Aptoide: Veja aqui como funciona essa alternativa ao Google Play!

Aptoide: Veja aqui como funciona essa alternativa ao Google Play!

Se você tem um celular Android e cansou de usar ou não quer mais dar aquela moral para o Google Play, existem centenas de opções de aplicativos parecidos espalhados pela rede. Um deles e o mais diferente de todos é o Aptoide.

Muita gente ainda não ouviu falar dele, mas o Aptoide tem crescido bastante e pode ser uma verdadeira revolução no mundo empresarial tecnológico. Veja, nos tópicos a seguir, o porquê dessa afirmação!

Aptoide: O que é?

O Aptoide é um aplicativo de baixar aplicativos, assim como o Google Play e o Apple Store. A diferença é que ele funciona de uma forma bem diferente do que os outros gigantes do ramo. No lugar da própria empresa inserir os aplicativos que vão estar disponíveis para download, é o próprio usuário que cria canais de distribuição dentro do Aptoide.

É como se fosse uma cooperativa mesmo. Você abre a sua conta, coloca dez tipos de aplicativos diferentes lá e aguarda para que as pessoas procurem por eles e comecem a baixá-los. É como se fosse uma rede social, um fórum de aplicativos. Uma forma bem diferente de compartilhar tecnologia, não é mesmo?

E esse jeito de fazer as coisas funcionarem tem feito o Aptoide crescer bastante em todo o planeta. São mais de 400 mil aplicativos espalhados pelo programa e com 4 bilhões de downloads já feitos até hoje. Números bem altos para um software ainda pouco conhecido em boa parte do mundo.

Como instalar?

Essa é talvez a principal dúvida de pessoas que querem ter o Aptoide em seus celulares. Como baixar o aplicativo, sendo que ele não vem já no celular?

Embora muitos pensem que é possível baixar o concorrente do Google no próprio aplicativo do Google, não é bem assim que funciona. Para baixar o Aptoide, você precisa entrar no site oficial da empresa e fazer o download do aplicativo para celular.

Ele funciona apenas em celulares Android. Tanto é que para as pessoas colocarem aplicativos dentro da plataforma precisam ter a extensão .apk que é a própria do Android. Não serve para IOS ou Windows Phone.

Interface do Aptoide

Aptoide Lite

Aptoide Lite é o nome completo dado à loja de aplicativos cooperados da Aptoide. Você entra no site oficial, baixa o programa para o seu celular e começa a baixar e comprar aplicativos de vários usuários do mundo inteiro.

Outra dúvida frequente é a de que esse sistema pode provocar a entrada de vírus e hackers nos celulares das pessoas, mas o Aptoide funciona como uma empresa colaborativa mesmo, estilo o Wikipedia. Sempre que aparece algo errado, os próprios profissionais da empresa e os demais colaboradores e usuários denunciam e retiram esses aplicativos do ar.

Com isso, a chance do seu celular ser infectado é remota. É a mesma chance que você tem ao baixar algum aplicativo pelo Google Play ou Apple Store. Antes do programa ser compartilhado e difundido, ele já vai ser excluído da plataforma para que as pessoas não tenham problemas com aplicativos infectados.

Para IOS

Ainda não existe Aptoide para IOS. É uma loja de aplicativos próprio para celulares Android e isso é facilmente explicável. A Apple é uma empresa que é dona do equipamento e da tecnologia. Ela é diferente de praticamente todas as outras empresas do ramo que são donas ou de um ou de outro.

O Android é uma tecnologia utilizada em qualquer tipo de celular, tirando os da Apple e os da Windows, que tentou copiar a Apple, mas não tem dado muito certo. Ou seja, é muito mais fácil você criar um dispositivo que funcione em celulares com tecnologia Android do que nesses outros tipos de tecnologia que são bem mais fechados e controlados.

Para PC

Os aplicativos disponíveis no Aptoide são de extensão .apk, ou seja funcionam apenas em celulares Android. Porém, é possível que você baixe algum programa de conversão e faça com que esses programas funcionem também no seu computador.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o uso do Aptoide, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *