, ter foto e arte.
  • Para carregar seu primeiro vídeo basta clicar em “Carregar” no canto superior direito da página e pronto: seu canal tem seu vídeo de apresentação.

criar canal youtube

Como fazer esse canal dar dinheiro?

Criar o canal parece simples né!? Mas e para fazer ele dar dinheiro? Daí é um pouquinho mais complexo e há muito o que se pensar. A primeira coisa é: seu público alvo está no Youtube? Você precisa saber disso para conseguir que ele te dê dinheiro. O resto é fazer tudo pensando em facilitar a comunicação com seu público e em como eles te acharão. Confira algumas dicas que ajudam a fazer um canal crescer e fazer sucesso:

  • Na hora de escolher o nome pense muito bem. Não basta criar um nome que só você curte, é difícil de lembrar e de digitar, ok? Pense no seu assunto foco e reflita no que as pessoas pensam quando pensam nesse assunto. Uma boa dica é pensar no que eles irão pesquisar no google quando pensam no seu tema, assim facilita que as pessoas que se interessam pelo o que você está criando te achem.
  • Crie uma marca para você. A foto de capa e do seu perfil devem traduzir a ideia do seu canal de forma simples e fácil de entender. A arte visual conta muito quando alguém visita o seu canal. Então é através dela que surge a oportunidade de ganhar seu público a primeira vista.
  • Sempre tenha um conteúdo bom. Sabemos que muitos youtubers começaram gravando em casa, conversando com a câmera e tals, mas eles começaram a ganhar dinheiro quando passaram a levar a sério. Por isso pesquise, tenha uma pauta, treine, tenha um equipamento de qualidade e capriche na edição. Um bom vídeo precisa oferecer boa informação e serviço de qualidade.
  • Estude sobre regras de SEO, marketing digital, Google Adwords e todo esse universo. Conhecer um pouco disso ou trabalhar com alguém que entende é primordial nos dias de hoje. Tudo isso irá te ajudar a trabalhar com palavras, conteúdo e a forma de passar essa informação pensando em como as pessoas irão te achar em meio à tantas opções pela internet. Então invista em conhecer essa área.
  • Sempre analise como o seu canal está indo. Tenha como tarefa semanal a análise de métricas como visualizações, curtidas, taxa de abandono, comentários etc. Isso tudo irá te ajudar a saber se você está indo no caminho certo ou errado.
  • Integre o canal a outras redes sociais, principalmente à um blog. Porque assim seu canal poderá ser divulgado de diferentes formas e atingir sempre mais pessoas.
  • E por último mas não menos importante: pesquise muito. Sempre esteja vendo canais de outras pessoas que seguem a sua mesma temática para ver como são seus concorrentes. Veja canais de grandes youtubers para entender a fórmula do sucesso. Para ganhar muito dinheiro no Youtube, apesar de ser acessível e parecer muito fácil, é preciso conhecimento e muito estudo.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *