Técnicas de estudo para concursos públicos: Tempo de estudo, edital, plano de estudos e mais!

Técnicas de estudo para concursos públicos: Tempo de estudo, edital, plano de estudos e mais!

Se você está passando pela fase de estudar para um concurso público e muitas vezes se sente confuso sobre por onde começar e como estudar da forma mais efetiva, sempre mantendo o seu objetivo principal em mente: passar no concurso dos seus sonhos. Neste artigo vamos te ensinar alguns métodos simples, mas muito eficientes para que você entenda e aprenda sobre a melhor forma de aplicar técnicas de estudo para concurso público. Continue lendo esse artigo e descubra que técnicas são essas!

Leia com atenção o edital do concurso

Se você é uma pessoa que já fez vários concursos essa dica parece óbvia, mas acredite, muitas pessoas ainda vão para uma prova sem ler o edital com atenção e prestando atenção nas entrelinhas. Além disso é importante falar que as regras dos concursos variam entre si e por isso as informações importantes para o concurso policia federal, você só vai encontrar no edital do concurso da PF. Outra coisa importante importante a ser observada é sobre qual órgão está realizando o concurso, já que cada prova tem estilos bastante diferentes, e obviamente você vai estudar de acordo com a prova que irá realizar. Portanto, não ignore esta dica! Entender o edital e todas as especificações do concurso pode ser crucial para um bom resultado.

Tempo de estudo

Essa é uma dúvida recorrente entre os concurseiros, e infelizmente não temos uma resposta exata para ela, já que o tempo de estudo varia de acordo com cada caso antes de qualquer coisa você deve ter em mente que mais importante do que as horas estudadas é a qualidade deste tempo que você passa focado em aprender e absorver todo conteúdo das provas que você irá encarar.

O que eu quero dizer é que de nada adianta estudar dez horas por dia se essas horas não tem qualidade, se você toda hora para resolver algum problema ou até mesmo se distrai com o feed do Instagram. Com isso podemos concluir que três horas de estudo focado, bem aproveitadas valem mais do que passar 10, 12 horas “fingindo” que está estudando.

O tempo que você vai passar estudando também vai depender do tempo que você tem disponível, e se além de estudar para concurso você também tem outro trabalho ou desempenha outras tarefas, esse tempo para estudar deve ainda mais bem aproveitado. Mas lembre-se que a vida de um concurseiro não se resume apenas a isso! É importante ter pausas para o descanso e um tempo para aproveitar a família e se divertir.

Faça um plano de estudos

técnicas de estudo para concurso público

Essa é mais uma técnica de estudo para concursos públicos que as pessoas costumam ignorar, mas acredite… fazer um plano de estudos é uma maneira muito eficiente de conseguir estudar toda a matéria de um concurso. Além disso, essa é uma forma de se organizar, e principalmente, de manter a disciplina e a frequência de estudos até o dia da prova.

Na hora de montar o seu plano de estudos, algumas coisas devem ser levadas em consideração:

  • Tempo disponível para estudar
  • Quantos dias faltam para a prova, e desses, quantos você tem disponível para estudar
  • Nível de conhecimento em cada uma das matérias
  • Peso de cada uma das disciplinas na prova

Um plano de estudos simples e objetivo pode ser crucial para a sua aprovação, mas aqui fica o nosso alerta: não adianta ter um plano de estudos e não seguí-lo!

Resolva questões de provas anteriores

As provas costumam ter um perfil muito parecido e por isso uma das técnicas de estudo para concurso que costumam funcionar muito bem é resolver as questões das provas anteriores. Hoje em dia é bem fácil encontrar as provas antigas na internet e estudar por elas. A resolução de provas antigas também é uma forma de sair um pouco da rotina de estudos, que na maior parte do tempo é de leitura de apostilas, criação de resumos, etc.

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *