Intercâmbio na Austrália: Como fazer, preços e dicas

Intercâmbio na Austrália: Como fazer, preços e dicas

Intercâmbio na Austrália: Conheça as possibilidades para estudar nesse incrível país

É cada vez mais comum que as pessoas busquem destinos na Oceania como forma de fazer um intercâmbio. Isso porque a ilha australiana é exuberante em suas belezas naturais e possui custos mais em conta do que outros países tradicionais para intercambistas, como Irlanda e Canadá. Além disso, a Austrália possui duas das melhores cidades do mundo para se viver, Sydney e Melbourne, de acordo com o ranking da consultoria Mercer. Quer saber mais sobre o intercâmbio na Austrália?

Aqui você vai ter a oportunidade de entender um pouco mais sobre esse processo. Veja nos tópicos abaixo!

Possibilidades e preços

Assim como nos outros países tradicionais para intercambistas do mundo inteiro, o principal tipo de programa de intercâmbio na Austrália é o que mistura o curso de idiomas e o direito de trabalhar por lá durante esse tempo.

Além dessa possibilidade, é possível escolher vários outros como, por exemplo:

  • Au pair: Neste programa, você trabalha como babá. É necessário ter de 18 a 30 anos, não ser casado, não ter filhos e ter o bom domínio do inglês.
  • Apenas estudar um outro idioma. Você escolhe um curso de idiomas.
  • High School. Este é voltado para adolescentes que pretendem fazer o ensino médio no país.
  • Curso profissionalizante. Neste programa, você tem a possibilidade de fazer cursos técnicos ou profissionalizantes. Apenas para quem tem domínio da língua inglesa.

O programa de 3 meses, com acomodação durante todo esse tempo em república ou casa de família, curso de idioma mais a ajuda da agência para conseguir trabalho lá custa entre 10 e 12 mil reais.O valor para quem vai fazer um curso profissionalizante é o mesmo. Pode parecer caro, porém esse valor inclui a completa hospedagem e alimentação pela Austrália, bem diferente dos programas para os outros países. Sem contar que o valor para ir é alto, mas após conseguir um trabalho, o custo para se manter lá é baixo.

Oportunidade de trabalho

O trabalho para intercambista é o mesmo que para imigrante ou refugiado. São trabalhos mais braçais, como ser garçom em um bar, atendente em lanchonete, auxiliar de loja, entre outros. Pode ser que você consiga algo melhor, principalmente se tiver alguma experiência profissional e aparecer a oportunidade, mas o mais comum são os trabalhos menos valorizados. Apesar de serem trabalhos mais simples, o salário mínimo é o suficiente para se manter e ainda sobra para aproveitar nos fins de semana.

Trabalhar e estudar

O intercâmbio na Austrália mais procurado é o de trabalho e estudo. Uma vantagem da Austrália é essa, pois o intercâmbio no Canadá restringe mais o estudante que quer trabalhar também. O intercambista fica de 3 a 6 meses por lá, estuda meio período e trabalha a outra metade do tempo. Muitas agências oferecem a possibilidade de ficar por 6 meses estudando e trabalhando, mais um mês apenas para aproveitar o país. Com essa divisão, é possível receber um bom salário e pagar todas as contas, viajar e curtir esse incrível país.

Há também a possibilidade de apenas estudar lá por um mês, por exemplo. Por conta da distância e do tanto de coisa para se conhecer no país, a dica é escolher ficar lá por mais tempo. Mas, caso não tenha outro jeito, um mês também gera excelentes experiências.

passaporte-intercambio-na-australia

Dicas

A principal dica é a escolha certa da cidade, de acordo com o estilo de vida que você pretende ter na Austrália. Normalmente, as pessoas pensam existir apenas Sydney e Melbourne, mas são várias as possibilidades de cidades para ficar lá, inclusive a capital do país, Camberra.

Se você quer a agitação dos grandes centros, as principais cidades são sim as melhores opções. Mas muita gente prefere um município menor, mais tranquilo e com todas as belezas naturais que a Austrália pode oferecer. Nesses casos, outros destinos podem ser escolhidos, como Adelaide, Brisbane e Perth.

Outra dica importante é avaliar o quanto por mês é necessário ter para viver bem durante essa temporada na Austrália. Muitos brasileiros que já ficaram lá afirmam que com 1500 dólares australianos por mês é possível viver bem. O salário é entre 25 e 47 dólares por hora. Se você conseguir um emprego de 4 horas por dia já dá para ficar bem durante o seu intercâmbio na Austrália.

O custo de vida é alto, mas o salário suporta e você consegue viver bem. Uma outra dificuldade tem a ver com a gastronomia do local que é bem diferente do Brasil e não há muitas opções internacionais. Apenas nos centros urbanos existem alguns restaurantes brasileiros, mas a alimentação nativa das casas é bem diferente. É um desafio se acostumar.

Entre as vantagens, as principais são as belezas naturais, a educação do povo australiano e a segurança do país.

Austrália ou Nova Zelândia

Ambos os países são incríveis e recheados de belezas naturais. Para quem deseja apenas fazer uma viagem rápida pela Oceania, a dica é visitar os dois. Já para planejar um intercâmbio, é bom olhar algumas questões. Veja abaixo:

População

A Nova Zelândia possui 4,6 milhões de habitantes, enquanto a Austrália atinge 23 milhões. Por isso, caso seu foco seja fazer contatos e participar de eventos grandes, a Austrália é a melhor opção. Um desafio na Nova Zelândia é para se fazer amigos, pois estamos falando de um país pequeno em que as pessoas se conhecem. Muitos moradores nascem e ficam até o fim de suas vidas na mesma cidade, com o mesmo círculos social. Portanto, na sua chegada pode haver uma resistência para se enturmar. Mas não é nada impossível, com o tempo você se acostuma.

Clima

O clima australiano se assemelha muito ao do Brasil, bem tropical. Já a Nova Zelândia vive ciclos de extremos, muito frio ao Norte ou muito quente ao Sul.

Cultura

Enquanto a Austrália incentiva e recebe muito bem estrangeiros e turistas, a Nova Zelândia não segue tanto o mesmo rumo. Muitos visitantes da Austrália brincam afirmando que o lugar não possui sua própria culinária. Parte da cultura australiana é um pouco de várias culturas, devido ao grande fluxo de estrangeiros. Já a Nova Zelândia é bem rígida quando se trata de preservação dos seus hábitos e costumes.

Se tiver gostado deste texto sobre intercâmbio na Austrália, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!


Leia também sobre Intercâmbio no Canadá!


 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *