Alistamento militar: Como fazer? Posso fazer o online? O que preciso?

Alistamento militar: Como fazer? Posso fazer o online? O que preciso?

Todo jovem que reside no Brasil é obrigado a se alistar no serviço militar quando completa dezoito anos de idade. Antigamente só era possível fazer a alistamento por meio da Junta de Serviço Militar, mas agora o alistamento também pode ser realizado através da internet. Veja agora o passo a passo de como fazer o seu alistamento militar e quais documentos são necessários.

Como faço o meu alistamento militar?

Primeiramente, é preciso ressaltar que o alistamento militar no Brasil é obrigatório para todas as pessoas do sexo masculino, que nasceram ou se naturalizaram aqui no país. A inscrição deve ser realizada no mesmo ano em que o jovem completar os 18 anos de idade, mas precisamente do dia 01 de janeiro á 30 de junho, ou seja, em um prazo de seis meses.

O pretendente participa de uma seleção feita no mesmo ano em que se alistou, conseguindo ser incluso no quartel no próximo ano. Mesmo que o jovem se aliste no segundo semestre, isto é, depois do prazo inicial dos seis primeiros meses, participará da seleção geral no próximo ano ao alistamento.

Para fazer o alistamento, o jovem precisa procurar a Junta de Serviço Militar (JSM) de sua cidade, ou a mais próxima de sua residência portando os documentos necessários. De acordo com a legislação em vigência, todo aquele que perder o prazo do alistamento militar deve comparecer a JSM para pagar uma multa militar, e só depois de quitar essa multa, poderá se alistar.

se alistar

Posso fazer online?

No passado, o alistamento militar só poderia ser feito diretamente na Junta de Serviço Militar. Com o avanço da tecnologia, o alistamento militar passou a ser também por meio da internet. Para fazer o alistamento online, é preciso acessar o site www.alistamento.eb.mil.br e clicar em ‘Quero me alistar’.

Em seguida, em meios as opções que irá aparecer, clique naquela opção em que você se encontra no momento, depois realize um cadastro e siga informando alguns dados pessoais. Será agendado um dia para você comparecer no quartel. Nesse dia, compareça apresentando todos os documentos originais e com o comprovante de agendamento.

É importantíssimo fazer o alistamento dentro do prazo, pois todo aquele que não se alistar dentro do prazo limite estará devendo ao Serviço Militar e não será capaz de:

  • Retirar passaporte ou prorrogar a sua validade;
  • Ingressar como funcionário, empregado ou associado em empresas e organizações;
  • Não poderá prestar concurso público para cargo público;
  • Não poderá fazer exames, nem se matricular em qualquer instituição de ensino;
  • Fica proibido de retirar carteira de trabalho, diplomas de profissões, matrícula ou se inscrever para uma atividade de qualquer função ou licença de indústria e profissão;
  • Cumprir qualquer cargo público, voluntário ou de nomeação;
  • Fica proibido de receber qualquer bônus ou benéfico do Governo federal, Estadual ou Municipal.

Por estes motivos, é fundamental ficar atento ao prazo do alistamento militar.

O que preciso para fazer o alistamento militar?

Para fazer a inscrição do alistamento militar, será preciso possuir os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência atual, que nesse caso pode ser uma conta de energia ou de água;
  • Duas fotos 3×4 atualizadas;
  • Carteira de Identidade ou Certidão de Casamento;
  • Para brasileiros naturalizados por opção, é preciso levar o comprovante de naturalização.

Lembrando que também é válido todo documento original de identificação, como carteira de trabalho, passaporte, carteira profissional ou qualquer documento que tenha foto.

exército

Dispensa Militar

Quando um candidato é dispensado do serviço militar, ele recebe o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Esse é um documento que prova que o mesmo fez o alistamento, no entanto recebeu a dispensa da incorporação atendendo as suas circunstâncias ou por ultrapassarem as possibilidades de afiliação.

Para obter a dispensa militar é necessário que o cidadão seja o único a prover o sustento da sua família, comprovando isso através de documentos como os registros de nascimento dos filhos, comprovação de renda, certidão de casamento ou qualquer outro documento que sirva de prova.

Todo aquele que foi dispensado do serviço militar obrigatório, deve comparecer na Junta de Serviço Militar e apresentar os documentos de RG ou qualquer documento com foto, e com o comprovante de residência. É importante que todo dispensado compareça a Junta, para ganhar o Certificado de Dispensa da Incorporação pela participação da cerimônia de Juramento à Bandeira.

Certificado alistamento militar

Depois de se alistar, é entregue para o cidadão o Certificado de Alistamento Militar (CAM). Esse certificado é um documento que comprova a presença do cidadão para prestar serviço militar. É concedido de forma gratuita pela Junta. Esse documento é fundamental para provar que o cidadão está em dias com as responsabilidades militares.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *