Carro compartilhado: Como funciona e quais os benefícios? Contamos tudo aqui!

Carro compartilhado: Como funciona e quais os benefícios? Contamos tudo aqui!

Há alguns anos, a chamada teoria da economia do compartilhamento era apenas uma possibilidade para o mundo futuro. Nos dias atuais, já temos essa realidade bem visível e é possível se beneficiar dela a partir de diferentes formas. A tecnologia aplicada ao setor de mobilidade só vem crescendo nos últimos anos. Desde carro elétrico até pneu e asfalto inteligente, que gera energia com o atrito gerado entre eles. O carro compartilhado é um conceito interessante que une a ideia de economia de compartilhamento com a tecnologia.

Em algumas cidades, a realidade do carro compartilhado já está difundida entre as pessoas e principalmente, aqueles que mais utilizam os aparelhos de smartphone e estão ligados ao mundo da tecnologia.

A cada dia mais, essa opção de serviço, através dos conceitos da economia do compartilhamento, está conseguindo ganhar força e se tornando uma verdadeira tendência nas grandes cidades.

Claro que ainda existem algumas regiões onde esse serviço ainda não é aceito. No entanto, pelo sucesso que tem feito, os cidadãos mais antenados já começam a buscar algumas formas de conseguir trazer essa funcionalidade para o local onde moram e assim, poder aproveitar os benefícios dessa modalidade, diminuindo o trânsito que já é caótico na maioria das grandes cidades.

carro compartilhado appComo funciona o serviço de carro compartilhado

Algumas empresas como Zazcar, Pegcar, Parpe, Olacarro e Vamo, já possuem aplicativos disponíveis e totalmente operantes para que os usuários possam solicitar um carro e circular com o mesmo, dentro da área delimitada pela empresa.

Essa opção proporciona, além da diminuição de veículos nas cidades, economia de dinheiro aos usuários, uma vez que oferece opções mais baratas do que as tradicionais locadoras e por apenas o período necessário entre um deslocamento e outro.

Mesmo sendo possível encontrar diferentes empresas com essa opção de serviço, existem outras empresas como a General Motors, que possuem projetos em fase de testes para também conseguir iniciarem as suas atividades com esse serviço de carro compartilhado.

Seja qual for o aplicativo, basicamente você precisa ter uma conta para realizar o login e a partir disso, terá disponível as opções e funcionalidades que o serviço oferece.

Para realizar esse cadastro, será necessário disponibilizar algumas informações pessoais, carteira de habilitação e cartão de crédito.

Assim que o seu cadastro for aprovado, você poderá utilizar a plataforma para solicitar o veículo que estiver mais próximo e assim, utilizá-lo pelo período de tempo que desejar, podendo ser, por exemplo, apenas algumas horas. É válido lembrar que dependendo do aplicativo que você for utilizar, existe um tempo limite para chegar ao seu destino e disponibilizar novamente o veículo.

Para utilizar o veículo, você seleciona o ponto próximo ao seu local de partida e pode deixar o carro em outro, assim que finalizar o percurso, para que uma próxima pessoa utilize-o da mesma forma e tudo isso seja controlado apenas por um aplicativo.

No Brasil já são cerca de 8 mil veículos rodando através de compartilhamento, de acordo com o portal R7 Notícias e mais de 230 mil usuários cadastrados.

Benefícios para quem utiliza o serviço de carro compartilhado

Não tem como negar que o primeiro benefício para as pessoas que já utilizam o serviço de carro compartilhado, é a grande economia que esse serviço proporciona para os seus usuários, já que eles não precisam se preocupar com nenhum problema mecânico que possa surgir no veículo.

Claro que ainda existem alguns benefícios e principalmente, a liberdade para aqueles que possuem o seu carro próprio.

Mas para quem quer economizar, tanto com a compra como com os gastos em mecânica para manter um veículo, podendo contar com a mobilidade nos momentos que deseja, serviços como esse são os melhores.

Além disso, outro benefício é proporcionado também para o meio ambiente, uma vez que a partir dessa novidade em nossas cidades, muitas pessoas podem deixar o carro na garagem por mais tempo, para utilizar o serviço de compartilhamento somente quando realmente necessário, o que ajuda a diminuir a poluição do meio ambiente.

Outro benefício que também envolve mais pessoas, é a diminuição do congestionamento das grandes cidades, que a partir deste serviço podem ter a opção de ver menos carros circulando nas ruas. Inclusive os aplicativos de carona compartilhada também ajudam nesse novo cenário.

Se você ainda não sabe como utilizar ou deseja saber mais a respeito dos benefícios para si mesmo e também, para o meio ambiente sobre o serviço de carro compartilhado, pode começar fazendo um pequeno teste com os diversos aplicativos disponíveis nas grandes cidades.

Você vai perceber como é rápido, fácil e seguro e além disso, é bem provável que você vai querer utilizar mais de uma vez essa novidade que está crescendo cada vez mais em nosso país.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *