Cartão do cidadão: Saiba o que é e quem tem direito a esse cartão!

Cartão do cidadão: Saiba o que é e quem tem direito a esse cartão!

O cartão cidadão é um cartão útil a todos os brasileiros, ele serve para facilitar seu acesso aos serviços que irão te garantir benefícios sociais e trabalhistas. O Cartão Cidadão é do banco Caixa, assim ele pode ser usado em todos os canais de pagamento que são autorizados pela Caixa. O uso do cartão cidadão tornou-se comum no dia a dia de milhões de brasileiros, no entanto, muitos ainda não sabem como ele funciona ou não sabe como pode fazer para emitir esse cartão em seu nome. Se você também faz parte desse grupo de pessoas, esse artigo é para você! Pois aqui nos iremos tirar todas as suas dúvidas sobre o Cartão cidadão.

Como emitir o cartão cidadão?

Se você deseja emitir seu cartão cidadão você possui duas opções, ou fazer sua solicitação através do telefone, ou comparecendo a uma agência da Caixa.

Por telefone

Para fazer o pedido do seu cartão cidadão pelo telefone você deverá ligar gratuitamente para o número: 0800 726 0207 e fazer a solicitação do seu cartão. É necessário ter em mãos a carteira de identidade ou habilitação, o CPF e a carteira de trabalho.

Em uma agência Caixa

Outra forma de adquirir o cartão é indo a uma das agências da Caixa Econômica Federal próxima a você, levar os seguintes documentos: Carteira de identidade ou habilitação, o CPF e a carteira de trabalho, e pedir para que seja emitido o seu cartão cidadão.

Após o pedido de emissão do seu cartão cidadão, seja por telefone ou por uma agência, você receberá seu cartão em casa dentro de até 15 dias úteis. Com o seu cartão em mãos você deverá comparecer a uma agência Caixa para fazer o cadastramento de sua senha, assim é necessário que você leve uma cópia do Termo de Responsabilidade e um documento com foto legível, para que seja assinado em frente a um atendente da caixa. Após realizado o cadastro da senha você poderá usar seu cartão sempre que desejar. Só é necessário fazer o pedido do Cartão cidadão quem tem algum benefício a receber da rede de atendimento da Caixa.

cartão cidadão

 Como consultar extrato

Se você deseja consultar seu saldo do cartão social você pode consultar um extrato através da internet. Para acessar o seu saldo você deverá acessar ao link a seguir:

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS. Após acessar o link você será redirecionado para uma página onde deverá seguir os seguintes passos:

  • Inserir o número do NIS (PIS/PASEP);
  • Senha de acesso;
  • Assinalar a opção “Não sou um robô”;
  • Clicar em ok.
  • Agora você terá acesso ao seu extrato do  seu cartão.

Cartão Cidadão FGTS

O Cartão cidadão é essencial para quem possui FGTS provisionado, abono salarial, rendimento do PIS, ou tem direito ao seguro desemprego, com ele você poderá consultar seus benefícios e terá garantia do seu pagamento.

Para quem deseja consultar saldo ou extrato do FGTS não é necessário a apresentação do Cartão Cidadão, esse serviço pode ser feito diretamente no site da caixa. Contudo, para pegar seu saldo disponível é indispensável o uso do seu cartão cidadão.

O que fazer se o meu cartão cidadão for cancelado?

Algumas vezes pode ocorrer o cancelamento do Cartão Cidadão sem autorização do usuário, assim, se o usuário deverá comparecer a uma agência da caixa para comunicar o ocorrido e pedir a solicitação da 2 via do seu cartão.

Para fazer a solicitação da segunda via do seu cartão cidadão você poderá ligar para o número 0800 726 0207, ter em mãos os seus dados pessoais, pois o atendente irá pedir a confirmação deles, e o número do PIS/PASEP. A ligação é gratuita, e poderá ser feita entre 10h da manhã e 18h da noite.

Outra forma de solicitar a segunda via do seu cartão é comparecendo a uma agencia da Caixa.  A Caixa não disponibiliza a solicitação da 2 via do cartão cidadão via internet por questões de segurança. Assim você só conseguirá fazer esse pedido através do telefone ou de uma das agências da Caixa Econômica Federal.

Ainda ficou alguma dúvida sobre o uso do Cartão Cidadão? Deixe-a nos comentários que responderemos assim que for possível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *