Visto de trabalho nos EUA: Saiba o que fazer para tirar o seu!

Visto de trabalho nos EUA: Saiba o que fazer para tirar o seu!

Em momentos de crise a procura de novas opções de trabalho é um fato, e uma possibilidade considerada por muitos é trabalhar fora do Brasil. Uma das opções é os Estados Unidos, lá as possibilidades de emprego são maiores e ainda se paga mais pelos serviços, porém é preciso tirar um visto de trabalho nos EUA para viver e trabalhar lá legalmente.

Confira nesse artigo como fazer para solicitar o seu visto de trabalho e as possibilidades que ele te garante enquanto trabalhador migrante. Vamos conferir?

Como conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos?

Como se sabe, o visto americano não é o dos mais fáceis de conseguir, até mesmo para turistas as exigências são várias e a prerrogativa de concessão é totalmente do governo americano.

No caso do visto de trabalho para os EUA as exigências são ainda maiores do que as de turista. Dividido em quatro subcategorias, o visto americano H, de trabalho, pode ser emitido como H1, H2, H3 e H4. Cada visto possui uma função.

  • H1: É o visto de ocupação especialista e é direcionado a pessoas que precisam viajar aos EUA a trabalho, para desempenhar uma função que ele já tenha sido pré contratado. É preciso apresentar um pedido de contratação por parte do empregador americano.
  • H2: É o visto direcionado a trabalhadores qualificados e não qualificados, nesse caso o visto é concedido a trabalhadores que irão realizar um trabalho temporário nos EUA e que a função seja escassa de profissionais americanos.
  • H3: É o visto americano de trabalho direcionado a estagiários e é concedido a aqueles que irão fazer algum tipo de especialização ou treinamento funcional naquele país.
  • H4:  Esse visto é o que é concedido à família da pessoa que irá trabalhar nos EUA, para que eles o acompanhem.

É preciso entender que o visto de trabalho para os EUA é um visto direcionado para profissionais graduados e capacitados em funções escassas em território americano, ele não é concedido àqueles que desejem trabalhar em empregos como garçom ou servente, por exemplo.

Portanto 3 exigências básicas devem ser preenchidas por aqueles que desejam o visto, é preciso ter qualificação profissional, haver demanda da ocupação nos EUA e possuir um nível de inglês avançado.

Com essas três exigências contempladas você deve ter um empregador responsável que atestará a garantia de pagamento do piso salarial básico americano conforme seu cargo, e demais benefícios, declarando que não há profissional compatível com a função em seu país.

Depois de realizada a requisição do visto por parte do empregador, o prazo de aprovação é de até 120 dias, contudo caso queira abreviar esse tempo o profissional poderá pagar uma taxa adicional de $ 1 mil dólares americanos. O documento poderá ter validade de até 6 anos.

Outro beneficio para aqueles que trabalham nos EUA legalmente, com alguma modalidade de visto H, é a possibilidade de solicitar o Green Card.

Caso seu prazo de 6 anos vença com o seu pedido ainda em andamento, é possível estender a sua estadia no país até o deferimento ou não da sua solicitação.

visto de trabalhos nos eua

Posso trabalhar com visto de turista?

Com uma das legislações mais rígidas no que diz respeito a concessão de vistos, os EUA não permite, em nenhuma hipótese, que o visitante com visto para turista trabalhe naquele país.

O visto de turista apenas lhe concede múltiplas entradas no país com permanência de até 6 meses consecutivos. Trabalhar nesse período é ilegal e pode acarretar na perda permanente do seu documento de entrada.

Em tese, o prazo deste visto de 6 meses pode ser renovado por até 2 vezes, estando você dentro de território americano, prorrogando sua estadia total para até 1 ano e meio, porém esse processo não é tão fácil de conseguir.  É bem rara a concessão desse benefício.

É difícil conseguir?

A questão não é apenas o grau de dificuldade para conseguir o visto de trabalho americano, se você se enquadra dentro das exigências básicas e tem um empregador americano que queira te contratar, conseguir o visto é consequência.

A maior dificuldade é se tornar um profissional especializado que atenda as essas exigências. Por se tratar de um visto muito especifico e que é solicitado mediante demanda, caso você venha necessitar dele provavelmente também se enquadrará nos pré requisitos.

Leia também o texto sobre Morar nos EUA!

E ai gostou do texto sobre Visto de trabalho nos EUA? Então deixa seu comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *