Como fazer um bom currículo! Veja aqui as melhores dicas!

Como fazer um bom currículo! Veja aqui as melhores dicas!

Com 5 anos de experiência no mercado de trabalho como analista de marketing, graduado em Publicidade e Propaganda e pós-graduado em Comunicação digital pela PUC-MG, me vi desempregado num mercado de trabalho saturado e em meio a uma crise econômica sem precedentes. O que fazer? Bom, para começar é hora de atualizar o currículo. Mas como fazer um bom currículo atualizado? Para começar o currículo é sua apresentação profissional, nada de adicionar informações pessoais ao extremo, como hobbies preferidos ou gosto musical. Nele você deve salientar suas habilidades e sua experiência profissional de forma limpa e bem estruturada.

Dados Pessoais:

São as primeiras informações básicas sobre você, dessa forma os examinadores podem te localizar e te contatar. Neste campo deve-se dispor as seguintes informações: nome completo, idade, estado civil, telefone fixo (caso possua), telefone celular e e-mail.

Objetivo:

Aqui você expõe um pouco sua aspiração profissional, mas calma lá não vá dizendo que quer ser presidente da empresa, esta sessão deve conter apenas o cargo desejado e a área de interesse. Não é aconselhável estender muito, no máximo duas linhas são o suficiente e é recomendado não colocar mais de uma área de interesse.

Formação Acadêmica:

Os nomes das instituições devem estar escritos por extenso, nada de abreviações neste momento pois é necessário demonstrar respeito pelas entidades de ensino que lhe concederam o diploma. As datas de início e término dos cursos também devem ser colocadas e nada de mentir, além de demonstrar mal caráter a empresa pode ter acesso a esses dados e não pegar muito bem para você. Os cursos devem ser colocados em ordem de importância e cursos técnicos só tem relevância caso tenham relação com a área preterida.

Experiência Profissional:

Esta parte deve ser feita com bastante calma, nela deve constar os nomes das empresas trabalhadas, cargos exercidos, datas de entrada e saída em cada empresa e uma descrição objetiva das funções exercidas durante o período trabalhado. Seja breve e coloque apenas as funções as quais você era responsável, desta forma o recrutador poderá conhecer sua competência.

Idiomas:

Apenas o idioma e o nível em Escuta, Conversação e Escrita, não se esqueça que você será testado.

Informática:

Mais uma vez, apenas o nível de conhecimento sobre as ferramentas de informática internet.

Cursos:

Apenas os cursos relacionados a área de interesse.

Mas como fazer um bom currículo para o primeiro emprego?

Bom neste caso você deve colocar suas experiências durante o período da faculdade, seminários e minicursos dos quais participou (dos quais possui certificado se possível), estágios, monitorias e até participação em movimento estudantil pode contar positivamente para o recém-chegado ao mercado de trabalho. De qualquer forma o Curriculum Vitae (Era assim que seus pais chamavam o currículo) não deve ter mais de duas páginas, deve conter foto apenas se for requerido pela empresa e quase sempre é uma 3 x 4 atualizada.

Pronto! Agora é só colocar o seu currículo atualizado à disposição no mercado, procure o SINE da sua cidade, ou se cadastre nos sites de empregos e boa sorte!