Declaração de trabalho: Descubra para que serve e aprenda a fazer uma!

Declaração de trabalho: Descubra para que serve e aprenda a fazer uma!

A declaração de trabalho é um instrumento muito útil para as empresas, para os funcionários e que pode ser solicitado a qualquer tempo, para comprovação de vínculo, atividade ou posto de trabalho ocupado por um determinado funcionário.

Na declaração de trabalho, além do cargo exercido por uma determinada pessoa, constam também todas as atividades que esse funcionário exercer durante seu experiente e, inclusive, sua forma de contratação.

Para efeitos de comprovação, na declaração de trabalho deve constar, por exemplo, se o trabalhador tem carteira assinada (ou seja, é contratado dentro da consolidação das leis trabalhistas), presta serviços a uma determinada companhia ou, ainda, exerce atividade voluntária não remunerada.

Colaboradores que fazem estágio também podem se utilizar da declaração de trabalho como mecanismo de comprovação de seu vínculo com a empresa onde atuam, garantindo assim que estejam exercendo as tarefas para as quais foram contratados.

Para o que serve a declaração de trabalho?

Em geral, a declaração de trabalho é muito utilizada para que empregados que realizam estágio ou fazem algum curso, seja ele profissionalizante ou de pós-graduação, comprovem seu vínculo com a empresa.

Esse tipo de comprovação é necessária, por exemplo, para estudantes que costumam chegar sempre atrasados e perder algumas disciplinas, justificando assim sua ausência para que não tenha sua evolução acadêmica prejudicada.

Outra utilidade para a declaração de trabalho se aplica aos momentos em que o trabalhador aluno precisará se ausentar das aulas durante a realização de provas ou trabalhos mesmo em plataformas online como o google academico. Com o documento, fica comprovado que a ausência era necessária, permitindo a realização posterior das avaliações.

Como a declaração de trabalho é feita?

Em geral, a declaração de trabalho é feita de forma muito simples. O documento é feito em um editor de texto, onde é inserido, de forma clara e concisa, as informações que o trabalhador ou a empresa desejam justificar aos educadores que questionam a ausência daquele membro de sua equipe.

Para escrever a declaração de trabalho e que ela tenha valor, é necessário incluir no texto os dados pessoais do autor, como nome completo, RG, CPF e data de nascimento. O texto contido na declaração deve ser construído em terceira pessoa.

Caso a declaração de trabalho se refira à uma determinada universidade, é necessário incluir no documento o registro de aluno, comprovando assim o vínculo do estudante com o centro acadêmico.

A declaração de trabalho deve conter, ainda, o nome do local onde o aluno presta serviço, por extenso e o horário onde inicia e termina sua jornada de trabalho, informando ainda se o estudante precisou se afastar do ambiente acadêmico por causa de sua ocupação na empresa e de quanto tempo foi esse afastamento.

O documento deve ser encerrado com o nome da cidade em que foi redigido, data completa (dia, mês e ano) e um campo para assinatura, que deve ser preenchido por seu superior (supervisor, gestor ou patrão).

declaração trabalhoQuais utilizações da declaração de trabalho?

Além de comprovar o vínculo de um estudante, a declaração de trabalho pode ser apresentada como forma de atestado dos pais de uma criança de que realizam atividade remunerada (fundamental para aceitar a matrícula do aluno) ou, ainda, para justificar o trabalho realizado por profissionais autônomos.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *