Extrato DAP: Veja como acessar o seu com facilidade!

Extrato DAP: Veja como acessar o seu com facilidade!

Uma das formas que o governo encontrou de conseguir formalizar e organizar os pequenos agricultores brasileiros foi com a criação do extrato DAP.  Apesar disso, poucos ainda sabem para que serve esse documento e como se cadastrar nele.

Se você é uma dessas pessoas, os seus problemas acabaram. Nos tópicos a seguir você vai entender, de uma vez por todas, o que o extrato DAP, como cadastrá-lo e outras dúvidas recorrentes de quem tem esse direito. Confira!

O que é Extrato DAP?

O DAP é a Declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. Ou seja, todos os agricultores que fazem parte desse programa que tem a sigla de Pronaf possuem o direito de ter um documento que é o DAP.

extrato dap

Esse DAP serve para que os agricultores tenham acesso aos programas sociais do governo federal que eles podem receber algum tipo de auxílio ou outro benefício. Em contrapartida, o estado tem em suas mãos os dados de todos os agricultores inscritos para poder se organizar e fazer políticas públicas com essa base de dados importante.

O DAP é uma forma de controle do estado e, ao mesmo tempo, uma facilidade para os pequenos agricultores terem acesso aos auxílios e programas sociais do governo voltados para eles.

Como funciona?

Para se ter o DAP é preciso que o agricultor seja cadastrado no Pronaf. A partir daí, é só ele procurar o órgão na cidade dele que responde pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e levar documentos, como o RG, o CPF, ITR, se tiver, e outros que mostrem e comprovem dados a respeito da propriedade rural.

Se for pessoa jurídica, também é preciso levar o contrato social da empresa e também documentos que informem a respeito dos trabalhadores.

Ao apresentar todos esses dados, o atendente do Ministério vai fazer o seu cadastro e você vai ter acesso ao extrato DAP.

Como consultar?

O extrato DAP nada mais é do que a consulta da sua situação no Pronaf e como agricultor registrado no Ministério do Desenvolvimento Agrário. No extrato DAP você vai ver seus dados, os da sua propriedade rural, dos trabalhadores, da renda que você tem, do tipo de produção que faz, além de ter acesso aos programas sociais que você pode participar.

É uma forma bem simples de facilitar a vida do pequeno agricultor para que ele receba os diversos benefícios que o governo federal oferece a esses trabalhadores.

Para acessar o extrato DAP é preciso que você entre no site do sistema DAP, coloque os seus dados e consulte todas as informações a respeito da sua propriedade rural e dos benefícios que tem direito.

O funcionamento é o mesmo para pessoa física ou jurídica. Caso esteja sem os seus documentos em mãos, é possível também pesquisar as propriedades pela cidade.

extrato dap

Emitir o Extrato Dap

Para emitir o seu extrato DAP é só abrir o site do sistema, colocar seus dados e emitir o documento. Caso não tenha acesso à internet com facilidade, você também pode ir à sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário na sua cidade e pedir para que o atendente emita o extrato DAP.

É bom lembrar que ter o acesso pela internet é uma grande vantagem para o produtor rural, que vai poder ver quais programas sociais ele se encaixa e já se inscrever neles para receber os auxílios e benefícios.

Informações gerais

Para mais informações a respeito do extrato DAP, entre no site do Ministério do Desenvolvimento Agrário e veja na página oficial do Pronaf tudo o que precisa a respeito desse documento.

É lá no site do Ministério que é possível fazer o acesso ao sistema DAP. É só informar os documentos, clicar no link da pesquisa e emitir o seu extrato DAP.

O extrato DAP é um grande benefício e facilitador para a vida do pequeno agricultor e também uma forma eficiente que o estado descobriu para poder organizar as informações a respeito das pequenas propriedades rurais espalhadas por todo o território nacional.

Leia mais conteúdo interessante no texto sobre GPS em atraso!

Caso tenha gostado deste texto e conhece outros agricultores que precisam entender mais a respeito do extrato DAP, compartilhe estas informações com eles por meio das suas redes sociais e aplicativos de mensagens!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *