BlaBlaCar: Descubra o que é e como funciona!

BlaBlaCar: Descubra o que é e como funciona!

Entre os diversos tipos de aplicativos disponíveis para facilitar a sua vida estão o BlaBlaCar. Mas você sabe o que ele faz? Não? Sem problemas, a hora de descobrir isso é agora!

Confira nos próximos tópicos o que o BlaBlaCar, como ele funciona, se é seguro ou não e quais são as formas de pagamento dessa plataforma. 

O que é BlaBlaCar?

O BlaBlaCar é um aplicativo de caronas. Desde a popularização do Facebook, os pedidos e ofertas de caronas em viagens para cidades próximas e distantes aumentou muito.

O BlaBlaCar resolveu transformar essa conversa de grupos de redes sociais em um software e controla, com base no banco de dados, as ofertas, o valor cobrado, o número de motoristas e de passageiros.

blablabla car

 

Como funciona?

Se você é um passageiro em busca de uma carona, é bem simples encontrar um carro pelo BlaBlaCar. Primeiro é necessário fazer o download do aplicativo no seu celular.

Após isso, você faz um pequeno cadastro e pode escolher entre duas opções:

  • Carona na hora

Escreva o local de onde vai sair, para onde vai e quando deseja viajar. A partir daí vão aparecer possibilidades de carona, basta você escolher a que melhor te atender e fechar o pedido pelo próprio aplicativo.

  • Carona reservada

Também tem como você reservar uma carona para daqui a dois dias, uma semana, um mês, etc. Basta você preencher os dados de saída, chegada, data e fazer a reserva com o condutor.

O BlaBlaCar passa, inclusive, o número do celular do motorista para você entrar em contato diretamente com ele.

Já se você for o motorista, também é necessário fazer um cadastro na plataforma. Você vai informar o itinerário da viagem, com horário e o valor e, a partir daí, o seu anúncio estará disponível para os possíveis passageiros.

Existe a possibilidade de você colocar a confirmação manual, feita pelo próprio motorista, ou a automática, em que o aplicativo confirma os passageiros até a lotação máxima permitida para o veículo.

É seguro?

Assim como todos os aplicativos que trabalham com carros particulares, é preciso sim tomar certos cuidados para não ser surpreendido negativamente.

Procure motoristas e passageiros que tenham uma boa reputação na plataforma, com comentários e avaliações positivas.

Não há nenhum tipo de seguro proporcionado pela empresa, é você que vai ter que analisar o perfil da pessoa e confiar que vai dar tudo certo.

blablacar

 

Pagamento

O BlaBlaCar não interfere no pagamento das caronas, é apenas um aplicativo que ajuda o passageiro a encontrar o condutor. Com isso, a forma de pagamento é decidida entre ambos.

Há sim a possibilidade de ser feita uma atualização no aplicativo que permita o pagamento por ele e, assim, o BlaBlaCar receba uma porcentagem do valor, mas isso ainda não vale no Brasil. Em outros países já funciona dessa maneira.

É mais barato que ônibus?

A plataforma sugere um valor a ser cobrado pelo condutor, porém é apenas uma sugestão mesmo, ele pode decidir por cobrar mais barato ou mais caro.

Como é um transporte entre parceiros, o comum é que o valor da carona seja muito menor que o da passagem de ônibus.

Se algum condutor cobrar um valor parecido ou maior é caso até de denunciar ao aplicativo, porque é uma prova de que não é uma carona, mas sim uma viagem paga pelos passageiros, como se fosse um ônibus de verdade.

“Só Para Elas”

Apesar de o mundo estar no século XXI, ainda é muito perigoso para mulheres viajarem em carros que só tenham homens, infelizmente.

Por isso, a BlaBlaCar criou o “Só Para Elas”, uma forma de pedir carona pela plataforma em que apenas mulheres estarão dentro do carro, sejam passageiras ou condutora.

Recentemente no Brasil houve um caso em que uma mulher foi assassinada ao oferecer uma carona para um homem. Esse fato é mais uma prova de que é necessário tomar bastante cuidado antes de fechar uma viagem.

Se você for mulher e for viajar sozinha, prefira ir pelo “Só Para Elas”.

O BlaBlaCar, na realidade, é um intermediário entre o condutor e os passageiros. Ele não é um aplicativo pago, não cobra nada de ninguém e apenas faz com o que o encontro aconteça.

É mais uma forma de facilitar a sua vida.

Gosta desse assunto? Que tal ler um texto cheio de informações sobre Uber? Clique aqui!

Se tiver gostado deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *