E-título: O que é? Como funciona? Como validar?

E-título: O que é? Como funciona? Como validar?

Com a intenção de tornar mais fácil e rápido os diversos processos que envolvem a emissão e apresentação do seu titulo de eleitor, assim como na hora de votar, o governo federal lançou o E-título, um titulo de eleitor totalmente digital que pode ser apresentado e transportado por meio do seu celular.

Confira nesse artigo um pouco mais a respeito dessa modalidade de título de eleitor digital e como proceder para fazer parte dessa nova tecnologia. Vamos lá?

O que é o E-título?

Motivado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Acre, que fez a proposta inicial de implementação dessa tecnologia, o Tribunal Superior Eleitoral acatou a ideia do E-titulo e começou a sua implantação nacional em dezembro de 2017.

O E-título basicamente é uma modalidade digital do título de eleitor. Toda a informação do seu documento fica armazenada em um aplicativo do governo federal, não sendo necessário andar portando-o.

Em caso de necessidade de apresentação do título, a versão digital tem a mesma validade do documento impresso.

Todo o processo de instalação do aplicativo, assim como o seu uso, é descomplicado e sem custos para o cidadão. Basta baixar o app e validar o seu título de eleitor para ser usado nele.

Mais abaixo mostraremos como validar o seu documento.

e-título

Como funciona?

O E-título funciona como uma versão digital do seu título de eleitor, como dito anteriormente, e pode ser usado normalmente como de costume na versão impressa do documento.

Ao validá-lo você poderá manter o titulo físico guardado.

Essa tecnologia acompanha uma tendência de modernização tecnológica dos documentos brasileiros. A exemplo temos a CNH digital e o início do projeto de implantação da carteira de identidade digital unificada.

Além de ter acesso ao seu título de eleitor pelo aplicativo, você também poderá saber informações a respeito da sua situação de quitação eleitoral e ainda consultar, com apresentação de um mapa, o seu local de votação.

Outro beneficio do e-título é que o documento fica cadastrado no aplicativo com uma foto de rosto sua, dessa maneira, é dispensada a necessidade de levar um documento com foto na hora da votação.

Para que a opção de exibição de foto esteja disponível, é necessário que o eleitor tenha recadastrado o seu documento com a opção de biometria, momento em que será tirada uma foto sua.

O recadastro pode ser feito no tribunal eleitoral da sua região.

Como baixar o E-título?

Baixar o aplicativo é simples e rápido, o programa é leve e não irá atrapalhar o funcionamento de outras funções do seu celular. Confira abaixo o passo a passo para baixar o aplicativo e começar a usar a versão digital do seu documento de eleitor:

  1. Antes de qualquer coisa você precisará acessar o app padrão de instalação de novos aplicativos do seu celular. Em celulares com sistema operacional Android vá até a Google Play Store e nos celulares iPhone vá até a App Store.
  2. Dentro do aplicativo vá a “Localizar” e procure por E-título, que deverá ser exibido. Confira se o desenvolvedor do app é a Justiça Eleitoral Brasileira e clique em “Instalar”. Todo o processo de download e instalação será executado automaticamente, como de costume.
  3. Pronto! Seu E-título foi instalado. Para acessá-lo basta clicar no ícone criado na sua lista de aplicativos. Agora é hora de validar o seu titulo para ser usado pelo celular.

e-título

Como validar?

Com o aplicativo instalado e aberto pela primeira vez, serão solicitados diversos dados pessoais. Você deverá preencher com as informações do seu nome, data de nascimento, número do título, nome da mãe e nome do pai e clicar em “Acessar”.

Estando todas as informações de acordo com os dados cadastrados no Tribunal Superior Eleitoral, seu título digital será validado e já poderá ser usado como um documento válido em todo o território nacional.

Depois de validado você não precisará de conexão ativa com a internet para acessar o seu documento, ele é baixado no celular automaticamente e fica disponível em uma versão offline.

Tornar os documentos de uso rotineiro mais tecnológicos é uma tendência mundial e facilita muito na hora de utilizá-los, tornando-os mais seguros e práticos.

Por isso, caso não tenha cadastrado seu título ainda, faça o quanto antes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *