Declaração MEI: Veja o passo a passo simplificado de como fazer!

Declaração MEI: Veja o passo a passo simplificado de como fazer!

Todos empreendedores formalizados por meio do MEI devem fazer anualmente uma declaração dos valores de faturamento do seu empreendimento. Essa declaração garante que sua empresa continue aberta regularmente e deve ser feita no período de 01 de janeiro a 31 de maio de cada ano.

Por esse motivo é importante manter sempre registrado, por meio de um livro caixa, todos os valores movimentados pela sua empresa. Confira abaixo mais a respeito de como fazer sua declaração MEI e como proceder caso tenha perdido o prazo ou errado algum dado.

Passo a passo para fazer a declaração do MEI.

  1. Acesse o site do Portal do Empreendedor 
  2. No menu em que está escrito Já sou MEI, clique em “Serviços”.
  3. No menu que irá abrir você deve clicar na opção “Faça Sua Declaração Anual de Faturamento” e logo após em “Enviar Declaração”, no submenu que será exposto.
  4. Será solicitado o número do CNPJ da empresa referente a declaração, preencha e clique em continuar.
  5. Na tela que se abrirá você deverá marcar o ano referente a sua declaração na linha “Original” e clicar em “Continuar”.
  6. Feito isso serão solicitadas as informações referentes a valores faturados, por isso é tão importante manter o registro financeiro de todas as movimentações da sua empresa. Tomando nota de tudo que vendido por cartão, boleto ou dinheiro.

Na primeira linha do formulário será solicitado o valor da receita bruta total, ou seja, você vai declarar a sua venda bruta sem descontar os valores de custos da empresa. Nessa primeira linha deverá ser declarado o valor total dos produtos ou serviços vendidos dentro da sua cidade.

Na segunda linha você irá colocar os produtos e serviços que você vendeu fora da sua cidade. Caso não haja vendas fora do município ou estado o valor deve ser preenchido com 0,00.

Na terceira linha será perguntado se você possuiu funcionário no período da declaração, marque sim ou não e clique em “Continuar”.

  1. Aparecerá uma tela com o nome do micro empreendedor individual e a listagem de todas as guias DAS do ano de referência. Lembre-se, você só consegue gerar sua declaração se todas as guias estiverem pagas, caso contrário deverá fazer-lo.
  2. Tudo certo, basta clicar em “Transmitir”.
  3. Será aberta uma tela confirmando a entrega da declaração e com a opção de imprimir o recibo da operação. Clicando no ícone da impressora a declaração será baixada automaticamente no seu computador em formato PDF, guarde o arquivo.

Lembre-se, a receita federal recomenda que você mantenha esse recibo de declaração impresso por pelo menos 5 anos, por isso imprimir-la e guardar-la junto aos seus documentos por esse período é muito importante.

como fazer declaração do mei

O que fazer se a minha declaração estiver atrasada?

A regra de prazo para fazer a declaração MEI é de até o dia 31 de maio de cada ano,por isso caso você faça sua declaração após esse período será cobrada uma multa referente ao atraso.

A multa é praticamente simbólica, o valor cobrado é de R$ 25, porém como o prazo para fazer a declaração é bastante extenso não tem motivo para atrasar com as suas obrigações fiscais, procure manter esses assuntos sempre em dia para evitar possíveis transtornos.

O processo para fazer a declaração em atraso é o mesmo realizado para a declaração dentro do prazo, com a diferença de que ao final do processo será gerado junto com o recibo de declaração um boleto com a multa que deverá ser paga até a data de vencimento.

Na situação da multa não ser paga dentro do prazo de vencimento, o empreendedor deverá proceder até uma unidade da Receita Federal da sua cidade para que seja gerado um boleto com uma nova data.

Declaração MEI retificadora

Caso você tenha percebido algum erro na sua declaração, poderá estar fazendo a retificação da mesma. Para isso acesse o site para fazer a declaração normalmente, marcando a opção “Retificadora” no “Tipo de Declaração”, logo abaixo do campo “Original”.

Feito isso basta selecionar o ano de referencia da sua declaração retificadora e realizar novamente todo o procedimento de preenchimento de dados da declaração, corrigindo os erros apresentados.

Viu como é fácil e prático manter as declarações da sua empresa em dia? Por isso não há motivos para atrasar com as suas obrigações. Mantenha sempre as questões fiscais da sua empresa em dia, a fim de evitar transtornos futuros.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *