Empréstimo consignado: Como conseguir um? Quais as taxas?

Empréstimo consignado: Como conseguir um? Quais as taxas?

Os empréstimos são cada vez mais procurados nessa época de crise. Muitas vezes quando surge um imprevisto e é necessário se ter um gasto a mais, a única alternativa é ir em busca de um empréstimo. Você também já se viu nessa situação? Já precisou de um empréstimo consignado?

Então esse artigo é para você! Pois nele eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre um empréstimo consignado. Confira!

O que é?

Para quem ainda não conhece, o empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo para pessoa física, na qual o valor da parcela é descontado diretamente no salário ou benefício do cidadão, sendo assim você não precisa se preocupar com o pagamento desse empréstimo, pois ele já será descontado automaticamente do seu salário.

Esse tipo de empréstimo é mais seguro para a emprestadora, visto que assim a cobrança fica sendo automática e não é mais necessário que o cliente coloque o dinheiro na data de pagamento, e sim a empresa na qual ele trabalha. Assim é possível que até mesmo pessoas que possuem alguma restrição no SPC ou Serasa façam esse empréstimo.

No entanto, o prazo para pagamento máximo desse tipo de empréstimo é de até 72 meses.

Quais documentos necessários?

Para conseguir um empréstimo consignado é necessário que a pessoa atenda algum dos seguintes pré-requisitos:

  • Tenha estabilidade no emprego e possua carteira assinada;
  • Seja aposentado ou pensionista do INSS;
  • Seja funcionário público;
  • Funcionários de empresa privada conveniada.

Assim, as pessoas que fazem parte de algum desses grupos poderá solicitar seu empréstimo consignado desde que apresente os seguintes documentos:

  • CPF
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de residência;

Vale lembrar que só é possível fazer o empréstimo consignado comprometendo no máximo 30% do valor do seu salário.

Empréstimo consignado pela Caixa

O empréstimo consignado Caixa não coloca um valor máximo para a solicitação, desde que o valor da parcela não ultrapasse 30% do valor do seu salário.

Os juros utilizados pela caixa variam conforme cada grupo de pessoas, sendo que a menor taxa é para os funcionários de empresas públicas, no qual gira em torno de 1,94% ao mês, e o maior para funcionários de empresas públicas, no qual o valor do juro é em torno de 2,85% ao mês. Os aposentados pagam uma taxa de 2,12% ao mês.

Vale lembrar que quando comparada com os outros tipos de juros, a taxa do empréstimo consignado é bem menor que as demais.

como funciona emprestimo consignado

É possível fazer mais de um empréstimo consignado?

Sim. É possível que a pessoa física faça mais de um empréstimo consignado, desde que obedeça a regra de comprometer no máximo 30% do seu salário, ou seja, o valor da soma de todas as parcelas dos empréstimos não poderá ultrapassar 30% do salário.

Consulta o SPC e o Serasa?

Não. Ao solicitar um empréstimo consignado não é consultado o SPC e o Serasa e por isso até quem possui “nome sujo” pode conseguir o seu empréstimo sem muita burocracia. E é por isso que muitas pessoas acabam optando por essa espécie de empréstimo.

Quais as taxas de juros praticadas pelos principais bancos?

Cada banco possui sua taxa de juros específica, veja a seguir quais são as taxas de juros dos bancos mais conhecidos pela modalidade de empréstimo consignado:

Bradesco:

Funcionários públicos: 1,90% ao mês;
Funcionários de empresas privadas: 2,69% ao mês;
Aposentados e pensionistas do INSS: 2,08% ao mês.

Itaú:

Funcionários públicos: 2,67% ao mês;
Funcionários de empresas privadas: 3,37% ao mês;
Aposentados e pensionistas do INSS: 2,16% ao mês.

Banco do Brasil:

Funcionários públicos: 1,93% ao mês;
Funcionários de empresas privadas: 2,35% ao mês;
Aposentados e pensionistas do INSS: 2,03% ao mês.

Santander:

Funcionários públicos: 1,74% ao mês;
Funcionários de empresas privadas: 2,73% ao mês;
Aposentados e pensionistas do INSS: 2,05% ao mês.

* Valores válidos para o mês de agosto de 2017. Se você estiver consultando este artigo depois desta data esses valores podem mudar.

Como pode ser visto, em todos os bancos a taxa de juros para funcionários públicos é a menor.

Então, se você deseja fazer um empréstimo consignado você deverá escolher qual banco melhor te atende e ir até uma de suas agências levando os documentos ditos anteriormente.

Veja também um vídeo sobre o assunto:

Você já conhecia o empréstimo consignado? Já fez ou conhece alguém que fez essa espécie de empréstimo? Qual sua opinião sobre ele? Deixe-a nos comentários a fim de ajudar as pessoas que ainda estão receosas sobre ele.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *