Conta digital: Como funciona? São confiáveis? Vantagens e desvantagens de uma conta digital

Conta digital: Como funciona? São confiáveis? Vantagens e desvantagens de uma conta digital

De uns tempos para cá a tal conta digital toma conta de praticamente todo o universo bancário do país. Das instituições mais tradicionais até a super modernas, todas estão investindo nesse tipo de conta, mas o que será de fato a tal conta digital? Essa é a dúvida de muitas pessoas que ainda não se integraram nessa nova forma de guardar e sacar dinheiro.

Nos tópicos seguintes você vai aprender o que é a conta digital, para que ela serve, como ela funciona, quais são as empresas e os tipos disponíveis no mercado nacional e outros detalhes imperdíveis. Se você quer saber, de verdade, o que é a conta digital, fique bem ligado neste texto!

O que são as contas digitais?

A conta digital é uma modalidade que vem crescendo nos últimos anos no país e em todo o mundo. É a mesma coisa de você ter uma conta-corrente ou poupança, a diferença é que ela vai estar no ambiente digital, em um site, um aplicativo.

A partir daí você não tem mais que ir ao banco físico resolver os seus problemas, olhar saldo, extrato, fazer transferência, pagar contas e todas as outras coisas que se faz normalmente em um banco.

Agora basta você abrir o seu aplicativo que você faz tudo isso. Até mesmo depósito de cheque por imagem, ou depósito bancário por pagamento de boleto é possível ser feito. A única coisa que não foi digitalizada ainda é o saque, mas não se preocupe. Várias empresas disponibilizam cartões que você vai em um terminal do Banco 24 Horas e saca o seu dinheiro, sem pagar taxa alguma.

A outra solução para sacar é manter uma conta nos bancos tradicionais, poupança, por exemplo, transferir o dinheiro da conta digital para a comum e depois ir ao banco e sacar essa grana. Como quase tudo hoje em dia é pago no cartão, você pode até mesmo passar meses sem precisar sacar um centavo sequer.

Como funciona?

O funcionamento é muito simples. Primeiro você faz o cadastro na conta digital, manda seus documentos e dados, até que a empresa manda um convite para você abrir a conta.

Depois de aberta, basta depositar ou transferir valores para essa conta digital e fazer tudo o que quiser e puder por meio do aplicativo ou site do banco digital. Como já foi dito, o problema é apenas o saque, mas, mesmo assim, é simples de resolver.

O bom é que boa parte dessas empresas não cobram taxa alguma de você. Para nada mesmo. Em casos melhores ainda, o seu dinheiro rende mais do que a poupança nesses bancos digitais. Aí você pergunta: e como esses bancos ganham dinheiro? Não tem feitiçaria nenhuma, assim como os bancos tradicionais, eles usam o seu dinheiro em aplicações e ações e ganham com isso.

O fato de não cobrarem nenhuma taxa é porque não precisam gastar com a estrutura de um banco, nem com um número extenso de funcionários, equipamentos, papéis, etc. Assim, a necessidade de cobrar taxas simplesmente deixa de existir. O lucro dos bancos digitais é total por conta das aplicações.

contas digitais

Vantagens e desvantagens de abrir uma conta digital

As vantagens foram todas as ditas aqui, mas as principais são duas: você não paga nenhuma taxa e não precisa mais pegar fila para nada. Se tiver algum problema com o banco, em poucos segundos, no chat online do aplicativo, o seu problema vai ser resolvido.

Claro que não são todas as contas digitais que não cobram taxas. Você precisa procurar, pesquisar e saber qual a real em cada uma delas. Mas a maioria não cobra nada, realmente.

A única desvantagem de se ter uma conta digital é a não possibilidade de sacar o dinheiro, como se tem em bancos tradicionais. Em alguns casos, a empresa permite o saque por meio dos terminais do Banco 24 Horas, mas não são todas que possuem essa facilidade.

Tipos de conta digital

Existe conta digital para todo o tipo de pessoa e empresa. Tem para pessoa física, tem para microempreendedor, para pequeno empresário, médio empresário, para ong, para grande empresário, para multinacional, para governo e instituições públicas… Enfim, tem conta digital para todo mundo.

Basta você pesquisar entre as opções disponíveis no mercado e escolher a que melhor te atende. São muitas as possibilidades, com certeza uma ou várias delas vão te agradar.

Informações gerais

A principal informação geral é a de pesquisar e buscar por empresas confiáveis no mercado. Por isso, converse com outras pessoas que já têm conta digital, veja se elas estão felizes com essa escolha, leia os termos, as regras, as normas, saiba tudo sobre o banco digital antes de fechar um contrato com ele.

Apesar de existirem diversas instituições sérias, que tratam o consumidor com respeito e honestidade, sempre tem uma ou outra que é baseada na pilantragem.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre a conta digital, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *