Técnica Pomodoro: O que é? Para que serve? Como fazer? Descubra!

Técnica Pomodoro: O que é? Para que serve? Como fazer? Descubra!

Quem não quer permanecer focado horas e horas na frente do computador ou de um livro estudando sem interrupções, para se sair bem em uma prova da faculdade ou até mesmo para concurso público?  Esta tarefa parece bem complicada para a maioria das pessoas. Vários fatores  internos e externos podem atrapalhar nossa concentração. Por esses e outros motivos a Técnica Pomodoro foi elaborada, para ajudar a dar aquele foco na hora dos estudos e até no trabalho. Confira aqui as informações sobre essa técnica!

O que é Técnica Pomodoro?

A técnica de Pomodoro é bem conhecida e consiste basicamente na distribuição do seu tempo em períodos de 25 minutos, os chamados Pomodoros. O objetivo principal desta técnica é que as pessoas possam trabalhar as tarefas do seu dia a dia em períodos de 25 minutos. A ideia é que você trabalhe ininterruptamente durante os ciclos de 25 minutos.

Onde Surgiu?

Esta técnica foi desenvolvida pelo Francesco Cirilo no final dos anos 1980. Para Cirilo a técnica é uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos. O nome Pomodoro teve como referência o popular cronômetro gastronômico que era bastante utilizado nas cozinhas italianas. Este cronômetro girava durante um período de 25 minutos e tinha como aparência um tomate.

Técnica Pomodoro cronometro

Como funciona a Técnica Pomodoro?

A técnica consiste em executar as tarefas em blocos de tempo, o chamado Pomodoro.  Cada Pomodoro  possui  25 minutos, no decorrer deste 25 minutos a pessoa tem que trabalhar em uma única tarefa, sem interrupções. No final de cada Pomodoro, a pessoa deverá fazer uma pausa de 5 minutos. E a cada quatro Pomodoros, a pessoa deverá fazer uma pausa de 30 minutos.

Passo a Passo

Para que possamos entender melhor como utilizar em nossas tarefas o Pomodoro, vamos ensinar um passo a passo bem simples.

  • Criar uma lista de tarefas no começo do dia: Logo no início do dia temos que elaborar uma lista com as tarefas a serem realizadas durante o dia. Temos que dividir a lista em tarefas planejadas e não planejadas;
  • Executar todas as tarefas: escolha uma das tarefas cronometre em 25 minutos e inicie os trabalhos. Logo após o término de um Pomodoro marque um X ao lado da tarefa e faça uma pausa de cinco minutos. Caso você não tenha terminado a tarefa, retome-a no próximo Pomodoro. Quando terminada é só riscá-la de sua lista.

A cada quatro Pomodoros, a pessoa deverá fazer uma pausa maior de 30 minutos. Em sequência retorne novamente todo o processo.

Para que serve? Benefícios

Principais finalidades da técnica de Pomodoro:

  •   Aumento da concentração;
  •   Minimizar as interrupções;
  •   Aumento da produtividade;
  •   Cronometrar as tarefas;
  •   Amenizar a ansiedade.

Técnica Pomodoro como fazer

Fatores Internos e Externos

Os fatores Internos são caracterizados sendo aqueles que partem da pessoa que utiliza a técnica. Um exemplo é quando a pessoa se lembra de tomar um remédio, ligar para alguém, pedir uma pizza, entre outros. Já os fatores externos são aquelas que partem do ambiente que a pessoa está, entre estes fatores estão um colega que pede uma informação, telefone que toca, entre outros.

É importante citar que quando iniciado um Pomodoro, o mesmo não poderá ser interrompido. Se necessário faça um lembrete para ler posteriormente e continue o trabalho. Se por um acaso a pessoa terminar a tarefa antes do período de 25 minutos, ela pode aproveitar para fazer outras tarefas mais fáceis ou se não corrigir o que foi feito.

Para que as interrupções não venham atrapalhar você durante sua utilização, é necessário tomar algumas medidas. Entre elas estão, por exemplo,  deixar o celular na mochila ou no modo silencioso, desligar suas notificações por um determinado período, se for possível desligar a internet, escolher um local tranquilo, sendo ele o escritório ou onde pretende executar a tarefa.

Técnica Pomodoro no trabalho e nos estudos

Tanto no trabalho, quanto nos estudos a técnica de Pomodoro pode ser utilizada para diversas tarefas do nosso dia a dia. Não existe diferença de aplicação da técnica em diferentes tarefas, ela deve ser seuida senpre do mesmo modo. Após alguns dias utilizando a Técnica Pomodoro, a pessoa saberá melhor como executar.

Gostou das nossas informações sobre a Técnica Pomodoro? Deixe seu comentário! Vamos adorar saber sua opinião!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *