Nome sujo: Veja como consultar, limpar seu nome e mais!

Nome sujo: Veja como consultar, limpar seu nome e mais!

A expressão nome sujo  é usada para falar de pessoas que estão com o nome negativado, ou seja, foi enviado para instituições de proteção ao crédito como o SPC e o SERSA, e ficou “sujo na praça”, por conta de alguma inadimplência.

Essa é a situação de quase 61 milhões de brasileiros atualmente, que deixaram de pagar alguma dívida ou atrasaram o pagamento por conta da grande crise econômica que atingiu o país.

A restrição de crédito é uma das maiores preocupações de quem está com o nome sujo, e se é o seu caso, não deixe de ver as dicas que separamos no texto de hoje, para ajudar quem tem nome sujo a conseguir um empréstimo, fazer um cartão de crédito e saber como limpar o nome.

Empréstimo para quem tem nome sujo

Caso você esteja com o nome sujo e queira pegar um empréstimo, seja para quitar a sua dívida e limpar o seu nome, quanto para pagar outras contas (o que é chamado de crédito emergencial), saiba que é possível conseguir um empréstimo em algumas instituições.

É importante dizer que os juros costumam ser muito maiores do que você pagaria com o nome limpo, chegando a 15% ou 20% ao mês, fazendo você criar um problema bem maior, tentando limpar o nome. Nesse caso, a nossa dica é fazer do empréstimo a sua última opção.

Você pode conseguir esse empréstimo no seu banco, ou em outros bancos, como o BMG.

E Cartão de crédito?

Quem já tinha cartão de crédito antes de ficar com o nome sujo pode continuar usando normalmente, mas quem quer fazer um cartão de crédito novo com o nome sujo pode encontrar algumas dificuldades, mas ainda é possível.

A primeira opção é pedir um cartão de crédito é no banco onde você é correntista, ou pedir pra liberar a opção de crédito no seu cartão múltiplo. Mas se você não tem conta em banco ou não conseguir, não precisa desanimar.

Nome Sujo cartões e dinheiro

Uma das opções mais fáceis é fazer um cartão de crédito pré-pago, que você pode comprar e recarregar com o valor que quiser, tanto em reais, para usar no Brasil, quanto em moedas estrangeiras, para usar no exterior. O cartão de crédito pré-pago é emitido por vários bancos e instituições financeiras, nas bandeiras Visa e Mastercard.

O IbiCard também é uma boa opção de cartão de crédito para quem tem nome sujo, tanto com a opção de bandeira Visa quanto MasterCard. A renda mensal mínima exigida é de pouco menos de R$300,00. Para maiores informações e para pedir um cartão de crédito Ibicard, basta acessar o site da instituição.

Como consultar minha situação?

A única forma de consultar a situação do seu CPF gratuitamente e saber se está com o nome sujo, é dirigindo-se à um dos postos autorizados, tendo em mãos seu CPF e algum outro documento de identificação com foto, como o RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou a Carteira de Trabalho.

Nessa consulta, você vai receber um “extrato”, com informações das empresas credoras, os valores e até mesmo a data de origem e registro da dívida. Se o seu nome estiver limpo, no extrato vai aparecer o status de NADA CONSTA.

Se você não souber onde tem um posto do SPC perto da sua casa, ou quiser fazer essa consulta agora mesmo, basta procurar na internet alguma empresa que faça essa busca, cobrando uma taxa pelo serviço.

mulher segurando o CPF

Como limpar meu nome?

Para limpar o seu nome, é preciso pagar a dívida, mas não é preciso quitar a dívida toda para ter o seu nome limpo: Ao renegociar a dívida e pagar a primeira parcela, o seu nome é retirado imediatamente dos registros, porque a dívida anterior é extinta e você assume uma nova dívida, com o valor renegociado, e com uma forma de pagamento que te permite pagar o que devia.

Nome sujo caduca?

Sim. Há um prazo máximo de cinco anos para que o nome sujo saia dos órgãos de proteção ao crédito, a partir da data da dívida. Após esse prazo, o nome sujo caduca, ou seja, o CPF do devedor precisa ser retirado da lista de inadimplentes e volta a ficar limpo.

Mesmo depois de o nome sujo caducar, a dívida continua existindo e o credor ainda pode cobrá-la na justiça.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *