CNH Digital: O que é? Como funciona? Veja AQUI!

CNH Digital: O que é? Como funciona? Veja AQUI!

Com data final de implantação em 01 de fevereiro de 2018, a nova CNH digital já está disponível em todos os DETRANs dos 27 estados brasileiros.Com diversas vantagens na hora de consultar e portar o seu documento de habilitação, essa modalidade é uma tendência brasileira de modernização dos documentos de identificação obrigatórios.

Confira nesse artigo um pouco mais sobre a nova CNH e como você pode começar a usufruir dessa tecnologia.

O que é CNH Digital?

A CNH digital é a versão virtual do documento de habilitação padrão, utilizado até então apenas em formato impresso, e aponta como o primeiro documento digital de identificação civil dos brasileiros.

Para utilizar o serviço é preciso que a sua carteira impressa seja emitida na nova versão, que vem acompanhada da impressão de um QR Code na parte interna da carteira.cnh digital

Como funciona?

O documento digital funciona trazendo diversas funcionalidades que tornarão o uso da habilitação e acesso a informações, muito mais fácil e prático.

Confira abaixo as principais vantagens de se adotar a CNH digital:

  • Mais prática: O documento terá a mesma validade do documento impresso e poderá ser utilizado a qualquer tempo por meio do seu celular.
  • Mais segura: Para ajudar a evitar fraudes e possíveis falsificações do documento, a nova CNH mantém as informações criptografadas no seu aparelho, sendo seu uso exclusivo por meio do seu celular pessoal.
  • Mais útil: Por meio do aplicativo você poderá gerar uma versão em PDF do seu documento. Essa versão funciona como um documento autenticado da sua habilitação e poderá ser utilizado tanto para fins públicos como privados, oficialmente.
  • Mais econômica: Com essa versão você economiza na autenticação e impressão do documento.

Além de todas essas vantagens você não precisará de conexão com a internet para acessar sua carteira. No primeiro acesso será baixada uma versão offline que poderá ser consultada a qualquer tempo.

App CNH digital

O aplicativo da versão digital da sua carteira de habilitação é a porta de entrada para acessar o documento a qualquer tempo. Ele irá funcionar como a sua carteira de documentos, e por meio do celular, mediante senha, ela é exibida.

Em caso de roubo ou perda do seu aparelho celular basta entrar no Portal de Serviços do DENATRAN e fazer o bloqueio do seu documento digital. Contudo o acesso a ele, mesmo em mãos indevidas, só será possível mediante senha.

Como fazer o cadastro?

Para começar a desfrutar das vantagens da CNH digital você precisará instalar o aplicativo e fazer o cadastro do documento junto ao DENATRAN.

Confira abaixo o passo a passo para obter a sua:

  1. Como citado anteriormente, antes de tudo, sua CNH deverá ser a versão com impressão do QR Code na parte interna. Caso não tenha você deverá fazer a renovação da mesma.
  2. Agora é hora de baixar o aplicativo. Procure por “CNH Digital” nas Lojas iTunes (iOS) e Play Store (Android) e faça a instalação do app.
  3. Aplicativo instalado, você precisará fazer o seu cadastro no portal de serviços do DENATRAN, por meio desse link. O cadastro é rápido e serão solicitadas apenas informações pessoais.
  4. Feito isso você deverá proceder até o DETRAN que emitiu a sua carteira de motorista. Isso é necessário para que os seus dados cadastrais sejam confirmados presencialmente.
  5. Depois de já ter feito o cadastro no DENATRAN e confirmado seus dados no DETRAN, você deverá solicitar um código de ativação, que será enviado para o seu e-mail previamente cadastrado.
  6. Acesse o aplicativo baixado no inicio desse passo a passo e entre com as suas informações de senha de acesso ao portal e código de ativação, para entrar. Pelo fato de a senha do DENATRAN ser extensa e para facilitar o acesso, a primeira vez que acessar o app será pedido para cadastrar uma nova senha de 4 dígitos.

Vale em todo Brasil?

Sim. Você poderá utilizar o seu documento nos 27 estados da federação, sem restrições que o defiram da versão impressa. Quando solicitada basta abrir o seu aplicativo e apresentar a versão digital.

Lembre-se, a CNH digital é apenas mais uma opção na hora de portar o documento, não sendo obrigatório o seu uso. A versão impressa continuará a ter a mesma validade legal e sua impressão pelos órgãos responsáveis não será cessada.

Gostou do assunto? Leia também o texto sobre o E-Título e deixe seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *