Onde comprar material escolar barato? Veja nossas dicas!

Onde comprar material escolar barato? Veja nossas dicas!

Quando se trata da educação dos filhos, um dos fatores que mais encarecem o orçamento é a compra do material escolar. Independentemente da idade do aluno, em cada ano letivo é possível que seja necessário comprar produtos que encarecem a lista de itens que precisam ser comprados. E pode ser que essa dificuldade aumente, caso os pais tenham mais de um estudante em casa. Por isso, tem sido mais comum que essas pessoas procurem alternativas e dicas de onde comprar material escolar barato.

Onde comprar material escolar barato: dicas!

Antes de sair por aí comprando todos os produtos indicados na lista de material do seu filho, é sempre bom pensar estrategicamente em lugares que possam oferecer bons preços para a compra desses itens.

Nem sempre as lojas mais famosas possuem os melhores preços para esses produtos. Então a dica de ouro pensar em lugares alternativos para se economizar na compra do material escolar das crianças e adolescentes. Existem alguns lugares que podem ajudar nessa missão:

Procure em papelarias menores

As papelarias mais modestas ou “de bairro” (como são conhecidas popularmente) podem ser uma boa opção para quem deseja gastar menos na lista de materiais dos filhos. Com custos menores, geralmente esses lugares oferecem preços mais interessantes para muitos produtos.

Por serem menores, geralmente essas lojas possuem marcas menos famosas, que podem ter um preço mais acessível. Por isso, vale a pena sempre dar uma pesquisada nessas marcas e avaliar se elas podem trazer um bom custo-benefício.

Outro benefício de papelarias mais modestas é que, geralmente, os donos e vendedores são mais flexíveis, o que facilita na negociação de um desconto especial em caso de pagamento à vista ou de compra em maior quantidade, por exemplo.  

onde comprar material escolar barato vários cadernos e lápis

Procure em pequenos atacadistas

Existem pequenos atacadistas que não chegam a vender em grande escala, como vendem para grandes lojas, mas que costumam vender pacotes de produtos em uma quantidade maior do que se é vendida no varejo. Esses lojistas podem ser uma boa saída para um grande número de pessoas.

Uma dica valiosa para comprar material escolar barato com esses atacadistas é fazer uma lista de compra considerando os itens de várias pessoas da família. Se a quantidade for pequena, vale buscar parcerias com os colegas de sala e optar pela compra coletiva.

Tente comprar online

As compras em lojas online são realidade para quase todo brasileiro e também podem funcionar para quem deseja um bom lugar para comprar material escolar com preço bom.

Existem papelarias e livrarias online especializadas nesse tipo de venda, por isso é sempre bom ficar de olho nesses nessas lojas para aproveitar os descontos. Devido ao custo reduzido dos e-commerces, muitos produtos chegam a custar 50% a menos do valor praticado em papelarias com lojas físicas.

Mas nem sempre os descontos, condições de pagamento ou frete compensam para o comprador. Por isso, é bom analisar todas esses fatores e, se possível, comparar os valores entre as diversas lojas online.

Uma boa dica para economizar, com segurança, nas compras online de material escolar é utilizar comparadores de preço que relacionam diversas lojas e ajudam a escolher a opção mais viável para o comprador. Existem sites especializados no assunto, como Buscapé e Zoom. Para utilizar qualquer um deles, basta digitar no campo de busca o nome do material desejado.

Mais cinco dicas sobre onde comprar material escolar barato

  1. Antes de comprar todos os produtos da lista de material do seu filho, avalie se todos os itens são realmente necessários durante o ano. Nem sempre a quantidade listada diz respeito ao que o aluno realmente irá utilizar ao longo do ano letivo.
  2. Sempre verifique se existem objetos de anos anteriores. A reutilização pode ser útil na economia. Também existem dicas de como reaproveitar cadernos ou customizar materiais escolares antigos.
  3. Caso sobre algum material escolar e a reutilização não for possível, vale a pena procurar colegas e amigos que também possuam para a tentativa de uma troca.
  4. Separe tempo hábil para planejar suas compras. Pesquise em muitos lugares e escolha sempre os lugares mais em conta. Não há problema em compras em várias lojas, se ao final de tudo você conseguirá economizar bastante.
  5. Se possível, compre o material escolar em um momento distante do período de volta às aulas. Geralmente, os preços tentem a subir em épocas onde a demanda é maior.

Gostou das nossas informações sobre onde comprar material escolar barato? Deixe seu comentário!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *