Queda de cabelo em mulheres: Causas e tratamentos!

Queda de cabelo em mulheres: Causas e tratamentos!

A queda de cabelo tira o sono de milhares de mulheres, uma vez que os fios começam a cair de uma hora para a outra e em muitos casos, as causas são desconhecidas pelas pessoas. Além de, proteger o couro cabelo e o crânio, as madeixas também são um adorno (principalmente para as mulheres), visto que um penteado bem feito pode fazer toda a diferença.

Para tratar a queda de cabelo, é importante que saibamos quais suas características e causas, pois só assim o diagnóstico pode ser preciso e consequentemente eficaz. Confira abaixo algumas informações importantes sobre a queda dos fios.

Características da queda de cabelos em mulheres

A queda de cabelo não afeta apenas algumas partes do couro cabeludo, mas sim toda a área, o que faz com que a queda seja generalizada.

Normalmente a queda de cabelo é notada durante a utilização de pente, escova, shampoo ou qualquer outro produto.

Os números são assustadores, visto que entre 100 e 1000 fios caem por dia.

Caso a queda pare, os cabelos voltam a crescer e em poucos meses já estarão completos novamente.

Geralmente, as mulheres reclamam bastante do fato de os cabelos não voltarem ao comprimento anterior à gravidez.

Febres muito altas e prolongadas podem causar a destruição dos folículos complementares, nesse caso, o problema é que a recuperação é apenas parcial.

Causas da queda de cabelos

Caso esteja desconfiada que o seu cabelo está caindo, procure um dermatologista, uma vez que esse especialista poderá fazer uma análise completa da situação, a fim de apresentar o diagnóstico exato.

  • Os especialistas normalmente fazem uma análise do histórico de uso de medicamentos, a assim como exames laboratoriais, como o caso do exame que detecta excesso de vitamina A.
  • O médico também verificar se o paciente possui doenças como anemia, infecções, câncer ou diabete.
  • Verificação de possíveis alterações hormonais como hipertireoidismo e hipotireoidismo.
  • Investigação de possíveis regimes alimentares que estão sendo feitos ou então que já foram finalizados antes dos cabelos começarem a cair.

Como tratar a queda de cabelo

Cada situação possui o seu tipo de diagnóstico, sendo assim o tratamento deve ser feito em cima das constatações do especialista. Evite tentar parar a queda dos cabelos com soluções caseiras, métodos esses que normalmente não funcionam e em vários casos acabam piorando a situação.

Os meios de tratamento mais usados contra a queda de cabelo são:

  • Ir direto a causar da queda, a fim de corrigi-la.
  • Utilização de medicamentos específicos para o crescimento de cabelo.
  • Estimulação do crescimento dos fios por meio do uso de laser.
  • Transplante capilar

Dicas importantes no tratamento de queda de cabelo em mulheres

Caso perceba que seu cabelo está caindo bastante, procure rapidamente um dermatologista, visto que em alguns casos, a reconstrução dos cabelos é impossível. Sendo assim, ao perceber qualquer anormalidade, consulte um especialista de confiança.

Cuidar a sua alimentação também é importante para prevenir a queda de cabelo, escolha alimentos que são ricos em vitaminas, principalmente as frutas como Laranja, Pêssego, Mamão, etc. Este é um ponto que muitas mulheres esquecem mas pode fazer toda a diferença tanto para diminuir a queda, quanto para eliminá-la de vez.

Não esqueça também que tomar banho muito quente pode prejudicar o seu couro cabeludo e piorar a queda de cabelo. O ideal é deixar a água em uma temperatura média.