GPS em atraso: Saiba o que fazer se ficar nessa situação!

GPS em atraso: Saiba o que fazer se ficar nessa situação!

Apesar de todos os problemas relacionados à Previdência Social, ela é ainda uma das melhores formas de se aposentar com a garantia de que vai receber aquela remuneração pelo resto da vida. Porém, algumas pessoas esquecem ou deixam de pagar a mensalidade da Previdência e ficam com o  GPS em atraso. 

Neste texto, você vai entender o que é o GPS em atraso, quais problemas ele pode causar, como acabar com essas pendências e outras dúvidas sobre o tema. Veja!

O que é GPS em atraso?

O GPS é o Guia de Previdência Social. É um estilo caderneta que você preenche e paga todo mês em uma lotérica, banco e até mesmo na sede da Previdência na sua cidade. Essa guia precisa ser paga no dia certo de todo mês, como se fosse um boleto ou conta qualquer.

Quando você não paga a guia no tempo certo, você fica com o GPS em atraso. Ou seja, devendo a Previdência Social. Isso pode gerar uma série de problemas, inclusive, o mais grave de todos, que é não receber a sua aposentadoria no tempo certo. Por isso, é preciso pagar a guia na data correta e não deixar atrasar. Se isso não for possível, tem como reverter a situação.

Empresa

Muito se fala sobre o rombo da Previdência Social, que ela precisa ser reformada e que o país não vai aguentar pagar a quantidade de aposentados daqui a alguns anos. O principal motivo disso tudo é o fato de que muitas empresas brasileiras estão com o GPS em atraso.

A dívida de empresas com a Previdência chega ao nível dos 500 bilhões de reais. O rombo total da Previdência Social, ou seja, o quanto ela deve, é de menos de 300 bilhões de reais. Ou seja, se todas as empresas pagarem o seu GPS em atraso, não haveria rombo algum na Previdência Social.

Se a sua empresa se encontra nessa situação de dever a Previdência, a solução é simples. Basta você ir até a sede da Previdência da sua cidade, conversar com algum dos atendentes e negociar a sua dívida e as formas de pagamento. É possível já sair de lá com uma nova guia que vai te deixar fora da lista das empresas devedoras da Previdência Social.

Autônomo

Trabalhadores autônomos, inclusive os microempreendedores individuais, também pagam a guia de Previdência Social. Se você está com o seu GPS em atraso, a dica é a mesma: procure a sede da Previdência e negocie a sua dívida.

No caso do MEI, é possível no próprio site do programa retirar as guias de pagamento de impostos com um novo valor e data de validade. Assim, é só ir à lotérica, banco, ou pagar pelos aplicativos.

Doméstica

Empregados e empregadas domésticas e pessoas do lar podem pagar também a guia de Previdência Social. No caso dos empregados domésticos, é obrigação do patrão assinar a carteira de trabalho e pagar os direitos trabalhistas, como o GPS, o FGTS, o seguro-desemprego, entre outros.

Já as pessoas que trabalham em casa podem pagar por conta própria o seu GPS. Basta ir à sede da Previdência Social, dizer que é do lar, pegar a guia e começar a fazer os pagamentos.

Como pagar GPS em atraso?

O GPS em atraso pode ser pago em lotéricas. O ideal é você calcular os dias de atraso e preencher a guia manualmente. Caso tenha dificuldade em fazer isso, é só ir à sede do INSS que lá eles vão resolver o seu problema. Em algumas casas lotéricas, os próprios atendentes fazem as mudanças, mas não é uma regra.

O mais seguro é ir mesmo à sede do INSS e fazer o novo cálculo para saber o quanto você deve do seu GPS em atraso. O pagamento também pode ser feito em bancos e caixas eletrônicos.

Como emitir?

Não é necessário emitir uma nova guia para pagar o seu GPS em atraso. É só calcular os dias de dívida e adicionar ao valor que você já paga mensalmente.

Caso queira fazer isso com maior segurança, vá até a sede da Previdência Social e peça para o atendente modificar o valor.

gps em atraso

Como calcular?

O site da Receita Federal tem um aplicativo que faz a conta para você, sem que você precise fazer cálculo algum. É só entrar na página, procurar a parte de calcular o GPS em atraso, colocar as informações que o valor é calculado pelo programa.

Como atualizar?

Para atualizar o valor pago do seu GPS em atraso, é só preencher a guia manualmente e fazer o pagamento em um banco ou lotérica.

O valor você vai descobrir pelo site da Receita Federal, aí é só escrever na guia e pagar.

Se preferir, faça isso na sede do INSS da sua cidade. Lá os atendentes estão preparados para resolver o seu problema em poucos minutos.

Juros e multas

Cada tipo de Previdência Social gera um tipo de juro e de multa. No caso dos empregados e empregadas domésticas, por exemplo, o patrão paga 0,33% de multa por dia não pago após a data de vencimento.

Normalmente, o valor da multa e dos juros não é muito alto. Para saber o seu em específico, entre no site da Receita Federal ou da Previdência Social e veja o valor cobrado para a sua ocupação.

Leia também o texto sobre Como tirar título de eleitor!

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o GPS em atraso, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *