IPTU BH 2018: Saiba como pagar o imposto com descontos!

IPTU BH 2018: Saiba como pagar o imposto com descontos!

Sempre logo no começo de cada ano vão surgindo-se as obrigações do cidadão para com o estado e/ou com a cidade. É seguro de carro, impostos obrigatórios, e outras várias contas extras, dentre elas temos o IPTU, um imposto obrigatório para quem possui algum imóvel no meio urbano. O IPTU é um importo muito importante e o não pagamento dele pode levar até mesmo a perda do seu imóvel, por isso é necessário que você fique bem atento a data desse imposto para que não seja surpreendido com a sua chegada. Se você mora em BH e quer saber tudo sobre o IPTU BH 2018, continue lendo esse artigo e veja tudo o que você precisa saber sobre esse importante imposto.

O que é IPTU BH?

A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano. Esse imposto é cobrado pelo município  no inicio de cada ano, e o mesmo possui caráter obrigatório, sendo assim caso o proprietário do imóvel se recuse a pagar seu IPTU, ele poderá perder seu imóvel e o mesmo deverá ir a leilão. O IPTU BH é emitido pela prefeitura municipal de Belo Horizonte e deve ser pago preferencialmente até a sua data de vencimento.

Caso o cidadão desejar, é possível pagar o IPTU BH em parcelas, assim ele precisa apenas ir até a prefeitura municipal e pedir o parcelamento de seu IPTU. O número de parcelas dependerá do valor total do IPTU. O valor desse imposto fica retido nos cofres da prefeitura e será destinado a melhorias na infraestrutura da própria região, assim como para o pagamento dos salários dos funcionários públicos do município, financiamento de obras e tudo mais que for benéfico para o desenvolvimento e crescimento daquela região.

Qual o valor do IPTU BH 2018?

Não é possível dizer um único valor para o IPTU BH 2018, visto que o calculo do IPTU varia para cada imóvel, sendo que conta quantos metros quadrados possui o terreno e a construção, além de contar com o tamanho do prédio (quantos andares). Essa medida de começar a analisar quantos andares possui a construção para o calculo do IPTU é nova, visto que a cada dia que se passa as pessoas fazem mais prédios, e com isso o valor do imposto estava incompatível com a construção olhando-se apenas o tamanho territorial.

IPTU BH 2018: Descontos

A fim de incentivar o pagamento do IPTU antes da data de vencimento e também para incentivar o pagamento em parcela única, a prefeitura municipal de Belo Horizonte concederá um desconto de 4% ou mais sobre o valor do IPTU para os proprietários que o pagarem até o ultimo dia útil de fevereiro do ano de 2018. O valor desse desconto dependerá do tamanho de cada imóvel, podendo aumentar quanto maior o território do mesmo.

Em caso dos proprietários que optarem por dividir o pagamento do seu IPTU, não será concedido esse desconto, já que o mesmo tem como principal função incentivar o pagamento adiantado e em uma única parcela do IPTU BH 2018.

iptu bh 2018

Como posso consultar o meu IPTU BH 2018?

O IPTU BH 2018 é emitido pela própria prefeitura do município, assim não corre o risco do cidadão esquecer de emiti-lo ou alegar que não possuía conhecimento sobre o mesmo. Ele é enviado a cada residência do município já com sua data de pagamento. Caso o proprietário perca o boleto do IPTU BH 2018 ele deverá emitir a segunda via do mesmo. Veja a seguir como emitir a segunda via do IPTU BH 2018.

  • Acesse ao site oficial da prefeitura municipal de Belo Horizonte;
  • Digite o numero do contribuinte;
  • Informe “2018” no campo “ano do IPTU”;
  • Selecione o boleto do IPTU que você deseja imprimir;
  • Clique na opção “gerar 2° via de boleto”;

Em alguns segundos você terá seu boleto em mãos e deverá ficar atento a data de vencimento do mesmo, visto que ela não se altera com a emissão da segunda via do boleto.

Ficou alguma duvida sobre o IPTU BH 2018? Deixe nos comentários que nós responderemos assim que possível.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *